Como funciona o holter de pressão arterial e sua importância na prevenção de doenças cardiovasculares?

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a hipertensão arterial atinge mais de 38,1 milhões de brasileiros acima de 18 anos. O holter de pressão arterial é um dos exames utilizados para identificar alterações na pressão, auxiliando no controle e prevenção de doenças cardiovasculares. Acompanhe mais informações sobre este exame e sua importância no diagnóstico e prevenção.

O que é o holter de pressão arterial?

O holter de pressão arterial, também conhecido como monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA), é um exame utilizado para investigar os níveis de pressão arterial do paciente, monitorando oscilações e picos de hipertensão. 

De forma geral, o holter de pressão arterial é realizado por 24 horas. Assim, o médico pode ter acesso aos dados registrados enquanto o paciente realiza suas tarefas diárias e também em período de repouso.

O holter de pressão arterial é muitas vezes confundido com o holter, exame para monitoramento cardíaco em que são avaliadas e identificadas alterações no sistema cardiovascular. Parecido com um eletrocardiograma portátil, o holter também realiza o monitoramento por 24 horas, contudo, sem relação com os níveis de pressão arterial. 

Como funciona o exame?

O exame com holter de pressão arterial é indolor. Em uma clínica especializada, o paciente recebe um pequeno aparelho eletrônico. Esse dispositivo será responsável pela aferição da pressão arterial ao longo do dia.

Acoplado a uma braçadeira, o aparelho será fixado no braço do paciente, local em que serão feitas as aferições. O braço não dominante costuma ser escolhido, evitando atrapalhar as atividades rotineiras. O dispositivo medidor pode ser fixado na cintura, melhorando a movimentação.

O holter de pressão arterial deve ser realizado em um dia normal da vida do paciente. Assim, é possível ter uma avaliação confiável da pressão arterial. Por esse motivo, é importante que nada seja alterado na rotina, incluindo o uso dos medicamentos.

Assim, não é indicado que o paciente consuma substâncias estimulantes, como cafeína, álcool, açúcar e cigarros, visto que podem interferir nos níveis de pressão e modificar os resultados.

Qual a importância do exame no diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares?

O holter de pressão arterial é um exame capaz de oferecer o acompanhamento de um dia completo ao médico. O relatório dos níveis de pressão são fundamentais para que o profissional avalie a saúde do indivíduo, descartando ou confirmando casos de hipertensão, e acompanhando a eficácia de tratamentos. 

Quando não há acompanhamento e tratamento da hipertensão arterial, o risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumenta. Pessoas hipertensas que não controlam os níveis de pressão apresentam maiores chances de sofrerem infartos, AVCs (acidente vascular cerebral), tromboses, aneurismas, e outras patologias.

Considerando a hipertensão com doença hereditária, é muito importante que pessoas com histórico da doença na família façam acompanhamento frequente com um cardiologista, realizando exames como o holter de pressão arterial.

Por ser uma doença silenciosa, a pessoa pode conviver longos anos com a doença, sem identificá-la, problema que pode aumentar o risco para complicações cardiovasculares. Além do histórico familiar, é indicado o acompanhamento de pessoas com diabetes, colesterol alto e tabagistas, visto que tais fatores também representam risco aumentado para a hipertensão.

Onde realizar o holter de pressão arterial?

O holter de pressão arterial pode ser realizado na Clínica CEU, referência em diagnóstico por imagem na cidade de Belo Horizonte. Localizadas na Região Hospitalar de BH, chegar até a Clínica CEU é simples. A unidade matriz fica na Av. Francisco Sales, 1.656, no bairro Funcionários.

Com profissionais qualificados e equipamentos modernos, a Clínica CEU oferece atendimento especializado para a realização de exames como holter de pressão arterial. Além disso, também estão disponíveis serviços como:

O exame de holter de pressão arterial é fundamental para diagnosticar hipertensão, avaliar a eficácia de tratamentos e evitar o desenvolvimento de complicações, como doenças cardiovasculares. Portanto, o exame é um dos mais importantes para avaliar a saúde do coração.

Que tal agendar seu exame de holter de pressão arterial? Na Clínica CEU, você pode fazer isso online, sem precisar sair de casa!

Rate this post
Como funciona o holter de pressão arterial e sua importância na prevenção de doenças cardiovasculares?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM