27 de julho – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

O dia 27 de julho é conhecido como Dia Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A campanha visa chamar a atenção da população sobre a importância do assunto, aumentando a divulgação dos sintomas, tratamento e a importância do diagnóstico precoce.

Anualmente, diagnosticam-se cerca de 700 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no mundo. Por isso, a data é fundamental. A seguir, conheça mais sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, e outras informações sobre a doença que ganha maior destaque no Julho Verde.

Qual a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço?

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é uma forma de chamar a atenção para que a população entenda os riscos da doença. Da mesma maneira, contribui para elucidar a importância do diagnóstico precoce e cuidados com esse câncer que envolve em muitos casos regiões como a boca, tireoide, garganta e face. O câncer de cabeça e pescoço é a segunda neoplasia mais comum em homens, ficando atrás somente do câncer de próstata.

Quais os fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço?

Hoje, os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço são vícios como o tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. No entanto, o vírus pelo HPV (Papilomavírus Humano), também é fator de risco para a doença.

Essa infecção sexualmente transmissível (IST) se dá pela prática de relações sexuais sem uso de preservativo. A falta de higiene bucal, também é vista como risco para a doença. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer é mais frequente entre homens. Desse modo, esse tipo de câncer ocorre 7 vezes mais em homens dos que em mulheres.

Quando associados, o tabagismo e a ingestão de álcool podem aumentar em até 20 vezes os riscos para desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Isso porque, o uso do cigarro causa a inalação de mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e cancerígenas.

Entre elas, estão chumbo, níquel, cádmio, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. Desse modo, os componentes promovem aceleração e alteração das células do corpo, resultando em problemas como o câncer. O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, quando feito precocemente, contribui melhorando as chances de recuperação. No entanto, a demora em buscar ajuda médica torna esse diagnóstico um desafio.

Como é o diagnóstico e prevenção?

Os principais sintomas desse câncer variam conforme a localização do tumor. Por isso, nem sempre o paciente dá a atenção adequada a alterações como dores no local, manchas brancas na boca e lesões seguidas por sangramento. Além disso, podem estar presentes manifestações como dormência nos músculos da face, rouquidão, mudança na voz, dificuldades para engolir e mudança na voz.

Contudo, o câncer de cabeça e pescoço também pode ser assintomático. Ou seja, não ter nenhuma manifestação nas fases iniciais, causando alterações anatômicas somente quando avançado, fator que dificulta o diagnóstico precoce. Quando descoberto ainda no início, as chances de cura e recuperação sem grandes alterações é alta.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o diagnóstico tardio é um dos principais problemas. Por ocorrer em 60% dos casos, acaba causando sequelas no paciente, afetando-o físico e emocionalmente.

Desse modo, ao identificar os fatores de risco, é importante combatê-los, diminuindo as chances de desenvolvimento da doença. Assim, é necessário evitar o tabagismo, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, e manter uma rotina de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Outra forma de prevenção importante é a vacina contra o HPV, que está disponível na rede pública e também clínicas particulares, para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Além disso, o uso de preservativos durante as relações sexuais é fundamental.

Você pôde conhecer a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Data criada para aumentar as informações a respeito desse tipo de câncer que, quando descoberto ainda no início, permite ao paciente o tratamento e a cura sem grandes sequelas.

Quer continuar acompanhando conteúdos como este? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!

27 de julho – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço