O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete a saúde das mulheres, ficando atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Como principal exame de diagnóstico, a mamografia digital permite identificar a doença em estágio inicial.
Dessa forma, é possível tratar o câncer de mama ainda no início, garantindo maiores chances de cura. Mas qual exame fazer, a mamografia digital ou convencional? Você descobrirá a seguir, ao conferir a diferença entre os métodos usados. Acompanhe!
A mamografia é um exame de diagnóstico usado para avaliar a saúde das mamas ao identificar malformações e anormalidades na região. Durante sua realização, as doses de radiação utilizadas são baixas. A diferença entre a mamografia digital e a convencional é, basicamente, a forma da captação de suas imagens.
A mamografia é feita com tecnologia ultra-sensível e de extrema precisão. A radiação nesse método diagnóstico é capturada por sensores posicionados abaixo das mamas que, por sua vez, transmitem de forma eletrônica as imagens direto para o computador. Desse modo, após o exame, as imagens são geradas em alta definição, fator que contribui para a interpretação correta.
Já na mamografia convencional, também conhecida por analógica, a radiação é capturada por filme, exigindo que o material seja revelado e então avaliado pelo médico. Muitas vezes, para a análise dos resultados é necessário o uso de outros equipamentos para ampliar e melhorar a visualização das imagens.
A mamografia digital permite a captação de lesões suspeitas menores a 1 cm. Essa possibilidade contribui para a descoberta de casos de câncer de mama ainda no início, melhorando o prognóstico da mulher. Contudo, a mamografia apresenta outros benefícios.
Quando ainda em estágio inicial, o tumor pode ter aspecto semelhante ao tecido mamário denso. Por isso, a mamografia convencional pode dificultar sua identificação, o que não ocorre no exame digital.
Uma das principais preocupações em relação ao exame, que impede muitas mulheres de realizá-lo, é a dor e desconforto. No entanto, a mamografia digital conta com tecnologia que torna o procedimento menos doloroso.
Em uma mamografia digital, as imagens são imediatas. Desse modo, o médico pode interpretar o resultado em poucos segundos, ação que otimiza o trabalho da equipe, especialmente quando é necessária a realização de biópsias de lesões suspeitas.
Para o médico, a mamografia digital contribui ao apresentar um laudo preciso, que permite a manipulação de ferramentas para auxiliar a avaliação durante a investigação diagnóstica. Entre essas ferramentas estão a manipulação de contraste, brilho, inversão de cor das imagens, zoom, entre outras.
Por fim, a possibilidade da comparação entre exames de forma eficaz é outro diferencial da mamografia digital. É comum que a paciente não guarde os exames anteriores, principalmente quando feitos de modo convencional. Na modalidade digital, o médico pode acessá-los no banco de dados e realizar o estudo comparativo para avaliar a evolução de possíveis alterações.
Nós, da Clínica CEU, criamos o Espaço Mama visando oferecer em um único lugar procedimentos como a mamografia digital e, dessa forma, melhorar o diagnóstico das lesões mamárias. Nossa principal preocupação no Espaço Mama é oferecer atendimento humanizado e acolhedor às pacientes. Afinal, é comum o medo e receio antes de realizar exames como a mamografia.
Por esse motivo, nossa clínica foi desenvolvida e pensada no conforto. Assim é possível melhorar a experiência das pacientes desde o primeiro contato. O espaço conta com grande investimento em tecnologia por meio de aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração.
Esse investimento permite que nossa equipe tenha diagnósticos de câncer de mama ainda por pequenas dimensões, em estágio inicial, para melhorar as chances de tratamento e cura. A mamografia no Espaço Mama contribui também para aliviar o desconforto durante o exame.
Contamos com a tecnologia Smartcurve, um aparelho de tecnologia de ponta, adaptado para a anatomia feminina, que reduz de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização da mamografia.
Você conheceu a diferença entre a mamografia digital e a mamografia convencional. Além disso, conferiu os principais benefícios de escolher a mamografia digital. Por isso, sempre que possível, busque uma clínica como o Espaço Mama para garantir conforto e resultados precisos.
Quer saber mais sobre nossa clínica? Então, saiba por que o Espaço Mama é o lugar ideal para fazer sua mamografia!