O que é histerossonosalpingografia e para que serve o exame?

A histerossonossalpingografia consiste em um exame ginecológico que tem como indicação avaliar a permeabilidade das trompas uterinas e útero. Além disso, permite diagnosticar patologias da região ginecológica.

Outro nome usado para o exame é HyCoSy, do inglês Hysterossalpingo Contrast Sonography. Isso porque, a histerossonossalpingografia emprega microbolhas nas trompas por meio do ultrassom transvaginal. Da mesma forma, permite analisar o endométrio e outras doenças da pelve. A seguir, entenda mais sobre esse exame, como ele funciona e indicação!

O que é histerossonossalpingografia?

A histerossonossalpingografia é um procedimento de imagem que, ao ser combinado com a ultrassonografia transvaginal, permite a injeção de contraste na cavidade uterina. Desse modo, injeta-se a substância por meio do colo do útero, proporcionando uma visualização acurada da cavidade uterina e das trompas.

Como o exame funciona?

Inicialmente, o médico realiza na paciente uma ultrassonografia transvaginal para avaliação do útero e dos ovários. Assim, permite-se identificar diversas patologias ginecológicas, como miomas, adenomiose, aderências, cistos, entre outras. Ainda durante o ultrassom transvaginal, avalia-se a reserva ovariana da mulher, com a contagem de folículos antrais.

Em seguida, a paciente é submetida ao exame ginecológico com espéculo vaginal. Nesse processo, o médico introduz uma fina sonda flexível por meio do colo do útero. Nela, injeta-se soro fisiológico em associação do contraste específico, sem iodo. Dessa forma, com a ajuda de um software específico, a etapa do exame possibilita identificar malformações uterinas, pólipos, e avaliar a presença ou não obstrução das trompas.

Para que serve a histerossonossalpingografia?

A principal indicação do exame ocorre durante a investigação da infertilidade conjugal. Após uma análise da saúde reprodutiva do casal, solicita-se um conjunto de exames para o homem e a mulher, visando analisar a permeabilidade das trompas e as condições do útero.

No entanto, em alguns casos, o exame pode não ser solicitado na avaliação inicial. Isso ocorre quando já há indicação de tratamento por meio de fertilização in vitro por outros motivos. Dessa forma, como os casais que realizam a fertilização in vitro têm a formação dos embriões em laboratório, e não nas trompas, a avaliação da permeabilidade dessas estruturas não é obrigatória.

Contudo, quando está presente a suspeita de outras patologias tubárias, como a hidrossalpinge (dilatação da trompa), indica-se o exame de forma mandatória para avaliar melhor as trompas, permitindo a correção de alterações encontradas. Assim, por meio da histerossonossalpingografia, obter alguns diagnósticos, como obstrução unilateral ou bilateral das trompas, alterações uterinas sugestivas de miomas ou pólipos e anomalias anatômicas, como septos uterinos.

Como é o preparo para a histerossonossalpingografia?

Indicação e realização do preparo entre o 7º e o 12º dia do ciclo menstrual. Esse período deve ser contado a partir do primeiro dia de sangramento vermelho vivo. Além disso, a paciente não deve ter relações sexuais 72 horas (3 dias) antes do exame. Caso a paciente realize na mesma ocasião o exame de ultrassonografia transvaginal para mapeamento de endometriose, é necessário realizar o preparo intestinal específico.

Assim, ao chegar na clínica, a mulher recebe 2 comprimidos de escopolamina (Buscopan®), prevenindo cólicas durante o exame. O procedimento não deve ocorrer quando a paciente apresentar sangramento vaginal intenso, infecções ginecológicas, suspeita de gestação ou estiver em uso de DIU.

O exame de histerossonossalpingografia é um procedimento complexo que exige conhecimento e capacitação adequada. Por isso, ao realizá-lo, escolha uma clínica de diagnóstico por imagem com boa reputação, que ofereça atendimento especializado, com profissionais conceituados, estrutura moderna, selos e certificações. Desse modo, é possível obter resultados confiáveis com segurança e qualidade.

Este post foi útil? Então, veja também onde realizar a histerossonossalpingografia em BH!

Rate this post
O que é histerossonosalpingografia e para que serve o exame?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM