Ultrassom morfológico em BH: onde fazer

A ultrassonografia morfológica fetal  é um exame essencial do pré-natal. Assim, se você é um futuro pai ou mãe e deseja que seu bebê tenha as melhores condições, não se esqueça desse procedimento tão importante.

Assim que descobre a gravidez, a primeira ação da mulher deve ser procurar um obstetra de sua confiança para dar início ao pré-natal. É ele quem vai poder indicar os melhores cuidados e exames necessários durante a gestação. Este processo é indispensável para acompanhar o desenvolvimento do bebê, bem como a saúde da gestante.

É por este motivo que o Ministério da Saúde recomenda que a grávida faça o acompanhamento e se consulte, ao menos, menos seis vezes até o parto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também determinou que é necessário realizar a ultrassonografia morfológica fetal em alguns momentos da gestação.

Portanto, entenda melhor a importância deste exame, quais os principais e suas minúcias, bem como indicação de onde fazer o ultrassom morfológico em BH.

A importância da ultrassonografia morfológica fetal

O procedimento, de simples preparo, tem dois principais objetivos: analisar a saúde e desenvolvimento do bebê, bem como a forma como o organismo da gestante reage à gestação.

Dessa forma, por meio do exame, é possível até mesmo identificar e tratar doenças. E é por meio dele, também, que o especialista fará indicações de cuidados à grávida.

Confira as principais ultrassonografias.

Quando fazer o exame e o que é possível ver no ultrassom morfológico

Saiba qual ultrassom fazer em cada trimestre da gestação:

1º trimestre

O objetivo dos exames no primeiro trimestre é identificar a idade gestacional, a quantidade de embriões e a localização da gravidez.

Portanto, o primeiro exame deve ser realizado entre a 5ª e a 8ª semana, geralmente por via transvaginal. Muitas vezes, o especialista pode solicitar também uma ultrassonografia abdominal. Por meio dela, é possível ver a posição do útero.

Dessa forma, já no primeiro exame, é possível descobrir se a gravidez é gemelar e até mesmo ouvir às primeiras batidas do coração do feto.

Além disso, neste primeiro momento identifica-se se a criança está sendo gerada no útero ou nas trompas e a idade do bebê. São observados, também, o saco gestacional e a vesícula vitelínica.

Atenção: a qualidade do aparelho, obesidade da mulher, posição do feto e volume amniótico, podem interferir na avaliação.

Por outro lado, o segundo ultrassom, deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana. Também chamado de translucência nucal, o exame observa a anatomia do feto e possível risco de doenças genéticas.

Por meio dele, toda a estrutura fetal e órgãos do feto serão analisados. A translucência nucal mede o espaço na região do pescoço para detectar problemas cromossômicos trissomias, como a síndrome de Down.

Nesse sentido, é essencial que, tanto a mãe quanto o pai, tenham o controle de seu histórico médico. Esse compilado é preciosíssimo para o obstetra durante a gestação.

2º trimestre

Chegamos, agora no 2º  trimestre da gravidez. É hora de aprofundar um pouco mais na análise do feto.

A terceira ultrassonografia morfológica fetal deve ser feita entre a 20ª e a 24ª semana. Nela, os pais curiosos ficarão sabendo qual o sexo do bebê, detalhes da placenta e do líquido amniótico e riscos de má formação genética.

Agora, com o avançar do desenvolvimento, a avaliação passa a ser ainda mais precisa. Segundo pesquisas, até 80% de distúrbios cardiopáticos, problemas renais e lábio leporino são detectados nessa fase.

Além disso, nesse momento, o ultrassom com doppler de informações vitais da saúde placentária. Quer saber se o seu filho está sendo bem nutrido? Por meio desse exame isso é possível.

Pode-se, também, complementar o exame por meio de novo transvaginal, que irá medir mais precisamente o colo do útero. Isso é essencial para identificar o risco de parto prematuro.

Assim, munido dessas informações, o obstetra orientará à paciente repouso ou uso de medicamentos.

3º trimestre

Por fim, o quarto exame, ultrassom obstétrico, deverá ser feito entre a 28ª e a 32ª semana de gestação.

Agora é o momento de verificar o peso e crescimento do feto, bem como continuar dando atenção à saúde da placenta. É preciso que neste momento, ela já esteja em posição de parto, ou seja, afastada do colo do útero, por onde a criança nasce.

Por meio desta última ultrassonografia morfológica fetal, são identificados problemas como má formações tardias.

Como funciona o exame

A ultrassonografia morfológica não exige preparo e leva de 30 a 50 minutos. A entrega do resultado pode levar se 30 minutos a 48 horas, dependendo da complexidade do exame. No entanto, orienta-se que a mulher esteja bem alimentada, para gerar maior movimentação fetal.

No consultório, a grávida é orientada a deitar numa maca, virada para cima. O especialista aplica um gel transparente, à base de água, na barriga e pelve da futura mamãe para facilitar a transmissão dos dados por meio do aparelho.

Onde fazer o ultrassom morfológico em BH

Para que os resultados do ultrassom morfológico sejam precisos, é essencial buscar uma clínica de referência em exames de imagem e acompanhamento da gravidez.

A Clínica CEU tem como princípio levar o melhor atendimento, com segurança, conforto e uma ótima equipe médica para que seus pacientes tenham a melhor experiência e os pais fiquem tranquilos durante o acompanhamento.

Conforme você pôde observar é indicado que a gestante faça, pelo menos, quatro ultrassons durante a gestação. E a ultrassonografia morfológica fetal é indispensável para que a paciente realize um bom pré-natal.

Portanto, se você vai precisa realizar o ultrassom morfológico em BH, procure entre em contato conosco e tenha o melhor atendimento e resultados da região.

Localizada na região central de Belo Horizonte, na Avenida Francisco Sales, 1656, Santa Efigênia, a Clínica CEU funciona de segunda à sábado e você pode realizar o agendamento do seu exame online.

Rate this post
Ultrassom morfológico em BH: onde fazer
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM