Mamografia digital: por que fazer no Espaço Mama da Clínica CEU?

A mamografia é o exame diagnóstico que deve ser realizado anualmente para mulheres acima dos 40 anos. Sua finalidade é prevenir e diagnosticar doenças como o câncer de mama. Atualmente, a mamografia digital é considerada uma das formas mais eficientes para diagnósticos na região mamária.

Segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), o câncer de mama é o que mais afeta mulheres no mundo. São quase 500 mil mortes por ano. Da mesma forma, uma estimativa do Ministério da Saúde aponta que, por ano, mais de 50 mil novos casos da doença serão desenvolvidos. 

Por este motivo, a mamografia digital se tornou um exame fundamental, que contribui para um diagnóstico precoce e melhores chances de cura com um tratamento adequado. Pensando neste assunto, trouxemos a leitura de hoje para você entender porque escolher o Espaço Mama da Clínica CEU para realizar sua mamografia digital é a melhor opção. Acompanhe!

O que é a mamografia digital?

A mamografia digital é um exame diagnóstico que utiliza um aparelho, chamado mamógrafo, para avaliar a saúde das mamas. Durante o período do exame, baixas doses de radiação são emitidas nas mamas. 

Essa é a forma usada para tornar possível a visualização de malformações ou anormalidades na região mamária. Por meio de tecnologia ultra sensível, a mamografia digital é um exame extremamente preciso. 

Com a compressão das mamas, o mamógrafo obtém imagens que permitem realizar um diagnóstico preciso. Assim, após o procedimento, as imagens são geradas em alta definição, melhorando seu resultado para que o profissional possa interpretá-lo da melhor forma.

A mamografia digital tem como papel identificar doenças como o câncer de mama e outras alterações. Dessa maneira, o método é capaz de encontrar nódulos, microcalcificações e tumores em fase inicial. Ou seja, quando ainda não são perceptíveis nem mesmo ao autoexame preventivo. 

Outra função é mostrar quais são as características do nódulo encontrado, seu tipo, tamanho e se benigno ou maligno. Em outras palavras, a mamografia digital contribui fortemente para um diagnóstico precoce e completo.

Como ela funciona?

A mamografia digital funciona como um raio-x da mama. Para a emissão de raios pelo mamógrafo, as mamas são posicionadas e comprimidas uma a uma, até que tomem o formato de disco e recebem a baixa dose de radiação.

A radiação emitida é medida por um sensor digital ligado ao computador, responsável por transformar a leitura em imagens de alta definição. Assim, o profissional que realiza o exame poderá avaliar o resultado e emitir um laudo.

Existem importantes diferenças entre a mamografia digital e a mamografia convencional. No exame convencional, existe o uso de filme fotográfico para revelar as imagens obtidas, em vez da versão digital computadorizada. 

Essas imagens podem sofrer certos danos pela ação do tempo, clima e forma de armazenadas, o que pode prejudicar a análise dos médicos e o acompanhamento anual. Além da praticidade da imagem digital, a mamografia digital também apresenta algumas vantagens:

  • Tempo de duração do exame é menor, permitindo menos exposição à radiação;
  • É mais confiável para a detecção de nódulos pequenos (menores que 1 cm);
  • O resultado é instantâneo, dispensando o uso de químicos e chapas para revelação;
  • Permite o uso de contraste, caso necessário, para avaliação da circulação da mama (vasos sanguíneos);
  • É indicada para mulheres com mamas maiores ou mais densas (com muitas glândulas).

Outra vantagem da mamografia digital é que o exame causa menor desconforto quando comparado ao convencional. Por ser mais rápida e ter a compressão contínua, a mamografia digital não causa nenhum tipo de lesão às mamas. Da mesma forma, mulheres com implantes de silicone podem realizar o exame com tranquilidade, visto que as chances de rompimento da prótese são mínimas. 

Por que fazer o seu exame de mamografia digital no Espaço Mama da Clínica CEU?

O Espaço Mama da Clínica CEU foi criado para oferecer em um único lugar todos os procedimentos para diagnosticar lesões mamárias. A principal preocupação da clínica é oferecer essas vantagens às pacientes de forma acolhedora. 

Afinal, é comum que as pacientes sintam medo e receio antes de realizar exames como a mamografia digital. O Espaço Mama conta com grande investimento em tecnologia, com aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração. Por meio desses equipamentos, é possível diagnosticar o câncer de mama, ainda que em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.

A mamografia digital realizada no Espaço Mama contribui também para aliviar o desconforto durante o exame. Com tecnologia Smartcurve, aparelho de última geração, é possível reduzir de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização do exame. Isso porque, o aparelho é adaptado à anatomia da mulher. 

Neste ano, o Espaço Mama recebeu a certificação do Programa de Qualidade em Mamografia, uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos. A certificação foi um reconhecimento por seu trabalho no espaço voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, usando equipamentos de alta resolução. 

O Espaço Mama da Clínica CEU é o local que oferece uma solução completa, contribuindo para diagnósticos de lesões mamárias de forma rápida e segura, visto que também realiza procedimentos minimamente invasivos como biópsias, punções e marcações cirúrgicas.

Ficou interessada em realizar sua mamografia digital no Espaço Mama? Então, solicite seu agendamento online agora mesmo!

Rate this post
Mamografia digital: por que fazer no Espaço Mama da Clínica CEU?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM