Onde fazer ultrassom em Belo Horizonte? Se você está atrás dessa resposta a Clínica CEU vai te ajudar. Aliás, queremos tirar suas dúvidas sobre os principais tipos desse exame de imagem.
Seja para diagnóstico de anormalidades ou para levantar mais dados durante o tratamento de doenças, o exame de ultrassom é um dos mais bem recomendados.
De fato, os exames de imagem são um avanço conquistado pela medicina moderna, sobretudo para a detecção de doenças precocemente. Confira mais a seguir:
A ultrassonografia ou ecografia é um exame simples, na maioria dos casos indolor, que não resulta em efeitos colaterais e pode ser realizado em gestantes e crianças.
O ultrassom é indicado para detectar problemas desde as camadas superficiais até os órgãos mais internos, como fígado, rins, ovários, trompas, dentre outros, além do acompanhamento da gravidez.
Ele é feito por meio do aparelho transdutor, numa clínica de imagem. O transdutor, uma vez em contato com a região a ser analisada, emite e recebe de volta as ondas sonoras que formarão a imagem da região analisada.
O resultado da ultrassonografia é entregue poucos minutos após a realização do exame e o preparo é indicado apenas em casos específicos.
Veja quais são os tipos de ultrassom onde esse preparo é necessário e onde fazer ultrassom em Belo Horizonte.
Acompanhe a leitura.
A Clínica CEU Diagnósticos é referência no diagnóstico por imagem em Belo Horizonte. Trabalhamos com equipamentos de ponta e os melhores profissionais do mercado, pois o nosso objetivo é sempre oferecer um atendimento excelente aos nossos clientes.
Realizamos diversos tipos de exames de imagem, como:
Localizados na Região Hospitalar de BH, chegar na Clínica CEU é muito fácil. A unidade matriz fica na Av. Francisco Sales, 1.656 no bairro Funcionários, e os horários de funcionamento são:
Agora que você já nos conhece e sabe onde fazer ultrassom em BH, conheça os tipos de ultrassonografia que oferecemos e as principais indicações sobre esses exames.
Conforme apontamos no início do texto, o exame de imagem pode ser usado em diversos tipos de investigações.
Conheça as principais:
O ultrassom obstétrico é o principal meio pelo qual mãe e obstetra acompanham o desenvolvimento de um bebê. Por meio dele, é possível identificar a morfologia, idade gestacional, órgãos, bem estar e crescimento fetal.
De fato, há outros exames, como o ultrassom 3D e 4D, que podem ser feitos, porém apenas para complementar a ultrassonografia obstétrica.
Até mesmo a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que devem ser realizados, pelo menos, três exames ao longo da gestação:
O exame não prejudica o bebê ou a mãe e não é necessário preparo para sua realização. Contudo, é indicado que, a cada novo exame, os resultados anteriores sejam levados para fins de comparação.
Também conhecido como endovaginal ou ultrassonografia ginecológica, o ultrassom transvaginal é indicado em três situações:
Este é um exame de rotina que toda mulher deve fazer, de acordo com orientação de seu ginecologista. Ele leva poucos minutos e não necessita preparos.
O exame busca identificar doenças do sistema urinário e rins, além de seus órgãos adjacentes.
Ele é indicado para pessoas que apresentem sintomas de doenças relacionadas a esses órgãos, que tenham histórico familiar compatível ou mesmo para casos em que o especialista decida investigar as estruturas em questão.
Tem como objetivo avaliar as doenças dos seguintes órgãos e estruturas: fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas, rins e adrenais, baço, bexiga, grandes vasos, cavidade peritoneal e retroperitônio do abdome superior e seios costofrênicos.
O ultrassom dos rins e vias urinárias requer preparação. É necessário que o paciente faça a ingestão de três copos de água e não despreze a urina por uma hora.
O ultrassom abdominal visa analisar todo o abdome em busca de: líquidos, massas, pancadas e traumatismos. O exame geralmente é recomendado caso o paciente apresente queixas de dores abdominais sem causa aparente.
Na avaliação do abdome superior e total são observados o fígado, pâncreas, rins e adrenais, vesícula e vias biliares, baço e outros pontos focais.
O exame necessita preparos, geralmente mediante orientação médica. Por outro lado normalmente solicita-se jejum de 6 horas e que se beba alguns copos d’água antes do procedimento que visa analisar a bexiga.
A ultrassonografia das articulações identifica anormalidades nas estruturas musculares e articulares, como: cotovelo, punho, ombro, quadril, tornozelo e joelho.
Geralmente é indicado em casos de lesões graves ou caso o paciente tenha problemas relacionados às articulações e músculos, ou histórico familiar, como artrites e derrames articulares.
Em todo caso, o especialista é quem determina a necessidade, ou não, dá realização do exame.
O ultrassom das articulações não necessita de preparação.
Por fim, o ultrassom da tireoide ou cervical, mapeia a existência de doenças nas glândulas cervicais – como a tireoide, glândulas submandibulares e paratireoides – tecidos cervicais e linfonodos.
Pessoas que apresentem disfunção na tireoide precisam do exame. Por meio dele é possível conhecer seu tamanho, formato e observar formação de nódulos.
Além disso, o exame pode guiar uma biópsia, caso seja necessária a remoção de amostras para averiguar a suspeita de câncer.
Não é necessária preparação para a ultrassonografia da tireoide.
Como você pôde observar, a Clínica CEU realiza diversos tipos de ultrassons. Cada um desses exames é recomendado para avaliações diferentes, portanto, é essencial o acompanhamento com profissionais de confiança.
Onde fazer ultrassom em Belo Horizonte? Na Clínica CEU. Solicite seu horário de forma rápida e online aqui.
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9