Ecocardiografia com Doppler: quando fazer?

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 300 mil pessoas morrem no Brasil por ano devido ao infarto. A ecocardiografia com Doppler evita essa e outras doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares representam 30% dos óbitos no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante para a saúde dos brasileiros. A seguir, conheça melhor a ecocardiografia com Doppler, quando ela é indicada e como o exame é feito.

O que é a ecocardiografia com Doppler?

A ecocardiografia é um ultrassom do coração. O exame é feito para avaliar as características morfológicas do órgão, como tamanho, formato, espessura e aparência, sua capacidade e o fluxo de sangue. Desse modo, a ecocardiografia, ou ecocardiograma, detecta uma série de distúrbios e doenças.

A ecocardiografia com Doppler é um tipo de exame usado para analisar o fluxo sanguíneo do coração, suas valvas cardíacas e vasos. Os principais itens analisados são a velocidade e direção do fluxo de sangue. Afinal, o exame auxilia no monitoramento e diagnóstico de condições cardíacas ao verificar o bombeamento do músculo cardíaco.

Durante a ecocardiografia com Doppler, as ondas sonoras, ao refletir as células sanguíneas em movimento, mudam de coloração. Isso auxilia o médico a calcular a velocidade e direção do fluxo de sangue. Ademais, quando o exame é feito com cores, a passagem de sangue se torna colorida no monitor. Isso ajuda a identificar possíveis problemas no fluxo sanguíneo. A ecocardiografia com Doppler ajuda a detectar diversos problemas cardíacos, como:

  • sequelas após um infarto;
  • cardiopatia congênita;
  • insuficiência cardíaca;
  • problemas nas valvas;
  • cardiomiopatia;
  • endocardite.

Quando devo fazer esse exame?

Normalmente, as principais indicações para fazer o ecocardiograma com Doppler são diante da suspeita de doenças cardiovasculares, na presença de dores no peito, palpitações e falta de ar. A ecocardiografia também é solicitada na avaliação após um infarto e no acompanhamento pós-cirúrgico.

Outra recomendação para o exame é para atletas, profissionais e amadores, que participam de esportes e competições que exigem grande esforço, como corrida, ciclismo e natação.

Como o ecocardiograma com Doppler é feito?

A ecocardiografia com Doppler pode ser realizada de diferentes maneiras. A mais simples, e também mais realizada, é a ecocardiografia transtorácica, em que o transdutor é conduzido no peito do paciente pelo médico, na região em que o coração está. Essa forma de realização também é usada para fazer a ecocardiografia de estresse.

Ecocardiografia de estresse

Na ecocardiografia de estresse, o indivíduo pode fazer exercícios físicos para estimular seu coração, ou mesmo ingerir medicamentos com esse efeito. As imagens do coração são feitas antes e depois dos estímulos, possibilitando ao médico avaliar as reações. Esse tipo de exame é feito principalmente em pessoas com doenças nas valvas cardíacas ou doença coronariana.

Ecocardiografia transesofágica

Em casos em que a imagem do coração não fica clara, por motivos como obesidade, alterações no tórax ou doenças pulmonares, a ecocardiografia transesofágica é a indicação. Afinal, esse exame é feito com o paciente sedado enquanto o médico insere um transdutor especial por sua garganta e o move pelo esôfago, até posicioná-lo próximo à região cardíaca. A partir desse momento, a ecocardiografia emite ondas sonoras para o coração.

Ecocardiografia fetal

Por fim, a ecocardiografia também é feita durante a gestação. O ecocardiograma fetal é um exame de referência na avaliação cardiovascular do bebê ainda no útero da mãe. Assim, é cada vez mais recomendado pelo médico durante o acompanhamento pré-natal. O auxílio do Doppler ajuda a identificar anomalias nos batimentos cardíacos do bebê.

Com o diagnóstico precoce, o tratamento de cardiopatias congênitas e outros problemas é feito ainda com o bebê em sua vida intrauterina, e diminui os riscos de sequelas e impactos em sua vida.

Onde fazer a ecocardiografia com Doppler?

Se você procura uma clínica especializada para fazer a ecocardiografia com Doppler, a Clínica CEU é a melhor opção. Há mais de 30 anos no mercado, nossa instituição oferece qualidade e infraestrutura adequada para oferecer o melhor suporte durante os mais variados exames.

Nosso corpo clínico é formado por profissionais capacitados e com experiência, garantindo atendimento humanizado e resultados confiáveis. Nossa sede está situada na área hospitalar de Belo Horizonte, na Avenida Francisco Sales, nº 1656, Santa Efigênia.

Ademais, vimos que as doenças cardiovasculares são tratadas com maior facilidade desde que sejam detectadas precocemente. Portanto, se você precisa fazer um exame como a ecocardiografia com Doppler, procure uma clínica especializada, com estrutura moderna e profissionais qualificados, como a Clínica CEU.

Está pronto para fazer seu exame e avaliar a saúde do seu coração? Solicite o agendamento online conosco!

Rate this post
Ecocardiografia com Doppler: quando fazer?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM