Janeiro Branco: por que não descuidar da saúde mental?

Uma das campanhas mais importantes no Brasil é realizada no primeiro mês do ano: Janeiro Branco. Com finalidade de discutir a importância dos cuidados com a saúde mental, a campanha incentiva anualmente que as pessoas deem atenção para o assunto.

No entanto, em período de pandemia, a campanha do Janeiro Branco é ainda mais necessária, visto que muitas pessoas deixaram de cuidar da saúde mental em um momento tão importante. A seguir, conheça melhor o Janeiro Branco e algumas dicas fundamentais para manter o bem-estar!

O que é o Janeiro Branco?

Janeiro Branco é uma campanha pensada, planejada e realizada para promover a saúde mental de forma saudável na vida de todos os indivíduos. Dessa forma, a campanha busca estratégias políticas, sociais e culturais para a prevenção, reconhecimento e combate do adoecimento emocional.

O objetivo do Janeiro Branco é trazer o assunto em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção do adoecimento em relação à saúde mental.

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3%), e o segundo maior das Américas com pacientes com depressão (5,8%). 

Ainda que a percepção geral tenha melhorado devido à popularização de temas como saúde mental, as pessoas muitas vezes estão ligadas demais às suas obrigações ou mesmo não acreditam na seriedade dos distúrbios mentais. 

Por isso, muitas vezes é difícil se distanciar dos problemas, ou mesmo admiti-los. Campanhas como o Janeiro Branco contribuem para que o indivíduo consiga entender a importância de cuidar do emocional, melhorando sua qualidade de vida.

Janeiro Branco: 4 formas de manter a saúde mental em dia

Para cuidar da saúde mental, é importante compreender que não existe nada de errado em olhar para si mesmo. Visto que a mente e o corpo são ferramentas vitais, é natural cuidar deles para alcançar uma vida saudável e feliz. A seguir, conheça 4 formas de manter a saúde mental em dia.

1. Diminua o tempo nas redes sociais

Com os avanços tecnológicos e a rapidez das informações, é muito comum passar algumas horas diante das telas do computador ou celular diariamente. Contudo, muitas vezes isso pode se tornar nocivo para nossa saúde mental. 

Um exemplo está no abuso das redes sociais, como o Instagram. No lugar de passar muito tempo observando a vida de alguém que você acredita ser perfeita, busque encontrar sua própria felicidade de forma real. Diminua o tempo diário nas redes sociais e comece a programar atividades que tragam prazer e satisfação, com pessoas que realmente importam para você.

2. Cuide do corpo 

Praticar atividades físicas é uma excelente forma de liberação substâncias no organismo que contribuem para sensações de bem-estar e conforto, melhorando o humor e à saúde. Dessa forma, lembre-se de ter uma rotina de cuidados que inclua:

3. Mantenha boas relações 

Outra forma de cuidar da saúde mental é mantendo bons relacionamentos. Busque estar próximo de pessoas que você ama e te fazem bem, como familiares e amigos. Manter bons relacionamentos é fundamental para viver de forma prazerosa, além de trazer sentido para nossa vida.

4. Procure ajuda profissional

Por fim, buscar ajuda de um profissional é uma tão importante quanto as dicas acima. Mantenha a atenção em si mesmo e, ao perceber que existem dificuldades em lidar com certas emoções e frustrações, não exite em buscar ajuda.

Atualmente, podemos contar com diferentes profissionais para ter ajuda e saber lidar com momentos difíceis da vida. É importante entender que ninguém precisa passar por essas fases sozinho. 

Por isso, a campanha Janeiro Branco mostra a importância de não descuidar da saúde mental, mantendo suas emoções controladas e sabendo como lidar com cada momento de dificuldade que possa surgir.

Gostou deste assunto? Então, conheça também como as atividades físicas podem impactar a saúde mental!

Rate this post
Janeiro Branco: por que não descuidar da saúde mental?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1