Qual a importância do ultrassom de articulações?

Muitas doenças reumatológicas podem ter seus sintomas confundidos com outras patologias. Por esse motivo, o diagnóstico nem sempre ocorre rapidamente, visto que muitas vezes o paciente não procura atendimento médico. O ultrassom de articulações tornou-se um importante aliado para diagnosticar e acompanhar a remissão ou evolução de doenças que afetam o sistema músculo-esquelético. A seguir, você vai conhecer melhor esse exame, quando é importante realizá-lo e como ele acontece. Confira.

O que é o exame de ultrassom de articulações?

O ultrassom de articulações é um exame de imagem seguro e indolor. Nele, ondas sonoras de alta frequência viajar para o corpo do paciente por meio de uma sonda de alta resolução, chamada transdutor. Assim, é possível criar imagens no computador que auxiliam o médico na avaliação.

Mesmo que não seja possível a visualização do interior dos ossos, o ultrassom de articulações permite que imagens sejam capturadas em tempo real para a observação da estrutura e sua movimentação. Dessa maneira, permite ao médico avaliar músculos, ligamentos, tendões, nervos, tecidos moles e articulações.

Com essa possibilidade, o ultrassom de articulações é um procedimento comum na avaliação e diagnóstico de doenças reumatológicas, entorses, distensões e outros problemas articulares. Além disso, o exame não utiliza radiação.

Quando o exame deve ser feito e qual sua importância no diagnóstico de doenças reumáticas?

O procedimento é acessível, indolor, não-invasivo e que não usa radiação. A indicação para o ultrassom de articulações costuma ocorrer para auxiliar o reumatologista no diagnóstico de doenças reumáticas ou acompanhamento delas. Entre as principais indicações para esse exame, estão:

• inflamações ou líquido em articulações;
  • tendinites;
  • entorses de ligamentos;
  • síndrome de túnel do carpo;
  • hérnias;
  • cistos ganglionares;
  • alterações na artrite reumatoide;
  • torções;
  • massas em tecidos moles;
  • luxações.

Como acontece o ultrassom de articulações?

O exame de ultrassom de articulações costuma ser rápido, durando em média de 5 a 10 minutos. No entanto, alguns podem demorar um pouco mais, como quando é exigido uso do Doppler para avaliar seções vasculares. O procedimento é feito com o paciente sentado em uma cadeira giratória, em uma mesa de exames, deitado de barriga para cima ou mesmo de bruços. A posição pode variar conforme a região articular que está sob investigação.

Preparação

Dessa forma, após ter posicionado o paciente corretamente, o profissional responsável explicará melhor como ocorre o procedimento, solicitando a exposição da área quando necessárioAo iniciar, o médico deverá aplicar gel à base de água no local, ajudando no contado do transdutor com a pele. Afinal, bolsas de ar entre o aparelho e o corpo do paciente podem impedir a penetração das ondas sonoras, atrapalhando a visualização.

Realização

Quando em contato com a pele, o profissional movimenta o transdutor para diferentes direções, buscando captar as imagens necessárias. Em alguns casos, pode ser necessário realizar pequena pressão contra a pele. Contudo, nada que possa causar desconforto ou dores.

O médico responsável pelo exame pode solicitar ao paciente a movimentação das articulações durante o processo. Assim, é possível avaliar a anatomia e funções das articulações, tendões, músculos e ligamentos. Quando o ultrassom de articulações termina, o médico fará a remoção do gel, limpando a pele do paciente e liberando-o para vestir-se e retornar a uma posição confortável.

Por ser um exame rápido, indolor e sem uso de radiação, o ultrassom de articulações é muito comum na investigação de doenças reumáticas. Além disso, permite ao médico avaliar a evolução de tratamentos e remissão das doenças. Desse modo, está entre os exames de imagem mais realizados para diagnóstico e acompanhamento na área reumatológica.

Este conteúdo foi útil? Confira também os principais exames para doenças reumatológicas!

Qual a importância do ultrassom de articulações?