Usar máscara durante atividade física: é possível sem afetar a respiração?

Usar máscara se tornou um cuidado essencial nos últimos anos. Além do distanciamento social e higienização das mãos, o uso da máscara contribui para evitar a infecção por meio do Novo Coronavírus. Além disso, o retorno das atividades físicas em ambientes fechados graças ao avanço da vacinação permitiu que academias e outros centros de treinamento voltassem a receber seus alunos. 

Contudo, uma queixa comum em ambientes como esse está relacionada a uma das principais formas de proteção contra a Covid-19. Afinal, usar máscara durante a atividade física afeta a respiração? É isso que você vai saber continuando a leitura conosco! Acompanhe:

É mito ou verdade que usar máscara durante a atividade física prejudica a respiração?

É um mito.  Pois, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) conduziram um estudo que apontou que, diferente do que muitos imaginam, usar máscara como forma de proteção durante a prática de atividades físicas é seguro, mesmo em diferentes intensidades

A pesquisa concluiu que, ainda que usar máscara possa causar desconforto, ela não interfere nos padrões de respiração, assim como na fisiologia cardiovascular. A análise foi realizada com 17 homens e 18 mulheres saudáveis com testes cardiopulmonares em esteira. 

Esses participantes cumpriram duas sessões de corrida, uma utilizando uma máscara de tecido de três camadas e outra sem a proteção. Os pesquisadores puderam avaliar as respostas do organismo de cada candidato por meio da troca de gases expirados e inspirados durante o ciclo de exercícios em intensidade variada.

Dessa forma, o estudo mostrou que usar máscara durante exercício físico não é prejudicial para a respiração, visto que não afeta a saturação de oxigênio. O uso da proteção não alterou o funcionamento corporal, os níveis de saturação, frequência cardíaca, percepção de esforço e pressão arterial são mantidos dentro do esperado, mesmo em intensidade mais crítica de exercício.

É indispensável usar máscara durante atividade física?

Sim. Considerando que a máscara serve como uma forma de bloqueio para impedir a transmissão do vírus para outra pessoa, ela é indispensável também durante exercícios realizados em espaços fechados, como academias e centros esportivos. 

Assim, mesmo após quase dois anos de pandemia, usar a máscara ainda é fundamental, principalmente com o número de variantes do vírus existentes até o momento. 

Qual a melhor máscara para usar durante a atividade física?

A máscara ideal deve cobrir nariz e boca completamente. Quando for utilizada, deve ser manuseada pela alça ou elástico, evitando tocar na parte que cobre o rosto. 

Além disso, quando não descartáveis, as máscaras devem estar sempre higienizadas, sendo trocadas todas às vezes que estiveram molhadas ou sujas.

A melhor máscara para usar durante a atividade física é aquela que promove a proteção completa, sem sair do lugar durante o exercício. Atualmente, o mercado conta com marcas que apresentam máscaras anatômicas, com vedação completa e a possibilidade do uso de filtro e higienização. 

Seja máscara de pano, de tripla camada, PFF2 ou as desenvolvidas especialmente para atividades físicas, é importante entender que, independente do modelo, a vedação deve ser total, mantendo a máscara apertada ao rosto, sem espaçamentos nas laterais. Assim, a entrada ou saída de gotículas é vedada. 

Outra observação importante é lembrar-se de trocar a máscara a cada duas horas, ou antes, caso esteja molhada.

Como praticar atividade física na pandemia?

Durante a pandemia, muitas pessoas deixaram de realizar exercícios físicos por medo do contágio. No entanto, ainda que a rotina de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus tenha levado a algumas restrições, é possível manter a saúde durante o isolamento social. O mais importante é se movimentar mantendo os cuidados abaixo:

  • pratique atividades de preferência em locais abertos;
  • procure realizar alongamentos diariamente, ou seja, para reduzir as chances de lesões musculares;
  • sempre higienize as mãos entre um exercício e outro;
  • utilize máscara sempre;
  • escolha atividades prazerosas como dançar, subir e descer escadas, pular corda, caminhar, cuidar do jardim e brincar com as crianças caso não se sinta à vontade em espaços fechados.

Como você pode ver neste conteúdo, usar máscara não prejudica a respiração durante a atividade física. Por isso, deixe as desculpas de lado e comece hoje mesmo a se movimentar, mesmo que gradualmente. Afinal, os exercícios físicos são essenciais para manter a saúde física e mental em ordem!

Gostou deste conteúdo? Então, conheça as principais atividades físicas para idosos!

Rate this post
Usar máscara durante atividade física: é possível sem afetar a respiração?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM