Tudo o que você precisa saber sobre o ultrassom com doppler colorido abdominal

O ultrassom é um exame de diagnóstico por imagem muito comum e eficaz. Existem diversas formas de realizá-lo. Uma delas é o ultrassom com doppler colorido abdominal, técnica que permite avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e fluxos de sangue pelo corpo. 

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o exame? Então, continue a leitura deste post para conferir tudo o que você precisa saber sobre o ultrassom com doppler colorido abdominal!

O que é ultrassom com doppler colorido?

O ultrassom com doppler colorido é um exame de imagem indolor, seguro, sem uso de radiação, que permite a visualização de estruturas e possibilita ao médico a análise de veias e artérias responsáveis pela irrigação de órgãos e estruturas.

O efeito doppler viabiliza a avaliação do movimento do sangue no interior dos vasos. Dessa forma, com o auxílio de cálculos, é possível estimar a direção, velocidade, resistência e índice de pulsatilidade do sangue.

Similar a um ultrassom normal, o ultrassom com doppler colorido emite ondas sonoras emitidas direto nos tecidos e órgãos internos, como forma de produzir ecos para gerar imagens em tempo real. 

Além disso, o exame capta imagens coloridas, com o fluxo de sangue em diferentes cores, de acordo com o sentido em que percorre as veias e artérias. Entre as vantagens do ultrassom com doppler colorido, estão:

  • identificação de trombos em artérias e veias;
  • diagnosticar varizes;
  • avaliar a capacidade do fluxo sanguíneo;
  • localizar aneurismas;
  • encontrar pontos de estreitamento.

Como o exame é feito?

O ultrassom com doppler colorido abdominal é feito da forma que um ultrassom comum. Como preparo, é exigido somente jejum de 8 horas, assim como uso de medicamentos antigases, facilitando a visualização.

Durante o exame, o paciente deita em uma maca para que o médico, com o auxílio de um gel, obtenha imagens deslizando o aparelho sob a pele. As imagens, geradas em tempo real, aparecem no aparelho, e podem ser acompanhadas pelo paciente.

Durante o ultrassom, o médico avalia o fluxo de sangue nos vasos, verifica a formação de placas de gordura, estreitamentos, trombose, varizes, e a diminuição na irrigação de órgãos e estruturas importantes. 

Quando o ultrassom com doppler colorido é indicado?

O ultrassom com doppler colorido pode ser usado para avaliar a saúde de pessoas com histórico de problemas cardiovasculares, hipertensos, diabéticos, obesos, e indivíduos que fazem parte de grupos de risco para condições como a trombose.

Quando realizado na região abdominal, o ultrassom com doppler colorido pode ser realizado na região superior,  inferior ou total, de acordo com os sintomas e avaliação médica. Quando realizado em abdome total, o ultrassom permite a visualização de todos os órgãos sólidos, repletos de líquidos, e interior de vasos dessa região. 

Já o ultrassom com doppler colorido abdominal superior, avalia e detecta alterações nos rins, baço, fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, aorta e veia cava inferior. Quando realizado na região abdominal inferior, o exame pode ser mais específico, avaliando órgãos como bexiga e também os que fazem parte do sistema reprodutor em homens e mulheres, como próstata, vesículas seminais, trompas uterinas, ovários e útero.

O ultrassom com doppler também pode ser obstétrico, realizado em mulheres grávidas. Esse exame é indicado quando o médico precisa visualizar a velocidade em que o fluxo de sangue passa entre o cordão umbilical e a placenta. Essa é uma forma de avaliar os batimentos cardíacos do bebê e investigar a oxigenação.

Onde fazer ultrassom com doppler colorido em Belo Horizonte?

Referência no diagnóstico por imagem em BH,  a Clínica CEU conta com equipamentos de ponta e uma equipe formada pelos melhores profissionais do mercado, oferecendo atendimento de excelência. Além de vários tipos de ultrassom, a clínica também realiza:

Agora você já sabe o que é ultrassom com doppler colorido abdominal, exame utilizado para identificar problemas relacionados à vascularização, identificar doenças e reforçar diagnósticos. Na Clínica CEU, você pode fazer esse e outros exames de imagem com profissionais qualificados e atendimento humanizado, garantindo resultados precisos.

Gostou deste post? Então, faça o agendamento online na Clínica CEU e marque seu exame hoje mesmo!

Rate this post
Tudo o que você precisa saber sobre o ultrassom com doppler colorido abdominal
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM