O que o ultrassom articular pode diagnosticar?

O ultrassom articular é um exame indicado para visualizar estruturas como ligamentos, músculos, cartilagens, tendões e articulações. Por meio desse procedimento, o médico pode identificar inflamações, rupturas, calcificações e outras alterações que comprometem estruturas articulares. 

Esse é um exame que apresenta muitas vantagens sobre outras técnicas de diagnóstico por imagem, visto que permite avaliações rápidas e múltiplas, com imagens dinâmicas. Dessa forma, contribui para o tratamento adequado. Entenda mais sobre o ultrassom de articulações e confira quais problemas ele pode diagnosticar.

O que é o ultrassom articular?

O ultrassom de articulações consiste em um exame em que as ondas sonoras de alta frequência criam imagens que contribuem para a investigação e avaliação de alterações na região articular, como derrame articular, superfície óssea, posição e aspecto de tendões. 

As imagens em tempo real mostram a estrutura e movimentação interna, fornecendo a visualização de músculos, tendões, ligamentos, articulações, nervos e tecidos moles no corpo. Assim, doenças reumatológicas, entorses, luxações e inflamações em articulações dependem do exame para serem investigadas. Por tratar-se de um exame indolor, rápido, não invasivo e sem radiação, pode ser feito quantas vezes forem necessárias. 

Como o exame acontece?

O exame é rápido, com duração média de 5 a 10 minutos. Em alguns casos, pode exigir o uso adicional do Doppler, para avaliar secções vasculares. Realiza-se o ultrassom articular com o paciente sentado ou deitado em uma maca, sentado em uma cadeira giratória, ou mesmo virado de barriga para baixo, de acordo com o local de interesse.

Durante o procedimento, o profissional responsável poderá solicitar a movimentação da articulação, permitindo avaliar a anatomia e também a função da articulação, ligamento, tendão e músculo. Após posicionar o paciente, o profissional explica como o exame deve ocorrer.

Em seguida, aplica-se gel à base de água na articulação para auxiliar o transdutor no contato com o corpo de modo seguro. Isso auxilia na eliminação de bolsas de ar que podem impedir que as ondas sonoras penetrem no corpo.

Quando em contato com a pele, o transdutor é deslocado para frente e para trás na região para que o profissional capture as imagens. Esse movimento não causa desconforto. No entanto, quando em uma área sensível, o paciente pode sentir certo incômodo. Ao finalizar a captação das imagens, o profissional remove o gel da pele do paciente e, em seguida, libera-o.

O exame exige preparo?

O exame de ultrassonografia não exige preparo. Entretanto, o  paciente deve escolher roupas confortáveis, evitando vestimentas apertadas. Isso porque, pode ser necessário retirá-las, assim como joias. Para o resultado esperado, é importante manter-se imóvel. Afinal, o ultrassom articular é sensível ao movimento. Assim, quando em crianças, é importante explicar o exame com antecedência, evitando estresse e desconforto no procedimento. Além desses cuidados, nenhum outro preparo é necessário. 

O que o ultrassom articular pode diagnosticar?

Indicado para auxiliar no diagnóstico de doenças e condições que podem causar dores e limitações, o ultrassom articular favorece o tratamento adequado. Dessa forma, entre os quadros que podem ser diagnosticados pelo exame, estão:

  • massas em tecidos moles (tumores, inchaços, cistos);
  • inflamações ou líquido em bursas e articulações;
  • tendinite do manguito rotador no ombro;
  • anormalidades musculares do pescoço;
  • líquido em uma articulação do quadril;
  • corpos estranhos em tecidos moles;
  • alterações da artrite reumatoide;
  • síndrome do túnel do carpo;
  • entorses ligamentares;
  • fluidos nos tendões;
  • cistos ganglionares;
  • luxações de quadril;
  • torção do pescoço;
  • tendão de Aquiles;
  • tendinites.

O ultrassom articular é uma importante forma de avaliar estruturas articulares, musculares, de ligamentos e tendões. Ao realizar esse exame, lembre-se de levar outros resultados caso tenha feito o ultrassom anteriormente. Assim, o médico poderá compará-los ao efetuar o novo procedimento.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, conheça mais sobre o derrame articular e como essa condição é diagnosticada!

Rate this post
O que o ultrassom articular pode diagnosticar?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM