Dia Internacional da Tireoide

O Dia Internacional da Tireoide é celebrado em 25 de maio, e visa conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce diante de doenças que afetam essa glândula.

A data foi criada durante a Thyroid Federation International, realizada em 2007, na Alemanha. Atualmente, o Dia Internacional da Tireoide contribui para a informação a respeito de sintomas, doenças, exames para o diagnóstico e tratamentos. Por isso, reunimos algumas informações importantes sobre os problemas na tireoide neste post. Confira.

Qual a importância do Dia Internacional da Tireoide

No Dia Internacional da Tireoide, as associações, organizações e grupos relacionados a esse assunto fornecem informações relevantes à sociedade. Isso ajuda a melhorar o reconhecimento dos sintomas e incentiva a população a buscar atendimento médico não só quando algo está errado, mas também como forma preventiva.

Quais os principais problemas da tireoide

A tireoide é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que atuam em diferentes órgãos e auxiliam a regulação do metabolismo. Contudo, a produção desses hormônios é controlada por diferentes órgãos e glândulas. Por isso, quando ocorre desequilíbrio nessa produção, inúmeros problemas na tireoide podem acontecer. Conheça os mais comuns.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios da tireoide, causando aumento de peso, fraqueza, cansaço e impotência sexual. As causas dessa doença podem estar relacionadas a doenças autoimunes e inflamações. Além disso, o hipotireoidismo pode ocorrer por efeitos colaterais em tratamentos e ter causas congênitas, ou seja, de nascença.

Hipertireoidismo

Já o hipertireoidismo é um distúrbio causado pelo aumento na produção do T3 e T4. Essa alteração causada pelo excesso dos hormônios provoca ansiedade, perda de peso, insônia e aumento nos batimentos cardíacos.

Bócio

Caracterizado pelo aumento visível da tireoide, o bócio é uma alteração causada por variados fatores, desde inflamações até nódulos. Nessa doença, a pessoa pode apresentar dificuldades para engolir, respirar e relatar sensação de aperto na garganta.

Nódulos e cistos

Os nódulos e cistos na tireoide são condições que merecem a devida atenção. Boa parte dessas alterações são benignas, e exigem apenas o acompanhamento periódico, sem a necessidade de tratamento ou retirada.

Tumores

Os tumores na tireoide ocorrem pelo crescimento de tecido anormal, e podem ser benignos e malignos. Quando maligno, a retirada da glândula é feita ao ser detectado o câncer.

Doença de Graves

A Doença de Graves é um tipo de hipertireoidismo que ocorre devido a condições autoimunes. Nessa disfunção, além de ansiedade, taquicardia e perda de peso, também pode estar presente a formação de placas endurecidas e avermelhadas na pele, assim como olhos salientes.

Quais exames podem diagnosticar problemas na tireoide

Os problemas na tireoide são identificados por meio de exames preventivos de rotina. Esse cuidado ajuda no diagnóstico precoce de doenças, evitando complicações e também proporcionando melhores formas de tratamento. Conheça os principais exames de imagens usados para avaliar e identificar problemas na tireoide.

Ultrassom

O ultrassom de tireoide é fundamental na identificação de doenças ou distúrbios da glândula. O exame pode ajudar na detecção e diagnóstico de anomalias da tireoide, assim como nódulos e tumores. Além disso, o exame também é feito para avaliar os gânglios e glândulas salivares.

Cintilografia da tireoide

A cintilografia da tireoide é um exame por imagem de alta sensibilidade. Usado para detectar nódulos tireoidianos, o teste permite que o médico identifique os tipos de nódulos (hipercaptantes ou hipocaptantes). A cintilografia também é feita para avaliar tumores da tireoide, hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Punção da tireoide

A punção da tireoide é um exame de alta eficácia, feito para identificar a natureza de um nódulo da tireoide. Ou seja, se o nódulo é benigno ou maligno. A punção é feita quando o nódulo apresentado tem tamanho maior que 1 cm.

No entanto, nem todos os nódulos que apresentam essa medida precisam de punção. Normalmente, o tamanho dos nódulos que exigem punção para avaliação podem variar, e chegam até 2,5 cm.

Esse procedimento é feito por meio de uma agulha fina, para que seja possível coletar material orgânico da alteração presente na glândula. Para auxiliar na punção, o médico usa uma sonda de ultrassom que garante maior precisão durante esse processo.

Você pôde conhecer a importância do Dia Internacional da Tireoide, data destinada à educação da população em relação aos problemas da tireoide, sintomas, formas de detecção e tratamentos.

Quer continuar lendo sobre este assunto? Confira também os sintomas e diagnósticos das doenças da tireoide.

Dia Internacional da Tireoide