Aumentar a imunidade: 6 dicas valiosas para e fortalecer o organismo durante o verão

Seja em qualquer época do ano, viver de forma saudável é fundamental para aumentar a imunidade e proporcionar a melhora da qualidade de vida. Contudo, é no verão que se torna ainda mais fácil desenvolver esses hábitos. Afinal, o calor ajuda a optar por uma alimentação mais leve, aumentar a hidratação e contribuir no aumento da exposição solar.

Ainda que muitos não saibam, a imunidade baixa pode trazer diversos problemas para o corpo além do cansaço e desânimo. A baixa no sistema imunológico contribui para o desenvolvimento de infecções, gripes, febres e outras doenças oportunistas que aparecem quando o organismo não está bem com suas células de defesa. 

Sendo o sistema imune o responsável por combater a entrada de vírus, bactérias e outros intrusos em nosso organismo, colocar em prática 6 dicas para aumentar a imunidade no verão é uma forma de começar o ano com saúde e bem-estar. Por isso, acompanhe a leitura a seguir!

6 dicas para aumentar a imunidade durante o verão

Aumentar a imunidade é uma forma de evitar doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e outros parasitas que acabam invadindo o organismo quando o sistema imunológico não está bem. Além de realizar mudanças nos hábitos, como o tabagismo, consumo excessivo de álcool, açúcar e sal, outras alternativas ajudam a contribuir para fortalecer a imunidade no verão. Confira.

1. Tenha uma alimentação saudável

Principalmente durante o verão, a alimentação deve ser leve e saudável. A ingestão de alimentos pesados e gordurosos pode prejudicar o organismo. Afinal, a digestão será mais lenta, exigindo maior gasto de energia em casos como esse.

Uma boa forma de aumentar a imunidade é realizando refeições balanceadas, com vitaminas, sais minerais, gorduras boas e outros alimentos que ajudam na produção das células de defesa. Entre eles, podemos citar:

  • frutas cítricas;
  • cereais;
  • oleaginosas;
  • vegetais;
  • hortaliças escuras;
  • peixes.

2. Receba alguns minutos de sol todos os dias

Além dos alimentos saudáveis, maior exposição ao sol durante o verão é outra dica importante para aumentar a imunidade. Essa prática é fundamental para que o organismo produza vitamina D, essencial na regulação do sistema imunológico.

Por isso, inclua na sua rotina a exposição ao sol por 20 minutos ao dia. Entretanto, não se esqueça de escolher o melhor horário para isso. O ideal é receber o sol até às 10 horas da manhã e após às 16 horas da tarde.

3. Beba muita água

O calor do verão acaba tornando essa dica fácil de colocar em prática. Beber água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, aumentar a imunidade e melhorar a absorção de vitaminas. 

As vitaminas hidrossolúveis, absorvidas somente na presença da água, estão presentes em nosso corpo e são muito importantes para o sistema de defesa. Portanto, beba no mínimo 2 litros de água ao dia.

4. Cuide da saúde mental

O estresse excessivo é um fator que contribui para a queda da imunidade, deixando o organismo desprotegido diante do aparecimento de doenças. Seja com a tensão do trabalho ou estresse diário, o desequilíbrio emocional pode impedir que nossas células funcionem adequadamente. 

Para aumentar a imunidade, praticar fugir do estresse e ansiedade na rotina é essencial. Procure realizar atividades que tragam prazer, praticar atividades físicas, meditar e também fazer terapia. Afinal, é preciso cuidar do corpo e da mente.

5. Diminua o consumo de álcool

O consumo excessivo do álcool é um fator que diminui a imunidade no organismo, contribuindo para o desenvolvimento de problemas gástricos, renais, hepáticos e também psicológicos. Por isso, para evitar a desidratação e aumentar a imunidade, diminua a quantidade de álcool ingerida. Além disso, sempre que beber, lembre-se de consumir muita água junto. 

6. Durma bem para aumentar a imunidade

É comprovado que pessoas que dormem menos de 6 horas por noite estão mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, a falta do sono de qualidade dificulta a produção de novas células durante o descanso, diminuindo a imunidade e deixando o indivíduo vulnerável.

Para que isso não aconteça, manter o sono de em média 7 ou 8 horas por noite é o recomendado. Para ter energia e aproveitar melhor os dias de verão, dormir cedo é uma boa forma de repor as energias e acordar com disposição.

Neste conteúdo, você pôde conferir 6 dicas para aumentar a imunidade e fortalecer seu organismo durante o verão. Caso esteja apresentando sinais como cansaço, desânimo e tenha resfriados e infecções recorrentes, procure um médico. O auxílio de um profissional é fundamental para ajudar a proteger o sistema imune, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e bem-estar. 

Agora que você sabe como aumentar a imunidade, confira também quais exames não pode deixar de fazer no check up médico de fim de ano!

4.2/5 - (32 votes)
Aumentar a imunidade: 6 dicas valiosas para e fortalecer o organismo durante o verão
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM