Conheça 6 tipos de biópsia

Existem vários tipos de biópsia, pois se trata de um procedimento que pode ser realizado em várias partes do corpo, sendo essencial para o diagnóstico de câncer. Apesar de ser um exame comum no dia a dia das clínicas, ele ainda gera muitas dúvidas e receio nos pacientes.

Também conhecida como punção biópsia, o exame tem por objetivo retirar uma pequena amostragem de um tecido vivo para ser encaminhada e avaliada em laboratório.

De acordo com Gerusa Biagione, médica patologista e diretora da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP): “O procedimento é feito para a coleta de fragmentos de um determinado órgão ou tecido para análise posterior por um médico patologista. Quando solicitada, a biópsia é parte importante do processo de investigação de uma doença, o que possibilita o diagnóstico e fornece informações que contribuem para a escolha da conduta terapêutica adequada“, afirma.

Além disso, grande parte da população tem receio de realizar o exame, preocupados com a dor que este pode causar. Para Gerusa, a causa desse temor é a má informação já que a biópsia/punção é uma análise cirúrgica segura e que, na maioria das vezes, não acarreta em complicações posteriores. Além do mais, o nível de dor é relativo e, muitas vezes é possível usar anestesia local.

Há também casos de pacientes que adiam e até mesmo evitam realizar a biópsia, com medo dos possíveis resultados do exame. Contudo, identificar uma doença é o primeiro passo para o seu tratamento, principalmente em seu estágio inicial.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, mais de 50% dos homens deixam para buscar ajuda profissional quando já estão em estágio avançado de suas doenças, o que diminui as chances de prevenção e tratamento das mesmas.

Por isso, não tenha medo: a punção biópsia é um procedimento comum e que deve sim ser realizado de acordo com a orientação médica. 

Nesse texto você vai conhecer alguns dos principais tipos de biópsia, como são feitas, bem como sua indicação e possíveis diagnósticos e contraindicações:

Biópsia da mama

A punção nas mamas é um exame realizado em laboratório para observar se há presença de células cancerígenas. Ele é indicado geralmente para mulheres acima de 35 anos e que tenham, por meio de outras análises, fatores que indicam a probabilidade de desenvolverem câncer de mama.

Os possíveis diagnósticos do procedimento consistem no câncer de mama ou outras alterações na região.

Por meio de um pedaço retirado do interior da mama, um especialista faz a análise do tecido, que pode ser realizado das seguintes formas:

  • Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF);
  • Biópsia por Agulha Grossa (Core Biopsy);
  • Biópsia do Linfonodo;
  • Biópsia Cirúrgica.

Biópsia da pele

Também conhecida como biópsia cutânea, a biópsia da pele é indicada para pacientes que tenham propensão ao câncer de pele, que tenham tecidos lesionados ou que desejem fazer a remoção de manchas.

O procedimento é feito com anestesia local e permite analisar aspectos anatomopatológicos de tumores e informações que descrevam o perfil da doença.

Há quatro tipos de biópsia cutânea: o ‘punch’, o ‘shaving’, a curetagem e a excisão com bisturi.

Biópsia renal

A biópsia dos rins é indicada para pacientes que apresentam proteínas ou sangue na urina, o que caracteriza um mal funcionamento renal, como síndrome nefrótico ou insuficiência renal aguda.

Após o exame o paciente deve ficar em observação por 12 horas. No entanto, o procedimento em si demora por volta de 30 minutos para ser realizado.

Além disso, é essencial pontuar que a punção biópsia renal não deve ser feita em pessoas que possuam:

  • Infecção urinária;
  • Problemas na coagulação sanguínea;
  • Hipertensão fora de controle;
  • Rins policísticos ou atrofiados.

Biópsia da tireoide

Pessoas com histórico de complicações no órgão e suspeita de nódulos podem ter a indicação de realizar a biópsia da tireoide. Por meio do procedimento é feita a análise histopatológica de nódulos tireoidianos.

Após a análise, um especialista irá indicar se tais nódulos são malignos ou não. É importante ressaltar que cerca de 70% desses nódulos são benignos e, geralmente, o câncer de tireoide é diagnosticado em apenas cerca de 5% dos casos.

A punção biópsia da tireoide pode ser realizada por aspiração de células, seja por meio de uma agulha fina ou PAAF.

Biópsia hepática

A biópsia do fígado é um dos procedimentos de maior casos de indicação. Ela serve para:

  • Averiguar surgimento de nódulos;
  • Avaliar a eficácia do fígado;
  • Identificar tumores ou células cancerígenas;
  • Analisar causas de alterações das vias biliares;
  • Avaliar hepatites virais, insuficiência do fígado ou cirrose.

Além disso, a biópsia hepática pode ser indicado para investigar doenças como hemocromatose, condição que leva o fígado a depositar grandes quantidades de ferro.

A punção biópsia do fígado também é ideal para se analisar a compatibilidade entre doadores de órgãos.

Na maioria dos casos, o procedimento não exige internação. Ele pode ser feito por meio de agulha, seja com a PAAF ou Core Biopsy. Há, ainda a biópsia Laparoscópica e a modalidade cirúrgica.

Biópsia do colo do útero

A biópsia do colo do útero, também conhecida como punção do colo uterino, é indicada para o diagnóstico de lesões pré-cancerosas, ou, ainda investigação de cânceres de colo do útero.

Portanto, há os seguintes tipos de biópsia do colo uterino:

  • Biópsia com colposcópio;
  • Curetagem endocervical ou raspagem endocervical;
  • E a biópsia em cone – seja por cirurgia de alta frequência ou biópsia em cone frio.

Na punção biópsia do colo do útero, é possível que a mulher tenha cólicas e sangramentos por algumas semanas.

Conforme você pode observar, existem diversos tipos de biópsia. O exame deve ser indicado por um especialista que conheça e acompanhe seu histórico médicoexplicando como a biópsia funciona e todos os possíveis riscos do local indicado.

O tempo de espera dos resultados da biópsia dependerá do tipo de procediemento e da clínica na qual você realizará o exame.

Se você precisa realizar a punção biópsia em BH, entre em contato com a Clínica CEU. Solicite o agendamento da biópsia online e garanta um diagnóstico rápido e preciso. Se preferir, realize sua marcação por WhatsApp ou entre em contato pelo telefone (31) 3289-0500.

Rate this post
Conheça 6 tipos de biópsia
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM