O Dia do Cardiologista é comemorado em 14 de agosto, como forma de valorizar a atuação desse profissional responsável por atuar no diagnóstico e tratamento de doenças e alterações relacionadas ao sistema cardiovascular.
Além de chamar atenção sobre o trabalho desse especialista, o dia também contribui para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados para manter o coração saudável. A seguir, saiba mais sobre o Dia do Cardiologista e confira algumas dicas para cuidar da sua saúde!
Responsável pelo cuidado e diagnóstico de doenças e disfunções relacionadas ao coração, o cardiologista tem ação direta nos cuidados em todas as idades, desde recém-nascidos até a terceira idade.
O Dia do Cardiologista, comemorado em 14 de agosto, tem como objetivo valorizar a atuação desse especialista, relembrando a importância dos cuidados com a saúde do coração e divulgando algumas recomendações médicas necessárias para garantir o bom andamento do sistema cardiovascular.
A escolha do Dia do Cardiologista foi estabelecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e coincide com a fundação da própria instituição, em 1943. O Dia do Cardiologista é celebrado no Brasil desde 2007, com o objetivo de reforçar a importância do trabalho desse especialista, além de alertar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde do coração.
O coração é um dos principais órgãos do corpo humano. Por sua importância e complexidade, exige cuidados especializados. Dessa forma, o cardiologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao coração e também sistema circulatório.
Da mesma forma, o profissional tem o papel de ajudar na prevenção de problemas cardiovasculares, por meio de mudanças de hábitos na rotina e incentivo a realização de exames preventivos. Afinal, muitas doenças cardíacas são silenciosas, e apresentam sintomas somente em fases avançadas, apresentando prejuízos graves.
Quando falamos sobre a saúde do coração, é essencial mencionar a importância do controle de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além da hereditariedade, o sedentarismo, tabagismo e má alimentação são responsáveis pelo aumento dos níveis de risco de doenças que atingem o coração.
A má alimentação é uma das principais medidas que o cardiologista alerta sobre a necessidade de mudanças, evitando alimentos industrializados e ricos em gorduras trans e saturadas.
Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, evitando riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, é indicada a introdução de alguns alimentos que auxiliam na saúde do coração, como aveia, abacate, azeite extravirgem, castanhas, frutas vermelhas, vegetais, linhaça e feijão.
A prática de atividades físicas também contribui para reduzir problemas cardíacos, como a trombose, melhorando a circulação do sangue e diminuindo a glicose. Os cardiologistas recomendam a prática de exercícios diariamente, por, no mínimo, 30 a 40 minutos. Antes de iniciar atividades, no entanto, é fundamental procurar esse especialista para realizar exames de rotina, confirmando que os exercícios possam ser realizados sem risco.
Um dos maiores inimigos das artérias coronárias, ou seja, artérias do coração, é o tabagismo. Além disso, o cigarro é um dos principais responsáveis pelos problemas respiratórios e oncológicos.
O risco para infarto aumenta em até 3 vezes para fumantes, quando comparados a pessoas que não fumam. O cigarro afeta as paredes das células que recobrem os vasos sanguíneos, causando o envelhecimento precoce das coronárias e, consequentemente, tornando-as propensas ao infarto e doenças do sistema circulatório.
A pressão arterial também deve estar sempre controlada nos níveis adequados. O acompanhamento contribui para identificar a hipertensão arterial, doença crônica e silenciosa que pode apresentar graves complicações cardíacas, como o AVC (acidente vascular cerebral).
A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso pode causar o enfraquecimento da musculatura do coração devido à hipertensão arterial. Além disso, pode causar danos irreversíveis para o organismo sem sintomas imediatos. Por isso, é muito importante evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, ou consumi-las de forma moderada.
Além dos hábitos acima, realizar exames periódicos é outra forma de garantir a saúde do coração. Dessa maneira, o médico cardiologista pode avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular por meio de diversos exames, como o teste ergométrico, e identificar alterações. Os exames de rotina para o coração também servem para ajudar no acompanhamento de tratamentos diversos. Além de prevenir certas doenças, os exames podem diagnosticar casos como:
No post de hoje, você conheceu um pouco mais sobre a importância do Dia do Cardiologista, além de conferir algumas dicas fundamentais para manter a saúde cardíaca, melhorando a qualidade de vida.
Quer continuar conferindo conteúdos como esse? Então, veja também a importância dos exames preventivos! Deseja marcar o seu teste ergométrico conosco, então acesse o nosso agendamento online!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9