Dia mundial da Atividade Física: entenda a data e mexa-se!

O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e crônicas não transmissíveis, como a diabetes e a obesidade. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 6 de abril como Dia Mundial da Atividade Física, incentivo sobre como cuidar da saúde combatendo o sedentarismo com práticas de atividades físicas.

A data é uma forma de levar as pessoas a iniciar uma prática de atividade, adaptando-a ao seu estilo de vida. Com apenas alguns minutos diários de exercícios moderados, é possível melhorar a qualidade de vida, evitando doenças e prolongando a vida. Entenda melhor essa data e saiba como cuidar da saúde se mexendo!

Como surgiu o Dia Mundial da Atividade Física?

O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado em 6 de abril com o objetivo de mostrar para as pessoas como cuidar da saúde com a prática de atividades. Baseado no programa Agita Mundo, realizado desde 1997 e iniciado em São Paulo, a OMS instituiu a data como uma maneira de prevenir o sedentarismo, estimulando pessoas a praticarem atividades físicas em locais públicos.

Qual a definição de atividade física de acordo com a Organização Mundial de Saúde?

De acordo com a OMS, uma nova versão de diretrizes foi criada sobre a prática de atividades físicas. Utilizando evidências científicas dos últimos anos, o órgão desenvolveu um documento que fornece informações atualizadas sobre os danos causados pelo sedentarismo, trazendo recomendações sobre como cuidar da saúde, incluindo atividades na rotina.

Ainda que pareçam sinônimos, atividade física e exercício físico possuem uma diferença: atividade física é qualquer movimentação realizada no dia a dia que resulte em um estímulo de músculos e gasto de energia, como andar, subir escadas e correr. Já exercícios físicos, são práticas programadas com movimentos em sequência que buscam um objetivo concreto.

Ou seja, todo exercício físico é uma atividade, no entanto, nem toda atividade física é um exercício. O documento emitido pela OMS valoriza de forma ampla que, qualquer forma de movimento é melhor que nenhuma.

Qual a posição assumida pela OMS a respeito da atividade física e sua recomendação para cada faixa etária?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, recomenda-se que adultos entre 18 a 65 anos realizem atividades físicas de forma moderada por 150 a 300 minutos, ou de 75 a 150 minutos de atividades intensas, quando não existir contra indicação. 

Esse período deve ser dividido ao longo da semana e, para aumentar benefícios, o tempo pode ser elevado de forma gradativa. Além disso, a OMS indica como cuidar da saúde com atividades em outras faixas etárias.

Idosos (mais de 65 anos), incluindo aqueles com doenças crônicas ou alguma “incapacidade”

Os idosos devem ser ativos fisicamente de acordo com sua capacidade funcional. Se estiver bem, a quantidade e recomendação para atividades físicas é a mesma de adultos entre 18 e 65 anos, ou seja, 150 a 300 minutos de forma moderada.

Como parte dessas atividades, o idoso deve realizar exercícios que enfatizem seu equilíbrio funcional, treinando a força por 3 dias da semana. Isso permite o aumento da capacidade funcional, ajudando na prevenção de quedas.

Crianças e adolescentes (5 a 17 anos), incluindo aqueles com alguma “incapacidade”

Para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, a forma de cuidar da saúde com atividades físicas é praticá-las por, pelo menos, 60 minutos diariamente em intensidade moderada. Atividades de fortalecimento também devem ser inseridas com acompanhamento por 3 dias na semana.

Mulheres grávidas ou no pós-parto

A prática de atividade física também é importante para gestantes e no pós-parto. Por isso, a OMS indica pelo menos 150 minutos de atividades moderadas por semana. Recomenda-se também que a mulher incorpore uma variedade de práticas aeróbicas e fortalecimento muscular, assim como alongamentos.

Como posso praticar atividades durante a pandemia?

A grande dúvida que pode surgir em relação ao Dia Mundial da Atividade Física é: como posso cuidar da saúde por meio de atividades físicas durante a pandemia? No entanto, ainda que a rotina de isolamento social para evitar a propagação do Novo Coronavírus tenha levado a algumas restrições, é possível manter a saúde na quarentena. O mais importante é se movimentar, mesmo sem sair de casa, por isso, algumas dicas são:

  • pratique atividades fáceis, com baixa intensidade dentro de casa;
  • procure realizar alongamentos diariamente, reduzindo as chances de lesões musculares;
  • utilize o que está a mão dentro de sua residência, com cadeiras, bancos, vassouras, caixotes, e até mesmo sofás;
  • escolha atividades prazerosas que podem ser realizadas sem riscos, como dançar, subir e descer escadas, pular corda, caminhar, cuidar do jardim, brincar com as crianças, e mais.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde e evitar o sedentarismo, mesmo na pandemia, aproveite o Dia Mundial da Atividade Física e faça dessa prática parte de sua rotina. Assim, é possível evitar doenças, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para sua longevidade!

Gostou destas informações? Então, veja também como cuidar da saúde no outono com dicas simples e eficazes!

3.5/5 - (2 votes)
Dia mundial da Atividade Física: entenda a data e mexa-se!
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM