Onde fazer ultrassom transvaginal em BH

O ultrassom transvaginal, também conhecido como endovaginal, é um exame que permite a avaliação dos órgãos pélvicos como o útero, o colo do útero, os ovários, o endométrio e as trompas uterinas. É indicado em diversos casos, desde a avaliação do posicionamento do DIU até a detecção de lesões e doenças, como a endometriose.

Outro uso muito recorrente desse tipo de ultrassonografia é na gravidez e na realização de técnicas de reprodução assistida, já que ele permite visualizar os órgãos com maior proximidade e detalhamento.

Em qualquer um desses casos, o exame deve ser realizado através da solicitação do médico, responsável por avaliar a situação do paciente e fornecer as orientações necessárias. Além da procura de um bom profissional, é importante, também, escolher uma clínica de confiança. Belo Horizonte oferece uma série de opções, mas é bom contar com a indicação de serviços de qualidade e excelência no mercado.

Saiba mais sobre esse exame tão importante para a saúde da mulher e onde realizar o transvaginal em BH.

Ultrassom transvaginal ou endovaginal

Endovaginal ou transvaginal? Apesar de diferentes, os dois termos designam o mesmo procedimento, que é a ultrassonografia realizada por via vaginal. É um procedimento simples e indolor, que permite o acesso às estruturas e aos órgãos pélvicos de forma imediata através de imagens, como qualquer outro tipo de ultrassom.

Principais indicações

A ultrassonografia endovaginal é utilizada para a avaliação das estruturas e dos órgãos pélvicos, como o útero, o colo do útero, o endométrio, os ovários e as trompas uterinas. Um dos seus usos mais comuns é para a detecção e tratamento de endometriose, doença causadora do crescimento de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, e uma das que mais acometem mulheres em período reprodutivo – da primeira menstruação à menopausa.

É utilizado também para avaliar possíveis anomalias nesses órgãos, como a estrutura do endométrio, presença de massa pélvica – causadora de miomas e câncer- , aderência e sangramento uterino, pólipos e fibromas.

Nos primeiros meses de gravidez, permite saber a idade gestacional, diagnosticar gestação ectópica ou múltipla, e avaliar as condições da vitalidade ovular e do colo do útero. Já nas técnicas de reprodução assistida, como inseminação artificial e fertilização in vitro, o ultrassom permite avaliar a capacidade gestacional da paciente. Também ajuda a ver o posicionamento do DIU – dispositivo intrauterino.

Como o ultrassom é realizado

A realização do endovaginal é muito similar às consultas ginecológicas de rotina: a mulher deita na maca, com as penas abertas sobre um apoio, e o médico introduz a sonda dentro do canal vaginal. Esse aparelho permite chegar bem perto do colo do útero, facilitando a visualização mais próxima e detalhada dos órgãos pélvicos.

As informações são transmitidas em tempo real para um computador, onde é possível ver através de imagens. Depois, um laudo com essas imagens ecográficas impressas são emitidos para serem levados ao médico, que, junto ao paciente, irá fazer a avaliação.

Preparos para a realização do endovaginal

Apesar de indolor, o ultrassom endovaginal pode ser incômodo para algumas pacientes. Ele exige preparos simples, podendo ser realizado até mesmo com a presença de sangramentos. Relações sexuais não interferem na realização ou resultado do exame, dúvida comum entre muitas pacientes. É indicado usar roupas confortáveis e, caso apresente alergia ao látex, utilizado na sonda, informe ao profissional responsável.

Diferentemente do ultrassom pélvico, outro tipo de exame de imagem muito comum às mulheres, a bexiga pode estar vazia ou parcialmente cheia. Isso porque a sonda, introduzida pela vagina, consegue ter acesso direto aos órgãos internos.

Onde fazer transvaginal em BH

Depois de se informar de forma detalhada sobre as principais indicações desse tipo de ultrassonografia e os preparos necessários, é importante escolher um local de confiança para a sua realização. A Clínica CEU é referência na realização de transvaginal em BH, indicada por diversos médicos e demais profissionais da saúde para o tratamento de endometriose, acompanhamento de gravidez e DIU.

Os serviços de diagnóstico por imagem e terapêutica oferecidos pela empresa são reconhecidos no mercado pela qualidade e agilidade, destacando-se, também, pela inovação e excelência. Atendemos cada paciente de forma personalizada, sempre levando em conta as demandas e necessidades de cada um.

Como foi possível ver nesse post, o ultrassom transvaginal é um dos principais exames para a avaliação da saúde ginecológica da mulher, utilizado tanto na detecção de doenças quanto para o acompanhamento da gravidez.

Para a realização, é importante contar com o acompanhamento de um profissional de qualidade e de uma clínica de confiança. Se você quer realizar o endovaginal em BH, marque uma consulta. O endereço da Clínica CEU é na Av. Francisco Sales, 1.656, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte (MG).

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3289-0500 ou solicite o agendamento online clicando aqui!

Rate this post
Onde fazer ultrassom transvaginal em BH
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1