Conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade afeta cerca de 17,5% da população adulta. Desse modo, 1 em cada 6 pessoas sofre com dificuldades de reprodução. São muitos os motivos que podem causar problemas de fertilidade em um casal.
A realização de exames preventivos e de rotina é fundamental para diagnosticá-los e tratá-los de forma adequada. Assim, é possível restaurar a capacidade reprodutiva ou investir em alternativas que contribuam para uma gestação. Continue a leitura para conhecer as doenças que podem causar infertilidade e exames usados para identificá-las.
A infertilidade é descrita como a incapacidade de desenvolver uma gestação após 1 ano de tentativas por meio de relações sexuais e sem o uso de métodos contraceptivos. Por isso, recomenda-se que o casal espere esse período antes de buscar ajuda médica. Afinal, é normal que exista uma janela de tempo até que a reprodução ocorra. As causas da infertilidade podem estar relacionadas ao homem, à mulher, ou a ambos.
Em homens, os principais sintomas podem ser representados por disfunção erétil, problemas na ejaculação e alterações nos testículos. No entanto, em mulheres, os sinais e sintomas envolvem dores durante o sexo, períodos menstruais longos e dolorosos, dores pélvicas, ciclo menstrual irregular, alterações nos hormônios, representadas por aumento de acne, fadiga, pelos faciais, secreção mamilar, diminuição do desejo sexual, e ganho de peso inexplicável.
Em geral, as causas de infertilidade são decorrentes de fatores diversos que envolvem condições congênitas ou hereditárias. A seguir, confira as principais doenças que estão relacionadas aos problemas de fertilidade em homens e mulheres.
Algumas condições fazem com que o homem tenha problemas para depositar a quantidade necessária de espermatozoides para que ocorra a concepção. Além disso, distúrbios que envolvem a motilidade (movimentação) dos espermatozoides e anomalias morfológicas, também podem incapacitar a fertilidade do homem, como:
A infertilidade feminina tem como fatores desde causas ovarianas e ovulares, tubárias, do canal endocervical, até a implantação do embrião. Por isso, sua investigação envolve, além da coleta do histórico e exame físico, exames de diagnóstico por imagem. Confira as principais doenças que provocam a infertilidade em mulheres:
Os exames para identificar a infertilidade feminina incluem a avaliação da ovulação, com investigação do histórico menstrual e dosagens hormonais, estudo das tubas, por meio da histerossalpingografia, e a avaliação uterina, que ocorre com a ajuda do ultrassom ginecológico transvaginal. Em suspeitas de endometriose, esse exame de imagem também é indicado. Contudo, com preparo intestinal, melhorando assim a visualização.
Em relação ao diagnóstico de doenças que podem causar infertilidade em homens, avalia-se a produção dos espermatozoides por meio do espermograma, exame que analisa o volume de sêmen, número, concentração, motilidade, forma e a presença de inflamação. Além disso, em algumas situações, testes mais avançados podem ser necessários, como ressonância magnética, histeroscopia, laparoscopia e avaliação genética.
É possível diagnosticar e tratar as doenças que podem provocar infertilidade em homens e mulheres. Por meio de exames de rotina, esses problemas podem ser identificados precocemente. Assim, aumentam as chances para a preservação da capacidade reprodutiva e outras alternativas para a concepção, como a reprodução assistida.
Continue acompanhando mais informações importantes como estas. Veja também os principais sinais indicativos da necessidade de um ultrassom ginecológico!