O que é Duplex Scan?

De origem inglesa, o nome duplex scan significa digitalização dupla e é um método que visa analisar os sistemas vasculares e fluxo sanguíneo em busca de anormalidades.

Também chamado de ecodoppler vascular ou ultrassonografia vascular, o procedimento une a tecnologia doppler à imagem ultrassonográfica anatômica bidimensional, sendo indolor e não invasivo. Ou seja, não é usada radiação ou é necessário injetar  substâncias para sua realização.

Quer entender mais sobre o que é duplex scan e quando o exame é recomendado? Confira essas informações neste artigo:

O que é duplex scan e como funciona?

O duplex scan ou ecodoppler vascular é uma técnica computadorizada que possibilita ao médico identificar alterações nas artérias e veias.

Por meio das ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea, são geradas imagens que permitem a análise do funcionamento dos vasos e artérias. O procedimento é feito da mesmo modo como se faz uma ultrassonografia normal.

Nele, o paciente deita-se numa maca e é passado um gel na região em que será feita a observação. O profissional que conduz o ecodoppler vascular utiliza um transdutor que capta as imagens, assim como um ultrassom obstétrico.

No entanto, ao contrário da ultrassonografia, o duplex scan é muito mais preciso e fornece resultados mais abrangentes. Por exemplo, ele pode analisar diversos órgãos, como o coração, abdômen, tireoide, rins, entre outros e, a depender do objetivo do exame. 

Veja alguns tipos:

Ultrassonografia vascular arterial

A categoria arterial visa identificar e quantificar processos de aterosclerose – ou seja, placas de gordura que causam estreitamento das artérias.

Dentro desse tipo de técnica, existem as principais formas de identificação de aterosclerose, sendo as das carótidas e artérias vertebrais – para inspeção de doenças vasculares -, e de artérias renais, mesentéricas e dos membros inferiores – para inspeção de doenças da aorta e doença arterial periférica.

Ultrassonografia vascular venosa

O exame com finalidade de se analisar as veias, por sua vez, tem como principal objetivo identificar obstruções – como coágulos de sangue – nos membros inferiores, ou seja a trombose venosa.

Aliás, esta é uma condição em que se deve tomar especial cuidado pois, estes coágulos, podem se soltar e seguir para os pulmões, onde causam uma condição de risco chamada embolia pulmonar. No entanto, se diagnosticado em tempo, existem tratamentos que podem impedir esta ocorrência.

Indicações do exame

O duplex scan é indicado para:

  • Investigar casos de inchaços e dores nas pernas;
  • Monitorar varizes e má circulação do sangue;
  • Mapear veias em processos pré operatórios;
  • Verificar o funcionamento de um enxerto vascular, dentre outros.

Nos casos de pessoas que tenham histórico de diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular periférica ou, ainda, que tenham sofrido episódios de acidente vascular cerebral, o duplex scan é altamente recomendado.

Além disso, a modalidade pode ser indicada para pacientes que tenham problemas não diagnosticados de tonturas e para identificar aterosclerose e suas complicações, como trombose, embolias – deslocamento de coágulos ou vegetações que se desprendem do coração e obstruem as artérias -, aneurismas e más formações.

Em suma, o ecodoppler vascular pode ser feito quando o paciente apresentar sintomas das doenças relacionadas acima.

O que o duplex scan pode identificar

O exame permite o diagnóstico de alterações no sistema vascular e a identificação de complicações e doenças relativas aos vasos e artérias sanguíneas, como:

  • Aneurismas: dilatação anormal de artérias;
  • Angiomas: alterações de vasos sanguíneos finos da superfície corporal;
  • Arterite: inflamação arterial;
  • Aterosclerose: lesões na parede interior das artérias;
  • Doenças dos vasos sanguíneos: alterações dos vasos sanguíneos;
  • Tromboflebite: inflamação de veias;
  • Varizes: dilatações das veias superficiais dos membros inferiores.

Agora que você já sabe o que é duplex scan, não deixe de consultar um especialista caso sentir alguns dos sintomas descritos acima, além de fazer o acompanhamento caso já possua algum diagnóstico. Também é essencial se prevenir com boas práticas para manter sua qualidade de vida.

Ainda tem mais alguma dúvida sobre o exame? Entre em contato com a nossa equipe!

4.5/5 - (2 votes)
O que é Duplex Scan?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM