O que é trombose? Veja as causas, como identificá-la e tratamento

Você sabe o que é trombose? Segundo a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), uma em cada quatro pessoas no mundo morre devido a essa condição. A doença ocorre pelo bloqueio ou interrupção do fluxo de sangue provocado por um coágulo sanguíneo.

Além disso, o trombo, como esse coágulo é chamado, pode desprender-se, movimentar-se pela circulação e parar em um órgão vital. Contudo, apesar de sua gravidade, a trombose ainda é desconhecida por muitas pessoas. Para ajudar na prevenção de complicações dessa condição, vamos apresentar a seguir o que é trombose, seus sintomas, causas, formas de diagnóstico e tratamento.

O que é trombose?

A trombose é uma condição médica decorrente da formação de coágulos de sangue na circulação. Tem como característica a formação ou desenvolvimento do trombo, estrutura responsável pela inflamação na parede do vaso.

Em geral, esses coágulos formam-se nas pernas, sendo mais frequentes em mulheres. Atualmente, a trombose classifica-se de acordo com a área do corpo em que está localizada.  A trombose venosa profunda é o tipo mais comum, e afeta uma ou mais veias dos membros inferiores, em coxas e panturrilhas.

Já a trombose arterial é o coágulo que se forma em artérias como a aorta, por isso, é uma condição mais grave. Por sua vez, a doença do tipo pulmonar ocorre quando o trombo desloca-se de seu local de origem, como membros inferiores, transportando-se para os pulmões. Esse quadro provoca a embolia pulmonar, doença grave que exige tratamento rápido. Além disso, o coágulo pode também acometer o cérebro, causando a trombose cerebral, igualmente preocupante.

Quais são os primeiros sintomas de uma trombose?

A doença pode não apresentar sintomas em alguns casos, por isso, é conhecida por ser uma doença silenciosa. No entanto, quando estão presentes, os sinais e sintomas mais comuns são inchaços na região, vermelhidão e calor no local, dor, sensação de peso, e rigidez na musculatura. Por sua vez, a trombose arterial apresenta os seguintes sinais e sintomas:

• dificuldades para movimentar-se em viagens longas;
  • mudanças repentinas de estado mental;
  • fraqueza em um dos lados do corpo;
  • dores no peito.

Quais as causas da doença?

A formação de um coágulo dentro do vaso pode ocorrer de 3 formas: por lesões na parede vascular, alterações no fluxo de sangue, ou alterações na coagulação sanguínea. Na trombose venosa, isso pode acontecer por imobilidade prolongada devido a:

• viagens longas;
  • internações;
  • doenças;
  • repouso;
  • fraturas.

Além disso, outros motivos que podem desenvolver a formação de coágulos sanguíneos estão relacionados à predisposição genética, idade avançada, obesidade, câncer, quimioterapia, tabagismo, varizes, terapias hormonais e gravidez.

Como o médico pode identificar a doença?

Agora que já sabemos o que é trombose, suas causas e sintomas, é importante entender como essa condição pode ser identificada. Na trombose venosa, o médico associa informações colhidas pelo histórico e exame físico do paciente.

Assim, quando há suspeita, o diagnóstico pode ser confirmado por meio da ultrassonografia com Doppler colorido, exame que permite definir a extensão e segmentos venosos acometidos. Do mesmo modo, a cintilografia de perfusão pulmonar é indicada, exame que permite avaliar alterações nos pulmões.

Já na trombose arterial, em muitos casos há necessidade da realização de exames de sangue, além do histórico e exame físico do paciente, e exames de imagem. Assim como o ultrassom com Doppler colorido, indica-se o Duplex Scan, exame que identifica alterações na velocidade e direção do fluxo sanguíneo.

Como é o tratamento?

Assim que diagnosticada, a trombose deve ser tratada, evitando complicações que podem colocar a vida em risco. A terapia escolhida dependerá de vários fatores e do tipo de trombose. Em geral, os tratamentos realizados envolvem uso de medicamentos para dissolver os coágulos e evitar novas formações.

Além disso, realizam-se procedimentos para expansão das veias e artérias, assim como a implementação de uma vida saudável, com dieta equilibrada, exercícios e alternativas para evitar novos trombos.

Sabendo o que é trombose torna-se mais fácil identificar essa condição que, quando não tratada de forma adequada, pode evoluir para quadros graves, causando a morte. Por isso, ao identificar sinais e sintomas, busque atendimento médico. Além disso, não esqueça de manter suas consultas e exames de rotina sempre em dia.

Estas informações foram úteis? Conheça também algumas dicas de prevenção à trombose!

O que é trombose? Veja as causas, como identificá-la e tratamento