Os principais sinais indicativos da necessidade de um exame de ultrassom ginecológico

O ultrassom ginecológico é um exame muito usado para avaliar a saúde do sistema reprodutor feminino. Isso porque, além de confirmar a gravidez e acompanhar o pré-natal, o exame permite diagnosticar problemas que acometem órgãos como útero, ovários e outros que fazem parte do sistema reprodutor. A seguir, conheça os principais sinais que indicam a necessidade de um exame de ultrassom ginecológico.

O que é o ultrassom ginecológico?

O ultrassom ginecológico é um exame de diagnóstico por imagem muito usado por ginecologistas e obstetras. Esse procedimento é feito em duas formas: a endovaginal e pélvica.

O exame é rápido, seguro e não causa dor. Desse modo, pode ser feito em clínicas de diagnóstico por imagens, desde que tenha prescrição médica. O ultrassom ginecológico usa ondas de som para a obtenção de imagens. Por esse motivo, não emite radiação. Consequentemente, não apresenta nenhum risco para a saúde da mulher.

Ultrassom ginecológico transvaginal ou endovaginal

A ultrassonografia ginecológica transvaginal é usada na avaliação da saúde de órgãos reprodutores da mulher. Entre eles, o útero e ovários. O exame ajuda na identificação de lesões, avaliação do posicionamento do dispositivo intrauterino (DIU), e outras finalidades. 

No exame, o médico usa um aparelho transdutor para avaliar os órgãos de forma interna. Por isso, apesar de ser simples, rápido, e indolor, é um exame invasivo, visto que o equipamento é introduzido pela vagina da paciente

Ultrassom ginecológico pélvico

O ultrassom pélvico é outro tipo de exame ginecológico. Feito para avaliar órgãos internos femininos, como útero, trompas e ovários, o ultrassom diagnostica alterações e patologias. Do mesmo modo, acompanha a gestação e permite controlar a ovulação de mulheres em tratamento de reprodução assistida.

Rápido e indolor, o ultrassom ginecológico pélvico é feito com a ajuda de um transdutor. Assim, o médico desliza o equipamento pela parte inferior do abdome da mulher, de modo a avaliar as estruturas desejadas.

Quais sinais indicam a necessidade do exame?

O ultrassom ginecológico é feito quando o ginecologista confirma a necessidade de investigar melhor a saúde do aparelho reprodutor feminino. Dessa forma, o pedido para esse exame é feito após a presença de sinais e sintomas como:

  • sangramentos irregulares;
  • menstruação excessiva;
  • menstruação irregular;
  • dor em região pélvica;
  • dores abdominais;
  • corrimentos.

Além disso, o ultrassom ginecológico é feito para indicar a posição do DIU e acompanhar o tratamento de fertilização e diagnósticos com a endometriose.

Como é o preparo do exame?

O exame de ultrassom ginecológico transvaginal não exige preparo, com exceção para avaliação de endometriose. Dessa forma, é necessário apenas que a mulher esteja de bexiga vazia. Já em relação à endometriose, um preparo especial deve ser realizado.

O objetivo é que a região chamada retossigmoide fique livre de gases e resíduos fecais. Essa é uma forma de garantir ao médico boa visualização das lesões da endometriose. Assim, a mulher deve fazer o esvaziamento intestinal no dia que antecede o exame. O preparo é feito da seguinte forma: 

  • no dia anterior ao exame, a paciente deve tomar 1 comprimido de laxante indicado pelo médico responsável pelo ultrassom às 8hs e às 14hs;
  • no dia do exame, é feita a limpeza do intestino baixo, com auxílio de um enema de forma retal.

O ultrassom ginecológico pélvico também exige preparo. Em adultos, é preciso que o paciente faça ingestão de 4 a 5 copos de água, 2 horas antes do exame. Além disso, é importante reter a urina. 

Em crianças, devem ser 2 copos de água, também com a necessidade de retenção da urina. Esse preparo auxilia o médico a visualizar os órgãos com maior facilidade durante a ultrassonografia ginecológica.

Neste conteúdo você conferiu os principais sinais que indicam quando é preciso fazer um exame de ultrassom ginecológico. Contudo, não espere a presença de algum deles para fazer seus exames de rotina. Visite o médico preventivamente e mantenha sua saúde em dia!

Quer conferir mais informações como estas? Veja também o que é e para que serve a ultrassonografia de articulação!

Rate this post
Os principais sinais indicativos da necessidade de um exame de ultrassom ginecológico
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM