O Programa de Qualidade em Mamografia (PQM) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de vigilâncias sanitárias locais e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). O objetivo do programa é noticiar e certificar os serviços de mamografia do país, garantindo a qualidade no atendimento.
Atualmente, o Espaço Mama da Clínica CEU recebeu a certificação no Programa de Qualidade em Mamografia por seu trabalho neste espaço voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, utilizando equipamentos de alta resolução. A aprovação é mais um dos passos da Clínica CEU e do Espaço Mama em busca de um atendimento de qualidade, excelência e eficácia.
Continue a leitura para entender a importância desta certificação do INCA recebida pelo Espaço Mama!
O Espaço Mama da Clínica CEU foi criado para oferecer em um único lugar os procedimentos para diagnosticar lesões mamárias. A principal preocupação da clínica é que isso seja oferecido às pacientes de maneira acolhedora. Afinal, é comum que as pacientes sintam medo e receio antes de realizar exames como a mamografia.
Por isso, o Espaço Mama foi criado de forma aconchegante como forma de melhorar a experiência das pacientes, desde o primeiro momento de contato com a clínica. Ou seja, cada exame conta uma história, representa uma pessoa, e cada pessoa merece todo o nosso esforço em sermos cada dia melhores, isso faz parte da nossa missão.
Além disso, o espaço conta com grande investimento em tecnologia, com aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração, permitindo diagnósticos de câncer de mama que tenham pequenas dimensões, ainda em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.
A mamografia realizada no Espaço Mama contribui também para aliviar o desconforto durante o exame. Com tecnologia Smartcurve, o aparelho de última geração que reduz de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização da mamografia. Pois, ele é adaptado à anatomia da mulher.
Ao oferecer uma solução completa em um único espaço, a CEU contribui agilizando os diagnósticos de lesões mamárias. Assim, o Espaço Mama realiza também procedimentos minimamente invasivos, como punções, biópsias e marcações pré-cirúrgicas.
A equipe altamente capacitada também contribui para que o Espaço recebesse a certificação do INCA, com corpo clínico 100% formado por radiologistas dedicados à imaginologia mamária. Além disso, possui um time de médicas experientes e preparadas para um atendimento feito com carinho, cuidado e humanização.
Instituído em 2012, o Programa de Qualidade em Mamografia do INCA é responsável por implementar ações nacionais para o aprimoramento na qualidade das mamografias, no contexto de ações de detecção precoce do câncer de mama.
Para receber a certificação do Programa de Qualidade em Mamografia do INCA, a clínica deve responder aos critérios exigidos que tornam possível controlar a qualidade das imagens, atendimento e assistência de qualidade, e garantir um diagnóstico correto para o desenvolvimento do tratamento adequado. A seguir, conheça os critérios exigidos pelo programa de certificação do INCA.
Critérios de qualidade para a identificação, compressão e posicionamento em mamografia:
Critérios anatômicos de qualidade da imagem em mamografia:
Critérios físicos de qualidade da imagem em mamografia:
A prevenção e detecção precoce do câncer de mama são estratégias com o mesmo objetivo: a redução da mortalidade pela doença, entretanto, por vias diferentes. A prevenção pede que as pessoas adotem hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores ambientais de risco para reduzir as chances do desenvolvimento do câncer de mama, bem como analisar estratégias profiláticas para casos em que o risco seja elevado para a doença detectada geneticamente.
Já a detecção precoce por meio da mamografia é a forma das pessoas descobrirem a doença, caso ela esteja presente, cada vez mais cedo, possibilitando que o tratamento tenha grandes chances de cura. Juntas, as estratégias fazem parte de diferentes frentes do combate ao câncer de mama.
De acordo com o INCA, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais por meio da mamografia, aumentando as chances de tratamento precoce e cura. Dessa forma, uma das recomendações é que o rastreamento por meio do exame seja realizado em mulheres acima de 40 anos, ou em mulheres com idade inferior que apresentem casos na família.
O papel do exame é ajudar a identificar o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas, período em que seu desenvolvimento já pode estar avançado, diminuindo as chances de cura e aumentando complicações para o tratamento.
Na leitura de hoje você conheceu a importância da mamografia para o diagnóstico do câncer de mama. Da mesma forma, pôde conferir como o Espaço Mama é atualmente um dos melhores centros de diagnósticos em lesões mamárias, oferecendo qualidade, acolhimento e segurança à paciente, motivos que levaram a sua certificação pelo Programa de Qualidade em Mamografia do INCA.
Se você precisa realizar exame de mamografia, solicite um agendamento online e venha para o Espaço Mama!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9