O Dia do Ultrassonografista comemora a importância desse especialista na medicina para diagnóstico por imagem. Afinal, a ultrassonografia é feita por um médico capacitado para essa atividade. O uso desse exame evoluiu nas últimas décadas junto aos avanços tecnológicos, incorporando o ultrassom a prática médica diária.
Assim, por meio da técnica o ultrassonografista obtêm imagens fundamentais para diagnóstico, acompanhamento de tratamentos ou mesmo procedimentos cirúrgicos utilizando frequências que interagem com tecidos do paciente. A seguir, conheça mais sobre essa especialização e entenda a importância do ultrassonografista!
A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem que permite a visualização de órgãos e tecidos em tempo real. Segundo a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS), cerca de 50 mil profissionais especializados atuam nesse segmento no Brasil.
O ultrassom é o método de obtenção de imagem mais frequente. Isso porque o exame é amplamente disponível, com baixo custo em relação aos outros métodos de diagnóstico por imagem. Além disso, apresenta diversas vantagens, a principal delas, a ausência da radiação. Conheça as atribuições do médico ultrassonografista:
Para o médico ultrassonografista, o ultrassom é uma ferramenta diagnóstico não-invasiva que, por meio de ondas de alta frequência, permite avaliar estruturas anatômicas. Desse modo, é possível diagnosticar doenças, distúrbios e alterações em diferentes partes do corpo.
Os principais diagnósticos que a ultrassonografia oferece incluem a evolução de tumores, condições inflamatórias e doenças crônicas e agudas, como infeções virais e Hepatite C, que compromete o fígado. Além disso, é possível acompanhar a situação de algumas terapias ou procedimentos invasivos por meio do ultrassom. Entre eles, guias para biópsias, aspiração e tratamentos que envolvem transplantes.
A atividade mais conhecida do ultrassonografista é relacionada às gestantes, pelo ultrassom obstétrico. Afinal, o ultrassom é um exame indispensável para a confirmação e acompanhamento da gestação. Da mesma forma, é possível investigar o tempo gestacional, avaliar e controlar gestações múltiplas, detectar anormalidades presentes no desenvolvimento do feto, problemas na placenta, líquido amniótico e mais.
Já no segundo trimestre em diante, o ultrassonografista pode determinar a função fetal, características do colo do útero, peso do feto e tempo estimado para o parto. Isso só é possível visto que o exame de ultrassom não utiliza radiação ionizante. Desse modo, pode ser usado em gestantes e também pacientes pediátricos com segurança.
As doenças reumáticas também tem seu diagnóstico investigado pela ultrassonografia. A ultrassonografia das articulações permite identifica anormalidades nas estruturas musculares e articulares. Ou seja, em cotovelo, punho, ombro, quadril, tornozelo e joelho.
De modo geral, o ultrassonografista realiza a técnica em casos de lesões graves ou caso o paciente tenha problemas relacionados às articulações e músculos, ou histórico familiar, como artrites e derrames articulares. Esse tipo de ultrassom é mais comum em idosos.
O ultrassom das mamas também é muito importante na área, sendo um dos mais realizados. O exame possibilita distinguir lesões que não podem ser palpadas, mas não são visualizadas na mamografia como, por exemplo, lesões sólidas e císticas, que possuem o aspecto semelhante na mamografia e até mesmo direcionar uma biópsia percutânea.
Você pôde conferir a importância do médico ultrassonografista para a realização de exames de diagnóstico por imagem, ferramentas essenciais para a identificação precoce, acompanhamento de tratamentos, e prevenção de doenças.
Está pronto para fazer seus exames? Então, faça já seu agendamento online na Clínica CEU. Nossa equipe de ultrassonografistas está pronta para atendê-lo!