Indicações do ultrassom com Doppler

O Doppler trata-se de uma técnica de ultrassonografia que permite visualizar o fluxo sanguíneo ao longo das veias e artérias do corpo em tempo real. Ele pode ser realizado em qualquer área, desde que haja circulação de sangue por ali, inclusive no coração.

O Doppler também é muito utilizado durante a gestação, para verificar o fluxo de sangue entre mãe e bebê, através da placenta.

Por ser um exame fundamental no diagnóstico de doenças cardiovasculares, as indicações do ultrassom com Doppler são várias. Saiba mais e confira como essa ultrassonografia funciona:

Diferenças entre o ultrassom comum e com Doppler

Já falamos em outras ocasiões sobre o ultrassom ou ecografia. O exame consiste em um transdutor, um aparelho que emite ondas ultrassônicas, que atravessam a pele e colidem com a parede dos órgãos, formando imagens nítidas em uma tela de computador.

Em um ultrassom comum, o computador mostra imagens em preto e branco, com um bom nível de detalhes e possibilidade de exploração das regiões. Em uma ultrassonografia abdominal, por exemplo, é possível visualizar órgãos como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga.

Com a técnica doppler, é possível ver não somente as estruturas internas, mas o fluxo sanguíneo que passa por dentro delas, através das veias e artérias. Essa visão é fundamental para avaliar a saúde circulatória do paciente, bem como encontrar pontos de obstrução, estreitamento e vazamento de sangue. 

A principal diferença entre os exames é a visualização. O Doppler pode mostrar imagens coloridas, com os fluxos sanguíneos em azul e vermelho, de acordo com o sentido que fluem (do corpo para o coração e do coração para o corpo). Ele também pode ser combinado com a ultrassonografia 3D e 4D, para aumentar a distinção nas imagens

O exame ajuda a:

  • Encontrar tromboses arteriais e venosas;
  • Diagnosticar varizes;
  • Identificar aneurismas;
  • Encontrar pontos de oclusão e estreitamento nos vasos sanguíneos;
  • Avaliar o fluxo sanguíneo entre mãe e bebê, durante a gestação.

Indicações do ultrassom com Doppler

Podemos dividir a ultrassonografia com Doppler em diversos tipos, que variam de acordo com o objetivo do exame. 

O ultrassom com Doppler das pernas ou membros inferiores é amplamente utilizado para avaliar varizes e tromboses, bem como em pacientes com má circulação nessa região. O médico utiliza o doppler para avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica e com medicamentos. 

Já o ultrassom obstétrico também recebe a técnica doppler quando o médico precisa observar a velocidade com que o sangue passa pelo cordão umbilical e a placenta, um sinal que ajuda a programar o melhor momento para o parto. O ultrassom obstétrico com Doppler pode ser realizado, a critério médico, a partir do ultrassom obstétrico translucência nucal (11 e 13 semanas) e sempre que o profissional julgar necessário.

Para a realização de biópsias na tireoide, o ultrassonografia da cervical com Doppler  auxilia a conhecer melhor o tumor ou nódulo a ser biopsiado. Uma massa vascularizada, ou seja, ativa, pode indicar malignidade.  

Há também várias indicações para o diagnóstico de doenças cardíacas. Portadores de sopro no coração podem realizar o ultrassom com doppler para avaliação da artéria aorta, em busca de pontos de obstrução. O exame também é indicado em caso de suspeita de dilatação ou aneurismas na artéria. 

As artérias carótidas, que transportam sangue entre o coração e o cérebro, também são investigadas pelo exame, principalmente quando há sintomas de estreitamento ou obstrução, que pode provocar AVC. Pacientes que sofreram AVC também realizam o exame, para encontrar a origem do derrame. 

Por fim, os nefrologistas também usam o Doppler nas artérias renais, quando há suspeita de obstrução na região. Qualquer alteração prejudica as funções renais, podendo causar hipertensão e até mesmo o mau funcionamento do órgão. 

Funcionamento do Doppler e sua importância

O exame do ultrassom com Doppler é realizado da mesma forma que o ultrassom comum. Não costuma ser necessário nenhum preparo especial, a não ser no caso de ultrassom abdominal, que demanda jejum de pelo menos 8 horas e uso de medicamento antigases. 

No exame, o médico vai observar como o sangue flui nos vasos analisados e poderá verificar a formação de placas de gordura ou outras substâncias (aterosclerose), estreitamentos, varizes, tromboses e falta de irrigação em órgãos e estruturas importantes. 

O Doppler é fundamental para acompanhar pacientes com histórico de problemas cardiovasculares e daqueles em grupos de risco, como hipertensos, obesos, diabéticos e pessoas com altos níveis de colesterol. 

Ainda, a ecografia com doppler pode ser realizada em diversas partes do corpo, fornecendo uma visão ampla da saúde circulatória do paciente e permitindo que o médico entenda como os fluxos sanguíneos estão operando naquele organismo. 

Não há nenhuma razão para preocupação se o médico indicar a realização de um ultrassom com Doppler. Como já mencionamos, o exame auxilia em inúmeras investigações, podendo ser feito como exame de rotina para quem se encaixa em fatores de risco, apenas para prevenção de doenças e problemas circulatórios. 

Com isso, o paciente pode identificar sinais de que precisa fazer algumas mudanças em seu estilo de vida para evitar problemas no futuro. O sedentarismo, a má alimentação e o hábito de passar muitas horas sentado podem piorar a circulação do corpo. 

Com o acompanhamento médico, o paciente pode investir em atividades físicas moderadas e regulares, dietas balanceadas e uma rotina de mais movimento, que beneficiam a circulação e muitos outros quesitos na saúde. 

Vale ressaltar que a qualidade do diagnóstico via ultrassom com doppler depende muito do profissional que realiza o exame. Por isso, conte com uma clínica confiável para fazer o seu! Na Clínica CEU você agenda a ultrassonografia com Doppler pela internet, com a maior comodidade. Clique aqui e realize seu agendamento.

Rate this post
Indicações do ultrassom com Doppler
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM