O ultrassom abdominal é um exame não invasivo e extremamente seguro utilizado na avaliação periódica da saúde. Através de ondas sonoras de alta frequência, ele permite visualizar alterações nos órgãos internos localizados na região do abdômen como a vesícula, as vias biliares, o pâncreas e o retroperitônio.
Esse tipo de ultrassonografia permite avaliar a anatomia dos órgãos abdominais, além de identificar a presença de alterações, cistos, nódulos, lesões e tumores nessa região do corpo. O exame pode tanto ser solicitado pelo médico em consultas de rotina quando o paciente apresentar dores abdominais, que podem ser o indício de alterações nos rins e fígado, por exemplo.
Existem três tipos de ultrassom abdominal – total, superior e inferior -, e a escolha de qual realizar deve ser orientada pelo médico. Para isso, alguns cuidados são necessários, como jejum, ingestão de grande quantidade de líquido e restrição de certos tipos de alimentos.
Saiba mais sobre cada um deles e qual o tipo de preparo para um ultrassom abdominal.
A escolha de qual tipo de ultrassonografia do abdome realizar depende dos sintomas que o paciente apresenta e da avaliação médica. Pode ser tanto de abdômen total, que permite visualizar todos os órgãos sólidos ou repletos de líquidos dessa região do corpo, e de tipos específicos, como o superior e o inferior, que, como o nome já diz, identificam alterações em regiões específicas do abdômen. Em cada órgão, são realizadas medidas das dimensões e é observado o aspecto físico em busca de alterações difusas ou focais.
Apesar de ser um exame de realização pouco complexa e que não exige muitas restrições, o ultrassom abdominal requer alguns preparos. Mas não precisa se preocupar, são recomendações simples que irão garantir um bom resultado do exame.
Veja algumas das orientações mais importantes:
O ultrassom abdominal permite identificar doenças como aneurisma na artéria da aorta, pancreatite e alterações no fígado, pedras na vesícula biliar ou nos rins, dano no baço e uma série de outras condições e ferimentos que podem afetar os órgãos dessa região do corpo. Também permite identificar tumores, cistos e abscessos, avaliar as causas de crescimento irregular de um órgão interno, bem como o estreitamento ou dilatação das artérias do abdome.
A maioria dessas doenças apresentam sintomas intensos, como dores e desconfortos, mas alguns se desenvolvem de forma silenciosa. Por isso, é muito importante realizar acompanhamento médico regular.
Como já citamos, a ultrassonografia abdominal é um exame de preparo e realização simples, indolor e não invasiva. Assim como os outros tipos de ultrassom, o paciente deita na maca e o médico, com o auxílio de um gel, desliza o transdutor sob a pele. Esse aparelho emite ondas sonoras de alta frequência aos órgãos internos e, a partir disso, gera imagens que podem ser visualizadas em tempo real na tela. A entrega do resultado é imediata.
O ultrassom abdominal é um exame que tem muitas utilidades na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, detecção e análise de doenças, assim como o acompanhamento de condições já diagnosticadas. É importante contar com acompanhamento médico para a escolha do melhor tipo de procedimento e de uma clínica de referência para a realização de forma segura.
A Clínica CEU é referência na realização de diagnósticos de imagem. A clínica conta com uma equipe especializada pronta para atender às suas necessidades de forma simples e eficiente. Precisa realizar um ultrassom abdominal? Agende o seu exame agora através do nosso formulário.
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9