Ultrassonografia de articulação: você sabe o que é o exame?

As dores articulares afetam boa parte da população com doenças reumatológicas. Além disso, podem ser causadas por entorses, inflamações e luxações que somente a ultrassonografia de articulação pode ajudar a diagnosticar.

Esse exame permite que o profissional detecte a causa das dores e desenvolva o tratamento adequado para as queixas em ombros, cotovelos, punho, quadril, joelhos e tornozelos. A seguir, conheça mais sobre a ultrassonografia de articulação!

O que é a ultrassonografia de articulação?

A ultrassonografia de articulação, também chamada de ultrassom, é um exame seguro e indolor em que ondas sonoras de alta frequência viajam de um transdutor (uma sonda de alta resolução) para o corpo do paciente, criando uma imagem no computador.

Desse modo, a ultrassonografia de articulação é um procedimento usado para avaliar e diagnosticar doenças reumáticas, entorses, distensões, e outras condições articulares. O exame não utiliza radiação. Ainda que o interior do osso não seja visto pelo ultrassom em decorrência do bloqueio do feixe sonoro pelo tecido ósseo, as imagens são capturadas em tempo real e mostram a estrutura e movimentação interna do corpo, fornecendo a visualização de músculos, tendões, ligamentos, articulações, nervos e tecidos moles no corpo.

Quais as indicações clínicas do exame?

A ultrassonografia de articulação pode ser indicada para ajudar no diagnóstico de doenças ou condições que causem dor ou limitações para o indivíduo. Entre as principais indicações clínicas para a realização do procedimento, estão:

• tendinites;
  • fluidos nos tendões;
  • entorses de ligamentares;
  • inflamação ou líquido em bursas e articulações;
  • alterações da artrite reumatoide;
  • síndrome do túnel do carpo;
  • tumores de tecidos moles;
  • cistos ganglionares;
  • hérnias;
  • corpos estranhos em tecidos moles;
  • luxações de quadril;
  • líquido em uma articulação do quadril;
  • torção do pescoço;
  • massas de tecido mole.

Qual a importância do exame?

A ultrassonografia de articulação é um exame acessível, indolor e não invasivo, que não utiliza radiação. Além disso, é uma das tecnologias de imagens que proporciona ao médico a avaliação em tempo real, permitindo que o diagnóstico seja exato sem maiores riscos ao paciente.

Como se preparar para a ultrassonografia de articulação?

O exame de ultrassonografia é simples e seguro. Para seu preparo, o paciente deve escolher roupas confortáveis e folgadas. Pode ser necessário retirar as roupas e joias, de acordo com a área que será examinada.

Para que o exame proporcione o resultado esperado, é importante manter-se imóvel, visto que a ultrassonografia de articulação é muito sensível ao movimento. Por isso, em crianças, é importante explicar o exame com antecedência, evitando estresse e desconforto durante o procedimento. Uma boa dica é levar livros, brinquedos e jogos que ajudem a distrair a criança durante o período de exame.

Além desses cuidados, nenhum outro preparo é necessário. O paciente deve somente ter o cuidado de levar os exames anteriores, caso tenha, para nível de comparação no momento da realização da nova ultrassonografia de articulação.

Como o exame é realizado?

O exame é rápido, e pode durar, em média, de 5 a 10 minutos. Os mais longos podem exigir o uso adicional do Doppler, para avaliar secções vasculares. A ultrassonografia de articulação pode ser realizada com o paciente sentado em uma mesa de exames, em uma cadeira giratória, deitado em uma mesa de exame ou mesmo virado de barriga para baixo. Tudo dependerá do local a ser avaliado.

O profissional responsável pelo exame poderá solicitar a movimentação da articulação, de modo a avaliar a anatomia e também a função da articulação, ligamento, tendão e músculo. Em crianças, grande parte dos exames é feito com a criança deitada de costas na mesa de exames.

Após posicionado o paciente na mesa, o profissional vai explicar como será realizado o exame. Em seguida, aplica-se um gel à base de água na articulação que será avaliada. Essa substância ajuda o transdutor a realizar contato com o corpo de forma segura, eliminando bolsas de ar que podem impedir que as ondas sonoras penetrem no corpo.

Ao estar em contato com a pele, o transdutor é movido para frente e para trás na região de interesse, até que as imagens desejadas sejam captadas pelo profissional. Na maioria das vezes, a pressão realizada pelo aparelho na pele não causa desconforto.

Contudo, quando o exame é realizado em uma área sensível, o paciente pode sentir certo incômodo. Após finalizar a captação das imagens, o médico remove o gel da pele do paciente e o libera para se vestir e voltar a uma posição confortável.

A partir do resultado obtido, é possível realizar o diagnóstico adequado e indicar o melhor tratamento. Por se tratar de um procedimento não-invasivo, simples e seguro, a ultrassonografia de articulação é um dos principais exames de diagnóstico por imagem para identificar problemas articulares.

Por isso, se você precisa realizar uma avaliação como essa, agende o seu exame na Clínica CEU e faça uma ultrassonografia de articulação!

5/5 - (2 votes)
Ultrassonografia de articulação: você sabe o que é o exame?