Impactos da tireoide: exames e quais alterações podem detectar

A tireoide é uma glândula endócrina que exerce papel fundamental no metabolismo. Ela é responsável por regular o crescimento do corpo, gerando impactos sobre funções vitais do coração, cérebro, rins e fígado. Do mesmo modo, tem tarefa importante na fertilidade, ciclo menstrual, equilíbrio emocional, concentração, memória e controle de peso.

Por isso, quando a tireoide apresenta alguma alteração, ocorre a desregulação do metabolismo, prejudicando diversas funções no organismo humano. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre esses distúrbios e conhecer os principais exames para tireoide.

Qual a importância da tireoide no organismo?

Localizada na região do pescoço, a tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Por sua produção de hormônios, é muito importante em todas as fases da vida, ao regular funções essenciais. Essa função ocorre para que os hormônios sejam secretados no sangue, onde acontece o transporte para os tecidos do corpo.

Dessa forma, os hormônios da tireoide auxiliam no controle do metabolismo, interferem no crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência, na fertilidade, controle emocional e de humor,  memória, respiração, controle de peso, força muscular, temperatura corporal, entre outros.

O que a tireoide pode causar?

As alterações na glândula podem aparecer em qualquer fase da vida. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) 60% da população brasileira deve desenvolver algum nódulo na tireoide. Mais comuns em mulheres, os distúrbios da tireoide afetam o funcionamento da glândula e podem causar desequilíbrio em todo o metabolismo. Conheça os mais comuns.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ocorre devido às alterações que provocam a produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, a sobrecarga hormonal pode causar quadros de emagrecimento, agitação, ansiedade, nervosismo, taquicardia, insônia e intolerância ao calor.

Hipotireoidismo

Esse distúrbio tem como causa a queda na produção dos hormônios T3 e T4. Ainda na infância, pode ser detectado nos primeiros dias de vida, por meio do teste do pezinho. Entre os sintomas dessa condição, estão cansaço excessivo, dores musculares, problemas de memória e constipação, alterações menstruais, e mudanças de humor.

Tireoidite de Hashimoto

Nessa doença autoimune, os anticorpos produzidos pelo organismo atacam as células da tireoide, destruindo-as. Atualmente, a Tireoidite de Hashimoto é a causa mais frequente da diminuição dos hormônios da tireoide. Dessa forma, o indivíduo apresenta sintomas do hipotireoidismo.

Doença de Graves

A Doença de Graves é uma condição em que ocorre o aumento da produção dos hormônios tireoidianos devido às doenças autoimunes. Seus sintomas incluem perda de peso, tremores, fadiga, ansiedade, intolerância ao calor, aumento da frequência cardíaca, entre outros.

Nódulo na tireoide

O nódulo na tireoide consiste em uma massa de tecido ou cisto com líquido que se forma na glândula. Essa é uma alteração comum, mais frequente devido ao processo natural de envelhecimento. É importante entender que o nódulo na glândula não necessariamente pode ser maligno.

Bócio

O bócio tem como característica o aumento visível do tamanho da glândula. Suas causas podem ser variadas, desde inflamações a formação de nódulos nas glândulas. Entre os sintomas mais comuns apresentados, estão dificuldades para engolir, problemas para respirar, e sensação de aperto na garganta.

Quais os exames para tireoide e o que eles podem detectar?

Atualmente, os exames para tireoide permitem identificar alterações e distúrbios, avaliar a função da glândula, e acompanhar a evolução de tratamentos. Assim, a escolha dos exames fica a cargo do endocrinologista. Além dos laboratoriais, que avaliam a dosagem dos hormônios TSH (tireoestimulante), T4, T3 e anticorpos, exames de imagem tornam possível a visualização da tireoide.

Ultrassom da tireoide

O ultrassom da tireoide é um exame que ajuda a detectar e diagnosticar alterações e distúrbios da glândula. Este procedimento permite o diagnóstico de nódulos, sejam eles benignos ou malignos. Além disso, o ultrassom de glândula ajuda na avaliação de linfonodos (gânglios) e glândulas salivares.

Biópsia da tireoide

A biópsia é um exame em que retira-se um pequeno nódulo suspeito, para realizar uma análise laboratorial. Esse procedimento possibilita identificar a presença de câncer ou outras doenças no local. Desse modo, na biópsia da tireoide o médico retira pequenos fragmentos de tecido da glândula e envia-os para análise. Para isso, a forma mais simples e menos invasiva é por meio da PAAF (punção aspirativa por agulha fina). Esse exame ocorre com auxílio de anestésico local, visando diminuir o desconforto do paciente.

Os impactos da tireoide no organismo podem levar a distúrbios com sérias complicações. Por esse motivo, é fundamental que a glândula funcione sempre de forma harmoniosa. Assim, os exames para tireoide são essenciais para o diagnóstico, avaliação e acompanhamento da saúde do organismo.

Gostou destas informações? Conheça também o que é o tratamento com Iodo 131 para o hipertireoidismo!

Impactos da tireoide: exames e quais alterações podem detectar