Como cuidar da saúde no Outono com dicas simples e eficazes

Com a chegada do Outono, no dia 20 de março, muitos brasileiros comemoraram a mudança do clima. Afinal, essa é uma das estações preferidas de muitas pessoas por suas características parecidas com o Verão e também o Inverno. Contudo, saber como cuidar da saúde é fundamental neste período do ano.

Isso porque, a mudança brusca de temperatura e queda da umidade relativa do ar podem agravar muitas doenças, principalmente, alergias e síndromes respiratórias. Por isso, saber como preveni-las é a melhor forma de manter-se saudável e aproveitar melhor a estação.

Para que você saiba como evitar a transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias, comuns no Outono, separamos no post de hoje. Nele, você irá encontrar algumas dicas simples e eficazes de como cuidar da saúde nesta estação. Continue a leitura para conferir!

Como cuidar da saúde no Outono

Durante o Outono, as pessoas estão mais vulneráveis ao desconforto que a mudança de estação pode provocar. No entanto, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas apresentam maiores chances de desenvolver síndromes gripais como bronquites, sinusites e pneumonias.

Além disso, outros problemas podem se tornar frequentes, como irritação nos olhos, coceira e secura, resultando em quadros de conjuntivite, também comum no Outono.

Nesta estação, doenças virais costumam se agravar, pois, a mudança nas temperaturas acaba levando as pessoas a buscarem abrigo em locais fechados,. Ou seja, isso é um fator que aumenta a incidência de doenças que são transmitidas pelo ar.

Entretanto, o Outono pode afetar a saúde de outras formas pela propensão ao ressecamento da pele, rachaduras e alergias. Para que você não sofra com nenhum desconforto como esses e preserve seu bem-estar durante essa estação, conheça as dicas de como cuidar da saúde no Outono.

Evite ambientes fechados

Principalmente, durante o período de pandemia em que vivemos, causada pelo Coronavírus, evitar locais fechados e aglomerações deve ser a primeira dica de como cuidar da saúde. O cuidado precisa ser tomado tanto a no Outono como em outra qualquer estação. 

Locais fechados favorecem a proliferação de alguns vírus e bactérias transmitidos pelo ar. Por isso, durante o Outono, essas doenças se tornam mais comuns. 

No entanto, ainda que seja necessário se refugiar em ambientes fechados em dias mais frios, evite locais com pouca circulação de ar. Dessa forma, priorize sempre ambientes externos, deixe janelas abertas para que o ar se renove, e dê preferência para ficar em casa.

Beba muita água

Algumas doenças respiratórias são decorrentes do ar frio por deixar as vias aéreas mais secas. Isto é, permitindo que vírus e bactérias se instalem facilmente. Outra dica sobre como cuidar da saúde é adotar o hábito de beber muita água. Manter o corpo e a pele hidratados pode ajudar na prevenção de algumas doenças comuns no Inverno.

Mantenha a pele hidratada

Durante as estações mais frias do ano, a pele do nosso corpo costuma ficar mais seca que o comum. Isso pode aumentar irritações, rachaduras e alergias superficiais da pele, principalmente em regiões mais expostas, como o rosto, pescoço, lábios e bochechas. Por isso, algumas formas de como cuidar da saúde da pele no Outono é:

  • usar cremes e hidratantes para o corpo;
  • Evitar banhos quentes e muito demorados;
  • passar protetor solar também em dias nublados e frios;
  • hidratar os lábios com protetores labiais;
  • diminuir o uso de buchas corporais;
  • evitar o uso de produtos que contenham ácidos e esfoliantes.

Lave sempre as mãos para cuidar da saúde

Outra dica muito importante de como cuidar da saúde em todos os períodos do ano é realizar a lavagem frequente das mãos. Essa simples ação pode evitar a transmissão de doenças respiratórias e também gastrointestinais.

Higienizar as mãos deve ser um hábito, afinal, estamos em contato constante com diversos objetos que podem ser contaminados por diversos vírus. Por esse motivo, é fundamental lavar as mãos sempre com água e sabonete, finalizando a limpeza com o uso de álcool em gel.

Higienize suas roupas

Além das dicas acima sobre como cuidar da saúde, os cuidados para reforçar o aumento da imunidade devem começar dentro de casa. Quando a limpeza do ambiente doméstico não é adequada, bactérias, ácaros, fungos e poeira ganham força e se tornam desencadeadores para o aparecimento de algumas alergias e doenças respiratórias.

Além das roupas de frio que ficam durante meses guardadas em nosso guarda-roupa, outros utensílios podem ser considerados o habitat ideal para micro-organismos que afetam a saúde, como lençóis, cortinas, toalhas de mesa e de banho.

Dessa forma, é preciso evitar guardar roupas úmidas, principalmente no Outono, e ter como hábito a troca de lençóis e toalhas de banho e mesa uma vez por semana. Além disso, antes de utilizar roupas que estavam há muito tempo guardadas, lave-as e deixe-as secando ao sol.

Seguindo as dicas sobre como cuidar da saúde de forma simples e eficaz, você poderá ter bem-estar e qualidade de vida no Outono. E lembre-se, manter o sistema imunológico em alta é outra forma de evitar doenças durante todo o ano!

Gostou destas dicas? Então, conheça também 6 substâncias importantes para turbinar sua imunidade!

Rate this post
Como cuidar da saúde no Outono com dicas simples e eficazes
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM