Novembro Azul: como a mudança de hábitos contribuem para a prevenção do câncer de próstata?

Anualmente, a campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Esse é o tipo mais comum de câncer entre o sexo masculino e, segundo o Ministério da Saúde, é responsável por 28,6% das mortes entre homens. 

A ação de conscientização intitulada como Novembro Azul contribui para um maior engajamento dos homens sobre a importância da prevenção da doença, assim como as altas chances de tratamento e recuperação, quando o diagnóstico é realizado precocemente. 

O artigo de hoje vai mostrar algumas dicas importantes sobre mudanças no estilo de vida que impactam diretamente na prevenção do câncer de próstata. Por isso, não perca tempo! Continue conosco para conferir!

A importância do Novembro Azul

A campanha Novembro Azul tem grande relevância na conscientização da população para o combate ao câncer de próstata, assim como a importância de realizar exames regularmente e ter um diagnóstico precoce.

Um estudo recente conduzido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca se consultaram com um especialista, um dado alarmante diante do crescente número de diagnósticos de câncer de próstata. Por motivos como esses, a campanha Novembro Azul é fundamental para a saúde dos homens. 

Veja abaixo algumas dicas importantes que impactam diretamente na prevenção da doença:

Campanha Novembro Azul e mudanças de hábitos contribuem para a prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco que contribuem para o seu desenvolvimento. Entre eles estão a idade, histórico familiar, hábitos nocivos, como tabagismo, e dieta rica em carne vermelha e baixa no consumo de frutas, verduras, cálcio e fibras.

Por isso, a mudança de hábitos é uma das formas de prevenir o surgimento desse tipo de câncer, sempre associada aos exames periódicos. 

Dessa forma, com pequenas ações diárias, como as que veremos a seguir, é possível aumentar a qualidade de vida, mantendo o câncer de próstata e também doenças crônicas longe o seu organismo. 

1. Pratique atividades físicas

Quando falamos sobre praticar atividades físicas, é importante ressaltar que existem diversas formas que podem ser consideradas. Por exemplo, se você não gosta muito de academias e centros de exercícios, isso não é um problema. 

É possível praticar atividades de diferentes maneiras, como, por exemplo, caminhar até o trabalho, andar de bicicleta no bairro, realizar alongamentos, praticar esportes com os amigos, entre outras. O importante é abandonar a vida sedentária e começar a se mexer.

2. Invista em uma alimentação equilibrada

Assim como a prática de atividades, manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para ter saúde e fortalecer a imunidade. Afinal, o que você ingere é combustível para seu corpo.

Portanto, sua dieta deve ser rica em alimentos variados que contenham proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais de forma equilibrada. Além disso, a ingestão de água também é muito importante para melhorar o funcionamento do organismo.

3. Tenha um sono de qualidade

Você pode estar se perguntando como o sono está relacionado ao câncer de próstata. A verdade é que manter um sono de qualidade é essencial para o bom funcionamento do corpo. Dormir bem renova as energias, equilibra o metabolismo e libera substâncias para a manutenção do sistema imunológico. Com boas noites de sono, você pode desempenhar suas atividades com mais eficácia, seja no trabalho ou vida pessoal. 

4. Mantenha sua vida organizada

A desorganização é um fator que contribui para o aumento do estresse. Consequentemente, impedindo que você tenha boa qualidade de vida. Isso acontece porque o estresse desencadeia dores musculares, insônia, transtornos alimentares, depressão e outras doenças.

Assim, ao manter a vida organizada. Ou seja, realizando o planejamento de sua rotina e permitindo ter uma visão geral dos seus dias você evita situações de estresse e, como resultado, todas as complicações que ele pode trazer para a saúde. 

5. Visite seu médico regularmente

Por fim, a principal mudança de hábito para evitar o câncer de próstata é realizar visitas regulares ao médico. Isto é, fazer os exames preventivos que podem diagnosticar a doença é a melhor saída para a prevenir ou ter um diagnóstico precoce. Assim, aumentando as chances de tratamento e cura. Para evitar que sua saúde seja abalada, procure um especialista e realize o acompanhamento para prevenção.

Conclusão

Neste conteúdo, você pôde conhecer a importância da campanha Novembro Azul como forma de prevenir e conscientizar homens sobre o câncer de próstata. Além disso, você também conferiu cinco recomendações de mudanças de hábitos que contribuem para afastar a doença e manter a qualidade de vida. Que tal colocar estas dicas em prática e começar a cuidar da sua saúde hoje mesmo?

Gostou das informações de hoje sobre o Novembro Azul e importância da mudança de hábitos para a prevenção do câncer de próstata? Quer continuar sempre informado sobre cuidados com a saúde? É só seguir nosso Facebook para acompanhar as novidades!

 

Novembro Azul: como a mudança de hábitos contribuem para a prevenção do câncer de próstata?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM