Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais: porque a prevenção é primordial?

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais. Essa data se torna cada vez mais importante, de modo a conscientizar a população sobre os riscos das hepatites virais e seus tratamentos.

Atualmente, as hepatites virais B e C acometem 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. No entanto, essa doença é tratável e também evitável. Além disso, no caso da Hepatite C, pode ser curável. A seguir, confira um pouco mais sobre o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais e sua importância.

O que é o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais?

O Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, é uma data que reforça a importância dos métodos de prevenção e controle dessa doença que afeta o fígado, é provocada por vírus e nem sempre seu diagnóstico é feito com precisão.

Por que foi criado o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais?

O Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2010, como forma de alertar sobre a importância da prevenção e controle dessa inflamação que atingiu mais de 670 mil brasileiros entre 1999 e 2019, conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

O que são as hepatites virais?

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado, e apresentam início assintomático, ou seja, sem sintomas. No entanto, essa condição acaba evoluindo para quadros mais sérios. As hepatites virais podem ser agudas ou crônicas, de acordo com o vírus transmitido.

O tipo agudo da doença é o mais comum e tem como causas as hepatites  A, B, C, D e E, além de outras doenças virais, infecções por ameba ou bacteriana, medicamentos e drogas. A hepatite crônica tem como causa as hepatites  B, C e D. A seguir, conheça um pouco mais sobre a manifestação e sintomas de cada uma delas.

Hepatite A

A hepatite A geralmente se manifesta ao final da infância e início da vida adulta. A doença não é fatal e não apresenta manifestação dos sintomas no estágio inicial. Atualmente, é possível contar com a vacina para a hepatite A, administrada em duas doses.

Quando estão presentes, os sintomas são gripe com febre, mal-estar, mialgias, icterícia e, por fim, falta de apetite e vômitos.

Com relação ao tratamento, recomenda-se o repouso moderado, alimentação pobre em gorduras e rica em proteínas.

Hepatite B

A hepatite B é o tipo mais perigoso da doença em todo o mundo e pode ser fatal. Para prevenção, existe a vacina contra hepatite B, administrada em três doses e pode ser tomada por todos, desde que não-infectados.

Ela se manifesta, sobretudo em crianças e em jovens adultos, seja por vias sexuais ou compartilhamento de seringas e instrumentos de drogas injetáveis.

A doença logo apresenta sintomas, que são:

• mal-estar;
  •  febre;
  •  dores abdominais;
  • fezes e urinas claras;
  • icterícia.

Para o tratamento é recomendado repouso e terapia medicamentosa.

Hepatite C

Os principais acometidos pela hepatite C são pessoas que passaram por transfusão de sangue até 1992 e consumidores de drogas injetáveis. A doença evolui para crônica em 80% dos casos, pode ser fatal e não conta com vacina.

Na maioria dos casos não há manifestação de sintomas, no entanto, quando estão presentes, são:

• perda de apetite;
  •  mal-estar geral e intestinal;
  •  febre;
  •  letargia;
  • dores na zona do fígado, eentre outros.

Em  relação ao tratamento, geralmente, é realizada terapia medicamentosa e, em casos mais graves, fazer um transplante de fígado.

Hepatite D

A hepatite D pode se manifestar simultaneamente (tipo grave ou co-infecção) ou após o contato com o tipo B (superinfecção). No último caso, a hepatite aguda grave evolui para a crônica em 80% dos casos e pode até mesmo resultar em cirrose.

Não há uma vacina específica para a hepatite D. No entanto, a vacina contra a hepatite B consegue prevenir em até 95% desses casos.

Os sintomas na co-infecção são:

• fadiga;
  • anorexia;
  • letargia;
  •  náuseas; fezes e urina claras;
  • icterícia.

Na superinfecção os sintomas são semelhantes, mas menos intensos.

Infelizmente não há tratamento 100% eficaz. De toda forma, faz-se uso de medicamentos que apresentam resultados positivos em alguns casos.

Hepatite E

A hepatite E não é uma doença grave, exceto em casos fulminantes, frequente nas mulheres grávidas. Não há vacina para esta doença. Ela acomete pessoas de todas as idades, que podem apresentar sintomas como:

•  falta de apetite;
  • vômitos;
  •  náuseas;
  •  dores abdominais;
  • febre;
  • icterícia;
  •  mal-estar.
  • aumento no volume do fígado.

Como detectar?

Como em qualquer doença, quanto mais cedo diagnosticado, melhor. Podem ser realizados exames laboratoriais e de imagem, como a elastografia hepática, indicada principalmente para doenças como a hepatite B e C.

Como prevenir a doença?

O Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais traz a importância da prevenção dessas inflamações, tendo uma pessoa infectada em seu convívio ou não. Por isso, confira as principais maneiras de prevenção contra as hepatites virais:

• Evite compartilhar todo e qualquer tipo de objeto que tenha estado em contato com o sangue de outras pessoas;
  • Não partilhe objetos perfurantes e cortantes. Sobretudo aqueles usados para se drogar;
  • Use preservativo em relações sexuais;
  • Certifique-se de que os equipamentos usados para colocar brincos, piercings e fazer tatuagem sejam descartáveis e estejam esterilizados;
  • Cuidado com a higiene: certifique-se de que os alimentos estejam bem estéreis e cuide bem de sua higiene pessoal;
  • Ao viajar para áreas onde a doença é comum, redobre os cuidados de higiene e coloque suas vacinas em dia.

O Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais ajuda a conscientizar a população em relação aos perigos das hepatites, assim como os tratamentos disponíveis e as formas de prevenção. Por isso, é uma data que deve ser comemorada anualmente, garantindo o alcance dessas informações a todos.

Gostou deste post. Então, conheça também outros tipos de exames que ajudam no cuidado com a saúde e na prevenção de doenças e os principais motivos para realizá-los periodicamente.

5/5 - (1 vote)
Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais: porque a prevenção é primordial?