Ultrassom gestacional: quais são e quando realizá-los?

A gestação é um momento especial na vida de toda mulher. Para que esse período seja tranquilo e sem maiores problemas, exames como o ultrassom gestacional são indispensáveis. O procedimento tem diversas finalidades e apresenta diferentes tipos. A seguir, saiba para que serve o ultrassom gestacional, quais fazer no pré-natal e onde realizá-los em BH!

Para que serve o ultrassom gestacional?

O ultrassom gestacional ajuda a acompanhar o desenvolvimento do feto, analisando as condições de risco da gravidez. Por isso, a ultrassonografia deve ocorrer a cada trimestre gestacional, visto que permite avaliar diferentes questões.

1º trimestre

Nesse período, (entre 11ª e 14ª semana), o ultrassom gestacional avalia a idade gestacional, detecta a quantidade de fetos e o tipo de gestação gemelar, quando há mais de um bebê. Além disso, avalia a translucência nucal, ducto venoso e osso nasal, e investiga possíveis sinais de doença hipertensiva gestacional na mãe.

2º trimestre  

O ultrassom no segundo semestre, (próximo à 20ª semana), avalia o crescimento da criança, o desenvolvimento dos órgãos e ajuda na descoberta do sexo. Da mesma forma, permite identificar malformações e doenças, como hidrocefalia e alterações cardíacas.

3º trimestre 

Já no terceiro trimestre, (entre 34ª e 37ª semana), além do desenvolvimento geral do bebê, o ultrassom gestacional avalia sua posição, a localização da placenta, artérias uterinas, nível do líquido amniótico e o bem-estar fetal.

Quais os tipos de ultrassom gestacional?

O ultrassom gestacional pode ter diferentes formas, permitindo ao médico avaliar diferentes questões durante os 9 meses de gravidez. Separamos a seguir, os tipos de ultrassonografia que devem ocorrer durante o pré-natal para garantir a saúde e bem-estar da mãe e do bebê. 

Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal acontece no primeiro trimestre, e é um procedimento que ajuda na visualização dos órgãos da cavidade pélvica. Esse exame é feito com um transdutor diferente, visto que a vida usada é a vaginal. Além de avaliar órgãos pélvicos, o ultrassom gestacional identifica gestação múltipla, anormalidades na placenta, gravidez ectópica e permite avaliar a idade gestacional.

Ultrassom morfológico 

O ultrassom morfológico acontece no primeiro e segundo semestre da gestação. Esse é o exame gestacional mais conhecido, e possibilita ao médico rastrear síndromes e malformações precocemente. Além disso, esse tipo de ultrassom permite avaliar o comprimento do colo do útero, quantidade do líquido amniótico, posição do bebê, tamanho, peso e risco de parto prematuro.

Translucência nucal

O ultrassom de translucência nucal avalia o fluido localizado atrás do pescoço do bebê, permitindo rastrear condições cromossômicas e não cromossômicas. Assim, diagnostica alterações no tubo neural, cardiopatias congênitas, defeitos na região abdominal, entre outros.

Ultrassom com doppler

O doppler fetal, ou ultrassom com doppler, acontece quando o médico precisa avaliar o fluxo de sangue da mão para o bebê. Entre os ultrassons gestacionais, esse é o menos comum. Contudo, quando necessário, ocorre no último semestre da gravidez.

Ultrassom 4D

Por fim, o ultrassom 4D é um exame importante para complementar os outros testes. Portanto, realiza-se esse procedimento para diagnosticar malformações, visto que permite uma visualização melhorada da imagem anatômica do bebê. Além disso, os pais podem visualizar a criança com melhor qualidade.

Onde fazer ultrassom gestacional em BH?

Se você está buscando uma clínica especializada em ultrassom gestacional em BH, conheça a Clínica CEU Diagnósticos. A instituição é referência no diagnóstico por imagem, e conta com equipamentos de ponta. Além disso, sua equipe é formada pelos melhores profissionais do mercado, visando oferecer um atendimento com excelência. Conheça os principais exames que a Clínica CEU oferece, além dos ultrassons gestacionais:

A Clínica CEU está localizada na Região Hospitalar de BH, e chegar até lá é muito fácil. A unidade matriz fica na Av. Francisco Sales, 1.656 no bairro Funcionários. Seu horário de funcionamento é de:

  • Segunda a Sexta: 07:00 às 20:00
  • Sábado: 08:00 às 12:00

Você conheceu os diferentes tipos de ultrassom gestacional, quando devem ocorrer e a importância de realizá-los para ter uma gravidez tranquila e livre de complicações. Afinal, o acompanhamento é a melhor forma de obter um diagnóstico precoce, garantindo a saúde da mãe e do bebê.

Está pronta para fazer seu ultrassom gestacional? Então, agende agora mesmo seu horário conosco!

Rate this post
Ultrassom gestacional: quais são e quando realizá-los?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM