Espaço Mama: por que ele é o local ideal para você fazer a mamografia?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é mais comum entre as mulheres, além de ser o segundo tipo mais frequente no mundo. A mamografia digital se tornou um exame fundamental, que contribui para um diagnóstico precoce e melhores chances de cura do câncer, proporcionando um tratamento adequado.  O Espaço Mama da Clínica CEU foi criado para oferecer em um único lugar procedimentos como a mamografia digital, ajudando no diagnóstico das lesões mamárias.

A seguir, veja por que você deve escolher o Espaço Mama para realizar os exames de prevenção ao câncer de mama!

O que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais na região das mamas, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A doença pode ter diferentes tipos, com crescimento rápido ou mesmo lento. Na maioria dos casos, quando diagnosticada e tratada de forma precoce, o câncer apresenta bom prognóstico.

Para detecção precoce do câncer de mama, é importante que a mulher realize exames de rotina, como a mamografia. O exame deve ser feito por mulheres que ainda não apresentam os sintomas do câncer de mama, mas que se encontram numa faixa etária de risco e tenham propensão à doença.

A mamografia digital, quando realizada corretamente, é efetiva na redução de mortalidade pelo câncer de mama, arrefecimento de perturbações familiares e redução de traumas físicos.

O que é a mamografia digital?

A mamografia digital é um exame diagnóstico que utiliza um aparelho, chamado mamógrafo, para avaliar a saúde das mamas. Durante o período do exame, baixas doses de radiação são emitidas nas mamas.

Essa é a forma usada para tornar possível a visualização de malformações ou anormalidades na região mamária. Por meio de tecnologia ultra sensível, a mamografia digital é um exame extremamente preciso.

Com a compressão das mamas, o mamógrafo obtém imagens que permitem realizar um diagnóstico preciso. Assim, após o procedimento, as imagens são geradas em alta definição, melhorando seu resultado para que o profissional possa interpretá-lo da melhor forma.

A mamografia digital tem como papel identificar doenças como o câncer de mama e outras alterações. Dessa maneira, o método é capaz de encontrar nódulos, microcalcificações e tumores em fase inicial. Ou seja, quando ainda não são perceptíveis nem mesmo ao autoexame preventivo.

Outra função é mostrar quais são as características do nódulo encontrado, seu tipo, tamanho e se benigno ou maligno. Em outras palavras, a mamografia digital contribui fortemente para um diagnóstico precoce e completo.

Por que escolher o Espaço Mama para a mamografia digital?

A principal preocupação do Espaço Mama é que isso seja oferecido às pacientes de maneira acolhedora. Afinal, é comum que as pacientes sintam medo e receio antes de realizar exames como a mamografia.

Por isso, a clínica foi criada de forma aconchegante para melhorar a experiência das pacientes, desde o primeiro contato. Ou seja, cada exame conta uma história, representa uma pessoa, e cada pessoa merece todo o nosso esforço em sermos cada dia melhores, isso faz parte da nossa missão.

Além disso, o espaço conta com grande investimento em tecnologia, com aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração, permitindo diagnósticos de câncer de mama que tenham pequenas dimensões, ainda em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.

A mamografia realizada no Espaço Mama contribui também para aliviar o desconforto durante o exame. Com tecnologia Smartcurve, o aparelho de última geração que reduz de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização da mamografia. Pois, ele é adaptado à anatomia da mulher.

Além disso, ao identificar casos com alterações mamárias, o Espaço Mama realiza o acompanhamento ativo junto à paciente e o médico assistente, buscando a melhor conduta para o tratamento.

Os resultados passam por auditoria para a criação de estatísticas de acordo com a classificação Bi-Rads (Breast Imaging-Reporting and Data System), Sistema de Relatório de Dados sobre Imagem da Mama.

Atualmente, o Espaço Mama da Clínica CEU recebeu a certificação no Programa de Qualidade em Mamografia por seu trabalho neste espaço voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, utilizando equipamentos de alta resolução. A aprovação é mais um dos passos da Clínica CEU e do Espaço Mama em busca de um atendimento de qualidade, excelência e eficácia.

Aproveite a Campanha Outubro Rosa e faça já o agendamento de sua mamografia digital no Espaço Mama da Clínica CEU!

Espaço Mama: por que ele é o local ideal para você fazer a mamografia?