Implante anticoncepcional: onde fazer em BH?

Veja a importância de fazer o implante anticoncepcional em uma clínica de ponta, com profissionais qualificados e assistência humanizada, como na CEU!

Você sabe onde é possível fazer implante anticoncepcional em BH?

A Clínica CEU vai te ajudar com essa resposta. Além disso, vamos explicar melhor no que consiste esse método contraceptivo, como ele é realizado e para quem pode ser indicado.

Se você busca uma forma segura e prática de evitar a gravidez, continue acompanhando a leitura conosco e saiba onde você pode realizá-la em Belo Horizonte!

O que é implante anticoncepcional?

O implante anticoncepcional consiste em uma pequena cápsula de 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, semelhante a um palito de fósforo em tamanho. Contendo o hormônio etonogestrel, o implante tem como função impedir a liberação do óvulo no ovário, assim como alterar a secreção do muco no colo do útero e dificultar a entrada dos espermatozoides. 

Introduzido embaixo da pele por um aplicador descartável, o implante anticoncepcional tem sua eficácia garantida, superando métodos como a ligadura de trompas, anticoncepcionais orais e o Dispositivo Intrauterino (DIU).

O tempo de ação média do implante anticoncepcional é de até 3 anos, podendo variar entre 6 meses e também 1 ano, de acordo com o dispositivo escolhido. De fácil aplicação e remoção, o implante pode ser retirado assim que a mulher apresentar desejo de engravidar, com retorno rápido da fertilidade após a remoção. 

Como o implante é aplicado?

Para a aplicação do implante anticoncepcional, uma inserção deve ser realizada em clínica especializada. O procedimento é rápido e quase indolor, e faz uso de anestesia local para aliviar o desconforto.

Quando instalado, o implante entra em fase de adaptação no organismo da mulher, tempo que pode durar entre 3 e 6 meses. Por esse motivo, o dispositivo pode afetar o funcionamento do organismo, questão que exige paciência da mulher durante a fase de adaptação. 

Entre as irregularidades que podem estar presentes durante o período, estão a diminuição da menstruação, irregularidade no ciclo e também escapes. Contudo, qualquer sintoma diferente dos esperados deve ser informado ao médico.

Para quem é indicado?

O implante anticoncepcional é recomendado para mulheres que buscam formas confiáveis de contraceptivo, visto que o método apresenta 99% de eficácia. De forma geral, a decisão do médico para indicar o implante anticoncepcional envolve mulheres que esquecem o uso de controle diário, semanal ou mensal, como no caso de contraceptivos orais. 

Além disso, é voltado para mulheres que tenham contraindicação do uso de anticoncepcionais à base de estrógeno, pois o princípio ativo do implante é a progesterona. Outros casos indicados são para quem sofre com sintomas de tensão pré-menstrual e mulheres que estão no período pós-parto, na fase de amamentação.

Existem efeitos colaterais para o implante?

Como qualquer medicamento, o implante anticoncepcional pode apresentar efeitos colaterais após a inserção, mesmo após o período de adaptação. Entre as reações adversas que pode acontecer, mesmo que não sejam frequentes, estão:

  • Discreto aumento de peso;
  • Acne;
  • Aumento da oleosidade da pele;
  • Dores de cabeça;
  • Dores abdominais;
  • Sensibilidade das mamas;
  • Alterações no humor;
  • Manchas na pele;
  • Diminuição da libido.

Onde fazer implante anticoncepcional em Belo Horizonte

Referência em diagnóstico por imagem na cidade de Belo Horizonte, a Clínica CEU trabalha com equipamentos modernos e equipe profissional qualificada para a realização de exames e realização de procedimentos como o implante anticoncepcional. Entre os serviços disponíveis na Clínica, estão:

Localizadas na Região Hospitalar de BH, chegar até a Clínica CEU é muito fácil. A unidade matriz fica na Av. Francisco Sales, 1.656, no bairro Funcionários. 

Como você pôde conferir, a Clínica CEU é a melhor opção não só para implante contraceptivo, mas também para a realização de outros diversos exames. Cada um deles é recomendado para diferentes avaliações, por isso, é fundamental que sejam feitos com o acompanhamento de profissionais de confiança.

Já decidiu onde fazer o implante anticoncepcional em Belo Horizonte? Então, solicite seu horário na Clínica CEU de forma rápida e on-line aqui!

 

3/5 - (11 votes)
Implante anticoncepcional: onde fazer em BH?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM