Julho Verde e o papel da data na prevenção do câncer na cabeça e pescoço

A Campanha Julho Verde tem como escopo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Além disso, pretende chamar  a atenção para formas de prevenção e tratamento. 

Celebrado no dia 27 deste mês, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço tem como intuito despertar nas pessoas o sentimento de cuidado com a doença que afeta boca, língua, gengivas, bochechas, palato mole e duro, faringe, laringe, amígdalas, tireoide e esôfago.

Para se ter uma ideia: apenas em 2018, estima-se que o câncer de cabeça e pescoço tenha atingido mais de 40 mil pessoas no Brasil. Por esse motivo, a campanha Julho Verde é tão importante para a sociedade. Ou seja, chamando a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce, por meio de exames de rotina e para a eficácia do seu tratamento. É sobre este assunto que vamos falar na leitura de hoje. Acompanhe!

Quais são os tipos de câncer na cabeça e pescoço?

Os tumores que acometem cabeça e pescoço são denominações genéricas do câncer localizado em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

Em jovens brasileiros de até 40 anos, o tumor orofaríngeo, aquele localizado atrás da boca e incluindo a base da língua, céu da boca, amígdalas e paredes laterais, é considerado o mais incidente.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), para este ano de 2021, os últimos dados apontam que, dos 625 mil novos casos de tumores na população, mais de 15 mil deles são tumores orofaríngeos.

Ainda que a taxa mundial de novos casos deste câncer tenha diminuído, a incidência de diagnósticos relacionados à infecção por HPV (Papiloma Vírus Humano) tem gerado um sinal de alerta entre os especialistas, visto que essa pode ser uma das causas. Os principais tipos de câncer de cabeça e pescoço, são:

  • tumores malignos da glândula tireoide;
  • tumores benignos e malignos das glândulas salivares;
  • Carcinoma espinocelular de mucosa do trato aero-digestivo alto.

Existem sintomas?

Os principais sintomas para as doenças alertadas pelo Julho Verde podem aparecer por meio de algumas feridas que não cicatrizam na boca nos primeiros 15 dias, assim como o aparecimento de nódulos na região do pescoço. Além disso, é comum que a pessoa sinta dificuldades e dor para mastigar ou engolir. Outros sintomas presentes no câncer de cabeça e pescoço, são:

  • rouquidão progressiva com duração maior que 15 dias;
  • alterações na voz;
  • presença de sangue no escarro ou tosse;
  • falta de ar;
  • feridas ou aftas que não cicatrizam por 15 dias.

A importância do Julho Verde

Uma das razões pela qual o Julho Verde deve ser celebrado é alertar sobre a importância de um diagnóstico precoce para o câncer de cabeça e pescoço. Quando realizado de forma precoce, o tratamento adequado pode ser feito também de forma rápida e precisa, melhorando as chances de cura.

Um dos principais problemas para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço é o diagnóstico tardio, feito em 60% dos casos, e que acaba deixando sequelas no indivíduo, complicando sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Outro levantamento realizado pelo INCA, indicou que o câncer de boca, laringe e demais regiões de cabeça e pescoço, é hoje o segundo mais frequente em homens, ficando atrás somente do câncer de próstata. Já em mulheres, entre os tumores de cabeça e pescoço o mais comum é o de tireoide.

Como é feito o diagnóstico?

Para que o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço seja realizado de forma precoce, o primeiro passo é realizar uma avaliação médica. O mais indicado é que ela seja feita de forma preventiva. 

Além da avaliação do histórico clínico, o médico realiza um exame físico. Assim, caso exista a suspeita de alguma irregularidade na região, o médico especialista poderá solicitar exames preventivos para avaliar o local.

Para detectar lesões ou alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço, os exames de diagnóstico por imagem são os mais recomendados. Entre eles, o mais comum é a ultrassonografia.

O exame de ultrassom, também chamado de ultrassonografia ou ecografia, é um dos exames de diagnóstico por imagem mais utilizados na medicina.

Esse procedimento não é invasivo, e permite que o médico faça a visualização de forma detalhada das movimentações de estruturas internas do paciente, assim como seus órgãos e tecidos.

Consultas de rotinas são essenciais para um diagnóstico precoce

Você conheceu um pouco mais sobre o Julho Verde na leitura de hoje, assim como sua importância sobre a conscientização  sobre os casos de câncer de cabeça e pescoço. A melhor forma de garantir um tratamento adequado e que tenha sucesso é por meio de um diagnóstico precoce com consultas de rotina e exames preventivos.

Gostou deste conteúdo? Então, veja também o que o ultrassom da tireoide pode detectar!

Julho Verde e o papel da data na prevenção do câncer na cabeça e pescoço
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM