Onde fazer ultrassom obstétrico em BH

A rotina da gravidez exige uma série de cuidados com a saúde da mãe e do bebê. Sem dúvida um dos mais essenciais é a realização do pré-natal, que tem o ultrassom obstétrico como o seu principal aliado. Além da tão esperada descoberta do sexo, o exame ajuda a acompanhar o desenvolvimento do bebê durante toda a gestação e detectar possíveis alterações.

Para cada fase da gestação, a realização do ultrassom atende a objetivos específicos, como determinar a idade gestacional, acompanhar a anatomia e o posicionamento do bebê, avaliar a placenta, o risco de desenvolvimento de doenças e malformação, entre outros.

Não há uma quantidade certa ou ideal a se fazer, mas é muito comum que seja realizado pelo menos um exame a cada trimestre de gestação. Essa decisão deve ser tomada em conjunto com o médico responsável pelo acompanhamento de todo o processo gestacional , que conseguirá avaliar as necessidades específicas de cada caso.

Saiba mais sobre os tipos de ultrassom na gravidez e onde realizar o ultrassom obstétrico em BH.

Como funciona o ultrassom obstétrico

A ultrassonografia obstétrica é um exame de imagem simples e indolor, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens e vídeos do bebê, do útero e de outros órgãos do corpo em tempo real. Através do transdutor, aparelho que o médico desliza sobre a barriga da gestante com o auxílio de um gel, é possível saber o tamanho do bebê, acompanhar suas posições e movimentações dentro do útero, além de avaliar os seus batimentos cardíacos.

O exame dura, em média, de 20 a 30 minutos, é prático e não possui nenhum efeito colateral.  Apesar disso, é uma preocupação comum dos pais se ele é capaz de prejudicar o bebê. O ultrassom na gravidez é utilizado em todo o mundo e não há nenhum estudo que comprove isso. Não é necessário nenhum tipo de preparação para a sua realização e a entrega do resultado é imediata.

Tipos de ultrassom na gravidez

  • Ultrassom Transvaginal

Como o nome indica, nesse exame o transdutor é introduzido pela vagina da gestante, o que permite visualizar os órgãos dentro da cavidade pélvica. O transvaginal é realizado no primeiro trimestre de gestação, geralmente entre a 7ª e 8ª semana, e auxilia na avaliação da idade gestacional, indica se a placenta é normal para a continuidade da gravidez, avalia se a gravidez é ectópica, ou seja, se o embrião está alojado dentro do útero, pode diagnosticar gestação múltipla, dentre outros aspectos.

 

  • Ultrassom Morfológico

Realizado com o transdutor sob a barriga da gestante, ele auxilia no acompanhamento do desenvolvimento do bebê, permite rastrear alterações ou malformações e o desenvolvimento de síndromes, além de avaliar o comprimento do colo uterino e se há risco de parto prematuro. É por meio dele que a ansiedade dos papais e mamães sobre o sexo do bebê é resolvida. O ultrassom morfológico é realizado no primeiro e segundo semestres da gestação.

 

 

  • Ultrassom Obstétrico

Realizado com o transdutor sob a barriga da gestante, o ultrassom obstétrico avalia o posicionamento do bebê, suas características morfológicas, como tamanho e peso, além de sua movimentação dentro do útero. Também auxilia na avaliação da placenta e na quantidade de líquido amniótico, responsável por proteger o embrião. Esse exame pode ser realizado em todas as etapas da gestação.

 

 

  • Ultrassom 4D

O ultrassom 4D é realizado quando os papais desejam conhecer o rostinho do bebê ainda na barriga. Ele permite ver a criança com uma precisão muito maior do que o exame comum, se movimentando, e é realizado no último semestre de gestação. Saiba mais sobre como funciona o ultrassom 4D.

 

  • Ultrassom com Doppler

Conhecido também como doppler fetal, o ultrassom com doppler na gestação é indicado quando é necessário avaliar se o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, através da placenta, está fluindo de maneira adequada. Menos comum do que os outros, a necessidade da sua realização, feita no último semestre de gravidez, deve ser avaliada pelo médico da paciente.

Onde fazer ultrassom obstétrico em BH

O ultrassom na gravidez é muito importante para acompanhar o desenvolvimento da gestação e a saúde do bebê. Cercada de muitas ansiedades e expectativas, essa fase pode ser vivida de forma mais tranquila e segura com o acompanhamento médico de qualidade.

Além de saber os tipos de ultrassons obstétricos e quais são as funções que cumprem em cada etapa da gestação, é importante também contar com uma clínica responsável e especializada para te auxiliar nesse momento tão importante.

Para quem deseja realizar o ultrassom obstétrico em BH, a Clínica CEU é referência para o acompanhamento de gravidez, reconhecida pela excelência e qualidade dos serviços prestados.

Estamos localizados na Avenida Francisco Sales, número 1656, no bairro Santa Efigênia em Belo Horizonte. Para mais informações, ligue para o telefone (31) 3289-0500 ou whatsapp (31) 98437-6216 e já agende o seu exame online!

5/5 - (1 vote)
Onde fazer ultrassom obstétrico em BH
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM