Realizada neste mês, a campanha Outubro Rosa visa alertar as mulheres e toda sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama por meio da mamografia digital. O exame permite avaliar as mamas, identificando malformações e anormalidades na região. Quer entender melhor a importância de realizar esse exame e garantir o melhor para sua saúde? Continue a leitura!
A mamografia digital é um exame que utiliza tecnologia ultra-sensível, com extrema precisão. Com a captura da radiação por sensores posicionados abaixo das mamas, é possível transmitir imagens eletrônicas direto para um computador. Assim, são geradas imagens em alta definição, contribuindo para uma interpretação correta.
O exame funciona como um raio-x das mamas. Para sua realização, as mamas são posicionadas e comprimidas até que tomem o formato de disco necessário. Em seguida, recebem baixa dosagem de radiação que será medida no sensor digital. Diferente da mamografia convencional, o exame causa menor desconforto. Afinal, a versão digital é mais rápida. Além disso, a pressão contínua evita qualquer tipo de lesão durante o exame.
A mamografia digital permite a identificação de lesões suspeitas inferiores a 1 cm, e contribui para a descoberta de casos de câncer de mama ainda no início, melhorando o prognóstico da mulher. Além disso, outros benefícios apresentados pelo exame, são:
A mamografia digital é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. Ao ser realizado por mulheres que ainda não apresentam os sintomas da doença, contudo, presentes em uma faixa etária de risco e que tenham propensão ao câncer, permite investigar e identificar a doença ainda em fase inicial.
Desse modo, a mamografia digital contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama e traumas físicos. Os exames em mulheres acima dos 40 anos podem reduzir em até 30% o número de mortes pelo câncer de mama.
Conforme recomendação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a recomendação da mamografia para mulheres brasileiras deve ser anualmente, a partir dos 40 anos.
O Espaço Mama da Clínica CEU é atualmente um dos melhores lugares para realizar a mamografia digital. Em um único lugar, o espaço permite que a mulher realize todos os procedimentos para o diagnóstico de lesões mamárias.
A clínica visa oferecer os exames de forma acolhedora. Por meio de tecnologia e estrutura moderna, é possível diagnosticar o câncer de mama ainda em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.
Além disso, o Espaço Mama tem grande preocupação com o conforto. Desse modo, a mamografia digital é feita com tecnologia Smartcurve, em um aparelho de última geração adaptado para a anatomia da mulher. Assim, possibilita a redução do desconforto da compressão necessária para o exame de forma significativa.
A clínica conta com uma certificação pelo reconhecimento por seu trabalho no espaço voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, usando equipamentos de alta resolução. A certificação do Programa de Qualidade em Mamografia é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos.
Neste post você pôde conhecer a importância da mamografia digital para a detecção precoce do câncer de mama. Se você está entre o grupo de mulheres que deve fazer o exame, busque um lugar como o Espaço Mama e garanta qualidade nos resultados, além de atendimento rápido, seguro e humanizado.
Está pronta para realizar sua mamografia digital? Então, solicite agora mesmo um agendamento online no Espaço Mama da Clínica CEU!