Dia Mundial da Amamentação: por amamentar é um ato de amor?

O Dia Mundial da Amamentação é comemorado no início de agosto, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno. Devido a datas como essa, os índices de aleitamento no Brasil aumentam ano após ano, de acordo com Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Ernani), do Ministério da Saúde. 

A seguir, conheça a importância que a amamentação representa na vida da mãe, do bebê e porque esse é um ato de amor!

O que é o Dia Mundial da Amamentação?

O Dia Mundial da Amamentação é comemorado em 1º de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.435/2.017, responsável por determinar que, no decorrer do mês, devem ser intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a amamentação, como divulgações em mídias, palestras, eventos, e uso de decorações douradas para simbolizar a data.

Quando  o Dia Mundial da Amamentação surgiu?

Com início em 1990, o Dia Mundial da Amamentação foi criado durante um encontro entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef, quando foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação. 

Após um ano, em 1991, a Aliança criou também a Semana Mundial do Aleitamento Materno, iniciando com o Dia Mundial da Amamentação. A data é divulgada e incentiva o ato do aleitamento até hoje em mais de 120 países.

Quais as vantagens para saúde da mulher e do bebê no ato de amamentar?

Um dos objetivos do Dia Mundial da Amamentação é mostrar a importância desse ato para a saúde da mãe e do bebê

A mulher é protegida pelo fornecimento, produção de leite e apresenta benefícios como:

  •  diminuição do sangramento pós-parto;
  • rapidez para a perda de peso;
  •  proteção contra a osteoporose e doenças cardiovasculares;
  • redução nos índices de câncer de ovário e endométrio e câncer de mama

Agora, acompanhe também as vantagens da amamentação na vida do bebê.

Fortalecimento do sistema imunológico

O fortalecimento do sistema imunológico do bebê é uma das principais vantagens da amamentação. Por ser rico em anticorpos produzidos no corpo da mãe, o leite materno é uma defesa natural para o bebê. Assim, protegendo-o contra problemas como gripes, infecções de ouvido, asma, pneumonia e infecções intestinais.

Em outras palavras, a amamentação ajuda a evitar que doenças atinjam o bebê e, caso ele fique doente, o organismo da mãe aumenta a produção de proteínas e células de defesa para transmiti-las por meio do leite. Assim, auxiliando na recuperação do bebê.

Proteção do coração

Segundo um estudo de pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, o leite materno tem efeito positivo na pressão arterial do bebê em curto e longo prazo, assim como na mãe. Esse fato auxilia na proteção cardiovascular de ambos devido aos efeitos anti-inflamatórios.

Desenvolvimento do sistema nervoso 

Ao amamentar, a mãe oferece ao bebê uma substância chamada DHA (ácido docosahexaenoico) por meio do leite. De forma geral, ela é responsável por participar da formação de células nervosas, facilitando a comunicação entre elas. 

Essa ação é fundamental nos primeiros 5 anos de vida, quando grande parte do cérebro está em desenvolvimento. Dessa forma, a oferta de DHA ao bebê se torna outro dos benefícios da amamentação.

Prevenção de anemias

Por ser constituído de diversas substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, o leite materno contribui também para a prevenção de anemias no bebê. 

São elementos como a vitamina B12 e o ácido fólico, muito importantes para a produção de células vermelhas, responsáveis pela produção de oxigênio no sangue, que previnem o adoecimento da criança.

Diminuição do risco para déficit de atenção

Em um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv e do Centro Médico Rabin, em Israel, foi constatado que o leite materno também está relacionado ao menor risco do desenvolvimento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Ao analisar voluntários para a pesquisa que sofriam com o distúrbio e compará-los com crianças que não o apresentavam, os pesquisadores constataram que aqueles com TDAH eram menos propensos à amamentação.

Proteção contra os efeitos da poluição

Em pesquisa realizada também na Espanha, na Universidade do País Basco, cientistas notaram que bebês que tinham sido amamentados no mínimo por 4 meses com leite materno não sofriam prejuízos causados por poluentes ao sistema motor e neurocomportamental. A razão disso também pode estar relacionada ao fortalecimento do sistema imunológico do bebê por meio do leite materno.

Prevenção da obesidade

Outra vantagem da amamentação é a prevenção da obesidade, doença crônica reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Pelo seu efeito anti-inflamatório, o leite materno assegura que crianças que o recebam durante o primeiro período de vida tenham menores chances de desenvolver a doença, assim como diabetes e problemas cardíacos ao longo da vida.

Por que amamentar é um ato de amor?

A amamentação também tem como vantagem o fortalecimento do vínculo e fortalecimento do vínculo emocional entre mãe e bebê. O aleitamento promove um sentimento de afeto, segurança, proteção e acolhimento ao bebê, enquanto para a mãe, representa autoconfiança e fortalecimento. Isso somado aos benefícios físicos e biológicos, faz do aleitamento um ato de amor.

Agora que você sabe mais sobre o Dia Mundial da Amamentação e a importância do aleitamento para a vida da mãe e do bebê, compartilhe este assunto com outras pessoas, assim, elas podem ajudar a aumentar a conscientização deste ato de amor.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais!

 

Rate this post
Dia Mundial da Amamentação: por amamentar é um ato de amor?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM