Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama: quando fazer mamografia?

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram estarem com câncer de mama em 2020. Além de ser o tipo de tumor que mais acomete a população feminina no Brasil, é o câncer que mais mata. Contudo, ao fazer mamografia, é possível obter um diagnóstico precoce, diminuindo o risco de morte e aumentando a chance de cura.

O diagnóstico precoce também contribui para o tratamento adequado, diminuindo entre 15% a 45% as mortes por câncer de mama.

A seguir, confira a importância do Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama e acompanhe quando a mulher deve fazer mamografia.

O que é o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama?

O INCA afirma que 60 mil novos casos são diagnosticados por ano, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o tratamento adequado. Campanhas como o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama visa alertar a sociedade sobre essa importância.

Como surgiu a data?

A data em que se comemora, 27 de novembro, o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama foi criada em 1988, pelo Ministério da Saúde, como forma de conscientizar a população sobre a doença, seu tratamento, o diagnóstico precoce e a prevenção.

Segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), o câncer de mama é o que mais afeta mulheres no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, pelo diagnóstico tardio da doença.

Quais são as indicações para fazer mamografia?

Fazer mamografia é fundamental para que o câncer de mama seja diagnosticado precocemente. Essa questão faz toda diferença para o tratamento, representando grandes chances de cura.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a mulher deve fazer mamografia anualmente a partir dos 40 anos.

Contudo, em casos em que a mulher tenha familiares que apresentaram câncer de mama, o acompanhamento deve iniciar antes. O exame pode e deve ser feito por mulheres que ainda não apresentam os sintomas da doença, no entanto, numa faixa etária de risco e tenham propensão à doença.

Quando realizada corretamente, a mamografia é efetiva para reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, arrefecimento de perturbações familiares e redução de traumas físicos.

Como funciona o exame?

A mamografia funciona como um raio-x da mama. Para a emissão de raios pelo mamógrafo, as mamas são posicionadas e comprimidas uma a uma, até que tomem o formato de disco e recebem a baixa dose de radiação.

A radiação emitida é medida por um sensor digital ligado ao computador, responsável por transformar a leitura em imagens de alta definição. Assim, o profissional que realiza o exame poderá avaliar o resultado e emitir um laudo.

Tipos de mamografia

Existem dois tipos de exame: a mamografia digital e a mamografia convencional.

No exame convencional, ocorre o uso de filme fotográfico para revelar as imagens obtidas, em vez da versão digital computadorizada.

Essas imagens podem sofrer certos danos pela ação do tempo, clima e forma de armazenadas, o que pode prejudicar a análise dos médicos e o acompanhamento anual. Além da praticidade da imagem digital, a mamografia digital também apresenta algumas vantagens:

• Tempo de duração do exame é menor, permitindo menos exposição à radiação;
  • É mais confiável para a detecção de nódulos pequenos (menores que 1 cm);
  • O resultado é instantâneo, dispensando o uso de químicos e chapas para revelação;
  • Permite o uso de contraste, caso necessário, para avaliação da circulação da mama (vasos sanguíneos);
  • É indicada para mulheres com mamas maiores ou mais densas (com muitas glândulas).

Fazer mamografia digital também causa menor desconforto a mulher, quando comparada ao exame convencional. Por ser mais rápida e ter a compressão contínua, a mamografia digital não causa nenhum tipo de lesão às mamas.

Da mesma forma, mulheres com implantes de silicone podem realizar o exame com tranquilidade, visto que as chances de rompimento da prótese são mínimas.

Você pôde conhecer a importância de fazer mamografia para evitar diagnósticos tardios e o agravamento do câncer de mama. Por isso, o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama nos alerta anualmente sobre a necessidade de manter hábitos saudáveis e exames periódicos em dia.

Ainda não fez seu rastreamento de mama? Então, marque uma consulta no Espaço Mama da Clínica CEU para fazer mamografia e confira os diferenciais que esse ambiente oferece!

Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama: quando fazer mamografia?
Zeit