Dia Mundial da Alimentação: 7 dicas para alcançar o equilíbrio

No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi criada com o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre a importância da alimentação na saúde da sociedade. 

Esse momento é usado para refletir não só sobre a alimentação equilibrada e saudável, mas também sobre as regras para uma boa alimentação, benefícios, distúrbios alimentares, desperdício e a fome.

A seguir, saiba mais sobre essa data e confira também 7 dicas para ter uma alimentação equilibrada na sua rotina.

O que é o Dia Mundial da Alimentação?

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, foi criado como forma de desenvolver uma reflexão a respeito do atual quadro alimentar mundial. A alimentação saudável e equilibrada tem papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças, estando também relacionada ao bem-estar físico e mental.

Como surgiu o Dia Mundial da Alimentação

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial da Alimentação foi criada em 1945 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A primeira comemoração dessa data aconteceu em 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

7 dicas para ter uma alimentação balanceada

Considerando que a alimentação é a base para a saúde, contribuindo também para a prevenção e combate de algumas patologias, é muito importante inserir em sua rotina alimentos e hábitos que contribuam para isso. 

Uma dieta balanceada deve ser composta por grãos, legumes, verduras e alimentos que forneçam vitaminas e minerais. Separamos 7 dicas para que você tenha uma alimentação equilibrada. Confira. 

1. Prefira gorduras boas

O prato do brasileiro deve conter combinações saudáveis e equilibradas, como arroz, feijão, salada rica e uma carne magra, sendo uma opção completa de nutrientes. Além disso, é muito importante dar preferência a uma alimentação rica em gorduras boas, como os óleos vegetais e a gordura das castanhas e dos peixes. 

 Fontes de nutrientes e proteínas vegetais, como o pistache, noz, amêndoa, castanha e amendoim são também excelentes fontes de fibra e contam com vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos, substâncias que ajudam na prevenção de doenças como o câncer e do coração.

A banha de porco também é uma boa fonte de gordura, especialmente para preparar alimentos fritos. Quanto às carnes vermelhas, você não precisa se privar, mas tente consumir em menor quantidade. 

2. Evite alimentos processados e ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados como biscoitos recheados, enlatados e macarrões instantâneos geralmente vêm com aditivos químicos e muito sódio e açúcar. Se consumidos em excesso podem causar ganho de peso e doenças como o câncer. O ideal é evitá-los sempre que possível.

3. Diminua o consumo de sal

E por falar em sódio, o sal é prejudicial para a pressão arterial. Por isso, evite usar grandes quantidades no preparo dos alimentos, tentando substituí-lo por outros temperos, como ervas, alho e cebola. O sódio também está presente nos salgadinhos, refrigerantes e temperos prontos. 

4. Aumente o consumo de vitaminas e nutrientes

Para evitar o aparecimento de doenças oportunistas, que acabam invadindo o organismo quando estamos com o sistema imunológico em baixa, é importante manter o consumo de vitaminas e nutrientes que aumentam a imunidade e melhoram o funcionamento do organismo. As mais importantes são:

  • vitamina A (espinafre, couve, abóbora, cenoura);
  • vitamina C (brócolis, mamão, acerola, goiaba, pimentão amarelo);
  • vitamina D (ovo, leite, queijo, sardinha, fígado, salmão);
  • vitamina E (brócolis, espinafre, kiwi, repolho, abacate);
  • selênio (castanha do Pará, arroz, ovo, feijão);
  • zinco (grão-de-bico, feijão, amendoim, linhaça, frutos-do-mar).

5. Coma vegetais escuros

Essenciais na maturação das células do sistema imunológico, os vegetais escuros ajudam na resistência às infecções. O ácido fólico, substância presente nesses alimentos, participa da formação das células responsáveis pela defesa do organismo. Coloque no seu prato vegetais como brócolis, couve e espinafre.

6. Evite hábitos nocivos

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode ser prejudicial à saúde do organismo. Por esse motivo, é importante reduzir ou evitar o álcool e o cigarro. Isso porque, o excesso dessas substâncias pode causar diversas doenças e complicações. 

7. Aumente a hidratação

Aumentar o consumo de água contribui para elevar o nível de imunidade e melhorar o funcionamento dos órgãos. Assim, fique atento para a quantidade de água ingerida, principalmente em dias mais frios, quando essa ingestão diminui. 

Além de ter papel fundamental nas reações químicas do organismo, a água auxilia na regulação da temperatura corporal e elimina toxinas. Ou seja, mantém o corpo mais saudável.

Dia Mundial da Alimentação e vida saudável

O Dia Mundial da Alimentação nos lembra sobre a importância da alimentação balanceada para uma vida saudável e com qualidade. Por isso, evite também dietas absurdas, inserindo alimentos saudáveis nas quantidades adequadas em sua rotina.

Gostou destas informações sobre o Dia Mundial da Alimentação? Então, veja também 3 dicas de alimentação na gravidez para uma gestação saudável!

Rate this post
Dia Mundial da Alimentação: 7 dicas para alcançar o equilíbrio
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM