Cuidados com a saúde na pandemia: confira 7 fundamentais

Após um ano da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), com quase 14 milhões de casos somente no Brasil, a população ainda tenta entender como é possível manter os cuidados com a saúde diante de tantas mudanças na rotina. Afinal, o risco de contágio para a doença que já matou mais de 374 mil brasileiros é alto. Contudo, além da Covid-19, as pessoas devem se atentar para a prevenção de outras doenças, assim como a continuidade de tratamentos para doenças crônicas, que podem ser agravadas com a contaminação pela Covid-19.  Considerando estes fatos, desenvolvemos o conteúdo de hoje com 7 cuidados de saúde fundamentais para se ter durante a pandemia, garantindo sua saúde e de toda sua família. Confira as precauções que devem estar presentes em seu dia a dia, continuando a leitura!

7 cuidados com a saúde que são fundamentais na pandemia

A transmissão do Novo Coronavírus é realizada por meio de contato com superfícies e secreções contaminadas, assim como as gotículas de saliva. Por este motivo, o vírus pode ser facilmente propagado pela tosse, espirro ou mesmo ao falar. 

De acordo com sua forma de contágio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou as medidas de prevenção para evitar a Covid-19. Além disso, reunimos também outros cuidados com a saúde que você deve tomar para manter-se saudável durante o período da pandemia. 

1. Mantenha o distanciamento social

Uma das formas mais efetivas de evitar a contaminação pela Covid-19 é o distanciamento social. Ao evitar o contato com pessoas infectadas, é possível reduzir as chances de transmissão. 

Essa estratégia é importante para todas as pessoas, principalmente para aquelas com suspeita ou confirmação da doença. Caso seja possível, mantenha-se em casa, evitando aglomerações e o contato com outras pessoas. 

No entanto, se for necessário deixar o isolamento, mantenha sempre o distanciamento social de, pelo menos, um metro. Além disso, busque sempre evitar locais fechados, dando preferência para lugares abertos ou com ventilação. O uso da máscara ao sair de casa, é fundamental.

2. Use máscara

A máscara facial é um dos cuidados com a saúde fortemente recomendado durante a pandemia em ambientes coletivos, transportes públicos e demais localidades, visto que a máscara é uma das maneiras mais eficazes de barreira contra o vírus, reduzindo o risco da exposição.

Com exceção de crianças menores de 2 anos e pessoas incapacitadas que possam apresentar dificuldades para respirar, o uso da máscara de proteção é indicado para todos, sempre cobrindo o nariz e a boca.

Estes acessórios não devem ser colocados no queixo ou retirados, e sempre que manipulados, é indicado realizar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel para desinfecção. 

Devido ao surgimento de algumas variantes do vírus, além da máscara de tecido com barreira dupla e máscaras cirúrgicas, são recomendadas as máscaras N95 ou PFF2 (Peça Facial Filtrante) para ambientes com alto risco para contaminação, como hospitais, aeroportos, transportes públicos, supermercados, e afins. Isso porque, estes modelos permitem alta filtragem do ar, com eficiência mínima de 94%.

3. Faça a higienização das mãos

Outra medida considerada um dos principais cuidados com a saúde na pandemia é a higienização das mãos. Essa prática ajuda a diminuir a disseminação não só da Covid-19, mas também de outras doenças respiratórias. 

Vírus como estes podem ser transmitidos pelo contato com mãos contaminadas que tocaram mucosas como a boca, nariz e olhos. Além disso, pode ser transferido da superfície para outra por meio de mãos contaminadas. Dessa forma, a higienização das mãos com água e sabão, ou álcool em gel, faz parte dos cuidados para interromper a transmissão do vírus.

4. Tenha uma alimentação saudável

Além de cuidados com o distanciamento, uso de máscara e higienização, precisamos lembrar que nosso sistema imunológico é o responsável pelo combate às doenças. Assim, um dos cuidados com a saúde consiste em fortalecer as defesas do organismo.

Apostar em uma alimentação saudável é a melhor opção, ajudando também no controle de outras condições como pressão alta, colesterol, diabetes e obesidade. Por isso, inclua em sua rotina uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, como legumes, verduras, frutas, cereais e carnes magras, de preferência brancas.

5. Cuide da saúde mental

Com a mudança na rotina, é natural que grande parte das pessoas comece a sentir os efeitos da pandemia e da necessidade do distanciamento social. Por isso, não devemos descuidar dos cuidados com a mente neste momento. Entre os cuidados com a saúde mental que devem ser realizados para ajudar na pandemia, estão: 

  • praticar o autocuidado, separando um tempo para cuidar de seu corpo e mente, cultivando hábitos prazerosos durante a rotina;
  • evitar o isolamento, aproveitando o momento para se conectar com familiares e amigos por telefone ou internet;
  • buscar ajuda, caso esteja enfrentando dificuldades, é possível agendar consultas com psicólogos virtualmente;
  • desconectar-se, evitando o excesso de informações que possam prejudicar seu emocional;
  • estabelecer uma rotina, planejando atividades diárias com horário e listas de tarefas.

6. Pratique exercícios

Ainda que não seja recomendado sair de casa, praticar atividades físicas regularmente é um dos cuidados com a saúde na pandemia que devem ser realizados. A prática de exercícios pode ser realizada dentro de casa, com pequenas caminhadas, ginástica localizada e outras atividades como a dança.

7. Mantenha as consultas de rotina

Além do risco que a Covid-19 traz para o organismo, outras doenças também podem ser fatais quando não tratadas ou diagnosticadas. Entre os problemas previstos por especialistas durante o período de pandemia estão a falta de continuidade em tratamentos e também falta de diagnóstico para o câncer, doenças cardíacas e crônicas.

Isso porque muitas pessoas deixaram de comparecer a hospitais, clínicas e consultórios por medo da contaminação ou pela falta de atendimento devido ao remanejamento de alguns setores para ampliar a cobertura de pacientes com Covid-19.

A detecção precoce de doenças ainda no estágio inicial permite que o tratamento tenha grande eficácia, aumentando as chances de cura. Por este motivo, é fundamental manter as consultas preventivas em dia para que seja feito o monitoramento de doenças com exames

Quando passamos a enxergar a pandemia do coronavírus além de seus impactos diretos, podemos observar os diferentes prejuízos à saúde que este momento representa. Sabendo disso, é possível adotar cuidados com a saúde que sejam essenciais não só para evitar a Covid-19, mas também prevenir contra outras doenças e síndromes que possam afetar a integridade física e mental, garantindo o bem-estar, saúde e qualidade de vida!

Este conteúdo foi útil? Então, confira também como cuidar da saúde no Outono com dicas simples e eficazes!

Rate this post
Cuidados com a saúde na pandemia: confira 7 fundamentais
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM