17/09 – Dia Mundial da Segurança do Paciente

Durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A seguir, conheça um pouco mais sobre este assunto e a importância de uma data especialmente voltada à segurança do paciente em espaços voltados à assistência à saúde.

O que é o Dia Mundial da Segurança do Paciente?

No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu por meio da Portaria MS/GM nº 529/2.013 o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O programa visa contribuir qualificando o cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, sejam eles públicos ou privados. Desse modo, o programa fomenta incorporar a experiência do paciente, de sua família e da comunidade nos diferentes níveis do cuidado em saúde. 

Protocolos básicos de segurança do paciente

Para promover a segurança do paciente e evitar eventos adversos que possam causar danos à sua saúde e vida, foram criados protocolos básicos que garantem a sua proteção. Confira os principais deles:

  • identificação: a identificação correta assegura o cuidado ao paciente certo;
  • prevenção de úlceras de pressão: evita a ocorrência de úlceras de pressão, feridas causadas na pele pela falta de higienização ou manipulação adequada em pacientes com movimentação restrita;
  • segurança na prescrição, uso e administração de fármacos: visa promover práticas seguras para a manipulação de medicamentos, garantindo a administração correta, por via adequada e no paciente certo;
  • cirurgia segura: diminui incidentes, eventos adversos e mortalidade cirúrgica pela realização do procedimento correto;
  • higienização das mãos: controla e previne infecções relacionadas à assistência à saúde para pacientes e profissionais envolvidos;
  • prevenção de queda: reduz a ocorrência de quedas de pacientes, diminuindo danos resultantes.

Qual a importância da segurança do paciente?

A segurança do paciente em instituições de saúde pretende prevenir incidentes, eventos ou situações que podem resultar em danos desnecessários à saúde e vida dos pacientes, aumentando sua permanência em hospitais ou provocando prejuízos incapacitantes.

Os protocolos adotados para a segurança do paciente visam diminuir os riscos e resultados indesejados durante a prestação de serviços de saúde. Dessa maneira, é importante que o paciente conheça os riscos aos quais está sujeito durante a assistência.

Do mesmo modo, recomenda-se que os familiares façam parte dos cuidados. Afinal, assim como os pacientes, a família pode identificar incidentes e situações adversas, ajudando no desenvolvimento de iniciativas que melhoram a qualidade e segurança dos cuidados.

Quais os riscos para a segurança do paciente?

A segurança do paciente pode sofrer prejuízos não só em hospitais, mas também em clínicas, consultórios e unidades de saúde. Entre os riscos para incidentes, podemos destacar:

  • quedas;
  • administração incorreta de medicamento (fármaco errado, via errada ou paciente errado);
  • erros em procedimentos cirúrgicos (membros errados, procedimentos incorretos ou paciente errado);
  • troca de nome na realização de exames;
  • contaminação cruzada (causada devido à falta de higienização correta);
  • entre outros.

Deve-se preservar a segurança do paciente em qualquer ambiente que preste assistência à saúde. Por isso, é importante ficar atento às instituições que têm compromisso com a segurança do paciente, como a CEU. A Clínica CEU está há mais de 30 anos no mercado de diagnóstico e terapia por imagem. Entre seus compromissos está a constante atualização que garante a segurança e assistência humanizada.

A instituição é acreditada com Excelência pela Organização Mundial de Acreditação (ONA). Essa acreditação é uma avaliação e certificação visando promover a segurança e a qualidade da assistência e do atendimento no setor da saúde, via padrões e requisitos definidos previamente.

Com padrões de qualidade, equipe qualificada e treinada para garantir a segurança do paciente e tecnologia necessária para o melhor o diagnóstico, a clínica possui um corpo clínico composto por mais de 50 médicos, além do centro especializado em mama, Espaço Mama

Gostou deste post? Então, confira também o que você deve verificar ao escolher uma clínica de diagnóstico por imagem!

Rate this post
17/09 – Dia Mundial da Segurança do Paciente
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM