Onde fazer ultrassom com contraste em BH

A ultrassonografia é um dos exames mais requisitados em consultórios médicos. Isso porque ele é um dos mais seguros, rápidos e eficazes. Nesse sentido, a modalidade de contraste também se destaca. Você sabe onde fazer ultrassom com contraste em BH? Confira neste artigo

O ultrassom com contraste é um exame de imagem que utiliza ecos de ondas sonoras e é requisitado para complementar o ultrassom convencional. Isso porque ele pode fornecer mais dados e aprimorar a definição das imagens, auxiliando o médico especialista e orientando um diagnóstico conclusivo.

Muitas vezes, a ultrassonografia contrastada é indicada para avaliações abdominais, musculares e vasculares. Problemas no colo do útero, na tireoide, rins e tumores são algumas das condições que o método pode detectar. 

Entenda mais do que se trata, como funciona e onde fazer o ultrassom com contraste em BH.

Como funciona o contraste na ultrassonografia

A ultrassonografia com contraste por microbolhas é um método avançado de diagnóstico por imagem. Com ele em mãos, o médico especialista pode identificar lesões impossíveis de serem observadas de outras formas

O contraste por microbolhas não é radioativo e é muito seguro, ao contrário de exames que fazem contrastes gadolínios (na ressonância magnética) e iodados (na radiologia), que podem ser prejudiciais aos rins.

A técnica é de uso recente no Brasil. Aqui dispomos do contraste Sonovue®, fabricado na Suíça e já utilizado pelos países europeus há muitos anos. 

As microbolhas na ultrassonografia por contraste

As microbolhas de gordura (ou lipídeos) envolvem um gás inerte (hexafluoreto de enxofre). A inserção desse elemento no organismo se dá por meio de injeção. Tais bolhas são tão pequenas que chegam a ser muito menores que as próprias células sanguíneas.

As microbolhas artificiais circulam por poucos minutos no sangue, são inertes e eliminadas pelo próprio organismo rapidamente.

Enquanto percorrem o organismo, um equipamento ultrassonográfico capta as imagens geradas pelas microbolhas. O exame também possibilita o tratamento de tumores locais e a realização de biópsias guiadas.

Indicações do ultrassom com contraste

Sempre que for necessário investigar mais a fundo os resultados de um ultrassom convencional, vale apostar no uso do contraste. 

Além disso, de forma geral, existem indicações específicas, como:

  • Avaliação de lesões pontuais no rim e fígado – pré e pós diagnóstico;
  • Avaliação de LFH descobertas incidentalmente em fígados normais;
  • Análise de trombos em veias do sistema aorta;
  • Análise pré, per e pós-ablação de tumores por radiofrequência (ARF) ou alcoolização: 
  • Avaliação do trauma abdominal
  • Avaliação pós-transplante 
  • Avaliação intraoperatória de metástases hepáticas e de CHC;
  • Acompanhamento pós cirúrgico de tratamento de aneurisma de aorta abdominal;
  • Distinguir pseudo-oclusão de oclusão de artérias carótidas cervicais;
  • Em casos de inconclusões de TC e RM;
  • rastreamento e avaliação de nódulos na hepatopatia crônica;
  • Estadiamento e seguimento de pacientes oncológicos: detecção de METs hepáticas, bem como resposta à quimioterapia

Contraindicações da ultrassonografia contrastada

O exame de contraste possui pouquíssimas contraindicações. Por outro lado, como qualquer procedimento, existem os riscos de efeitos colaterais.

Eles não são indicados a pessoas que tenham condições pulmonar ou cardíaca, como: alterações e insuficiências cardíacas, síndrome de dificuldade respiratória do adulto, hipertensão pulmonar grave dentre outras.

Em relação as grávidas, não há consenso sobre sua liberação, sendo necessária permissão médica.

Os efeitos colaterais do exame

Na maioria dos casos os efeitos colaterais não são manifestados. Em raros casos, por sua vez, pode haver branda sensação de frio ou calor no momento dá injeção, falta de ar, alterações na pressão arterial ou pulso e sensações de gosto.

Qualquer alteração durante ou após o exame deve ser comunicada ao médico. Aqui, vale uma dica de ouro: mantenha seu histórico familiar sempre atualizado!

Qual a preparação para o ultrassom com contraste?

Um dia antes do exame, deve-se evitar ingestão de substâncias que possam produzir gazes intestinais, como: frituras, leite e derivados, bebidas alcoólicas, repolho, feijão e outros.

É importante que a última refeição, na véspera, seja feita até as 21 horas, com pequenos lanches até a meia noite.

Deve ser feito jejum de pelo menos 8 horas, inclusive de cigarro, e reter a urina por duas antes do exame.

É importante pontuar que o paciente deverá assinar um Termo de Consentimento. De toda forma, todos os detalhes sobre o exame devem ser explicados por seu médico. Por isso, é importante contar com profissionais sérios e uma clínica de confiança.

Onde fazer ultrassom com contraste em BH

A Clínica CEU está situada em Belo Horizonte desde 1987 e tem a missão de levar atendimento de qualidade a seus clientes. Realizamos exames de imagem com equipamentos licenciados e os métodos mais modernos do mercado, inclusive a ultrassonografia com contraste por microbolhas.

Nossa matriz fica situada na área hospitalar de Belo Horizonte: Avenida Francisco Sales, nº 1656, Santa Efigênia

Faça seu ultrassom com contraste em BH conosco. Solicite o agendamento online do seu exame aqui.

Onde fazer ultrassom com contraste em BH
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM