Como a ultrassonografia pode ser crucial na detecção e monitoramento do câncer de próstata

A ultrassonografia da próstata é um exame de imagem que utiliza ondas de alta frequência para obter imagens da glândula. Dessa forma, é possível detectar o câncer de próstata e avaliar alterações importantes. 

Ainda que não seja o primeiro exame indicado para avaliar a saúde da próstata, o ultrassom possibilita ao médico uma visualização completa do órgão. A seguir, conheça um pouco mais sobre o exame e como ele é crucial para o diagnóstico e monitoramento do câncer de próstata.

Como a ultrassonografia ajuda na detecção do câncer de próstata?

A próstata é uma glândula localizada entre o reto e a bexiga, e responsável pela produção do líquido seminal. Algumas doenças podem atingi-la, entre elas a hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o câncer de próstata.

A ultrassonografia de próstata é auxilia na confirmação em caso de suspeita de um diagnóstico, visto que o exame permite obter uma imagem clara e precisa da glândula. O ultrassom auxilia na detecção precoce do câncer de próstata, permitindo que o tratamento seja iniciado rapidamente, ação que melhora as chances de cura.

Quando o ultrassom prostático deve ocorrer?

O câncer de próstata é uma doença de início silencioso. Atualmente, é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás do câncer de pele não-melanoma. Em geral, recomenda-se que homens com histórico de câncer de próstata iniciem exames de prevenção, como o PSA (antígeno prostático específico), a partir dos 45 anos. Já para o restante da população masculina, a prevenção deve ocorrer aos 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O exame de PSA permite a avaliação dos níveis da enzima, sugerindo a presença de inflamações e tumores. O exame clínico, conhecido por toque retal, permite ao médico observar alterações significativas no tamanho da próstata, sinal que também pode indicar a presença de câncer de próstata.

Realiza-se a ultrassonografia quando o exame PSA e exame de toque retal indicam a suspeita de câncer ou outra doença. Desse modo, o ultrassom é feito para a confirmação, visto que o médico pode avaliar tamanho, contorno, espessura e outras características.

Como o exame é realizado?

Existem duas formas de realizar a ultrassonografia da próstata: por ultrassom via abdominal e ultrassom transretal. A indicação do ultrassom via abdominal é para casos em que não há necessidade de realizar uma biópsia até o momento. 

Ultrassonografia abdominal

O exame mostra apenas alterações visíveis no tamanho e aspecto da glândula. Esse é o método mais comum. Não emite radiação nem dores durante o procedimento. No entanto, exige um pequeno preparo. É preciso que o paciente mantenha a bexiga cheia para facilitar a visualização da próstata durante o exame. Com o resultado do exame, o médico pode decidir se a biópsia é necessária, ou desenvolver uma conduta para tratamento.

Ultrassonografia transretal

Já o exame transretal permite uma visualização mais detalhada, além de contribuir para a biópsia da lesão. Assim, é inserida uma pequena sonda lubrificada no reto do paciente, de modo a captar imagens da região. Esse procedimento não provoca dores, por isso, não exige uso de anestesia.

O exame contribui para uma visão clara do aspecto da próstata. Além disso, no uso para biópsia, a sonda auxilia guiando a agulha para coleta do material. Dessa forma, garante-se a coleta do material no local correto. Para o ultrassom transretal, o preparo deve ser com:

  • Uso de laxante ou enema para lavagem intestinal na véspera do exame;
  • Ingestão de até 1 litro de água durante a hora que antecede o exame, para facilitar a visualização da glândula.

Quando o diagnóstico do câncer de próstata ocorre antes da apresentação de sintomas e sinais, o estágio da doença ainda é inicial. Por isso, as chances de cura são maiores. Para isso, é fundamental que homens busquem acompanhamento médico, principalmente na idade necessária para realizar exames preventivos.

Se você já tem a idade indicada, não deixe de visitar seu urologista e fazer os exames preventivos. Caso precise realizar ultrassom de próstata, na Clínica CEU você pode agendar seu horário online!

Rate this post
Como a ultrassonografia pode ser crucial na detecção e monitoramento do câncer de próstata
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM