Dia Nacional do Idoso: principais exames recomendados para a terceira idade

Em 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros. A data se torna cada vez mais importante ao considerarmos que, a média de vida de uma pessoa no Brasil aumentou mais de 30 anos em sete décadas.

O envelhecimento da população causa impactos importantes na saúde e, consequentemente, na sociedade. Por isso, o Dia Nacional do Idoso deve ser comemorado anualmente, conscientizando a população sobre a importância dos cuidados com a saúde na terceira idade. A seguir, saiba mais sobre essa data e os principais exames que devem ser realizados por idosos!

O que é o Dia Nacional do Idoso?

O Dia Nacional do Idoso é uma data comemorada em 1º de outubro, com o objetivo de chamar atenção para questões relacionadas à saúde, sexualidade, segurança, aposentadoria, convívio familiar e abandono dessa população na sociedade.

Como surgiu essa data?

A data em que se comemora o Dia Nacional do Idoso marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor. Até o ano de 2006, o Dia Nacional do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro, devido à data instituída em 1999 pela Comissão pela Educação do Senado Federal.

No entanto, em 1º de outubro de 2003, a Lei nº 10.741 foi aprovada, tornando vigente o Estatuto do Idoso. Ao ser instituído em 2006, foi criada outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia Nacional do Idoso para 1º de outubro.

A importância dos cuidados com a saúde do idoso

Na terceira idade, a saúde ganha um sentido diferente. Enquanto jovens e adultos, saúde é sinônimo de não estar doente, para o idoso, a saúde pode indicar estar saudável e ser portador de uma ou mais condições.

Algumas doenças surgem após os 60 anos e, apesar de afetar aspectos da vida de seus portadores, podem ser tratadas e passar quase imperceptíveis por muitos anos. Para ser um idoso saudável, o fator mais importante é a prevenção, principalmente quando realizada ao longo de toda a vida adulta.

O acompanhamento médico na terceira idade é decisivo e deve ser composto por consultas de rotina e exames preventivos. São eles que ajudarão a identificar qualquer sinal de anormalidade, descobrindo doenças de forma precoce e acelerando tratamentos para que o paciente consiga manter uma boa qualidade de vida.

5 principais exames recomendados para a terceira idade

Considerando que o Dia Nacional do Idoso também chama atenção sobre a importância da saúde na terceira idade, é fundamental falar sobre os exames de rotina. Afinal, essa é a melhor maneira de diagnosticar doenças ou complicações, facilitando tratamentos.

É importante estar atento às doenças que têm como um dos principais fatores de risco a idade – e nada melhor do que iniciar os exames de rastreamento na faixa etária recomendada, assim como continuar fazendo exames comuns como hemograma e ultrassons.

Hemograma

O primeiro e um dos mais essenciais exames de rotina também na terceira idade é o hemograma, também conhecido como exame de sangue. Por meio dele, é possível identificar, por exemplo:

• Os níveis de colesterol no sangue;
  • Presença de diabetes;
  • Presença de anemia;
  • O estado da saúde do coração.

Pessoas na terceira idade devem fazer o hemograma completo com frequência pois, após os 50 anos, as doenças que acometem o coração são mais frequentes.

Mamografia digital

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva), no Brasil estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama é uma doença que afeta principalmente mulheres entre os 40 e 70 anos e aquelas que têm histórico da doença na família devem redobrar a atenção. Por isso, a realização da mamografia digital deve ser feita anualmente após a mulher completar 40 anos.

Esse exame é como a mamografia tradicional, porém mais confiável. Isso porque ela registra as imagens geradas no exame no computador em primeira mão, proporcionando resultados mais precisos e seguros.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame de imagem que verifica a densidade da massa óssea. Através de um aparelho especial de raio-x, a densitometria é o melhor exame para controlar a evolução da osteoporose e de seu tratamento, avaliando o grau da doença e também a probabilidade de fraturas.

A perda de massa óssea começa a partir dos 40 anos. Dessa forma, é fundamental que homens realizem o exame a partir dos 65 anos e as mulheres depois de 45 anos para mulheres, sendo elas as mais acometidas pela osteoporose devido às mudanças hormonais.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma mensura a frequência cardíaca da pessoa em repouso e em atividade. Dessa forma, é possível identificar cardiopatias, desde as mais severas às menos agudas, como:

• Arritmias;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Pericardite;
  • Doença arterial coronariana.

É preciso que o idoso realize eletrocardiogramas frequentes, já que após os 40 anos o organismo começa a passar por mudanças que levam à diminuição do desempenho do coração.

Exames de rotina da tireoide

Exames de rotina da tireoide detectam modificações agudas na tireoide e que necessitam de tratamento médico. A incidência de hipotireoidismo – doença que afeta a produção do hormônio da tireoide – aumenta com o decorrer dos anos, sobretudo nas mulheres na menopausa. O hipertireoidismo também é comum na terceira idade, podendo ser mais difícil de diagnosticar, por ter sintomas parecidos com outras doenças.

O Dia Nacional do Idoso nos alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde nessa faixa etária. Com o acompanhamento médico e a realização de exames de rotina, é possível desfrutar de uma vida longa, com qualidade de vida e saúde!

Gostou deste conteúdo? Então, confira também as atividades físicas mais indicadas para idosos!

Dia Nacional do Idoso: principais exames recomendados para a terceira idade