Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose: 5 dicas de prevenção

De acordo com Hospital das Clínicas da Unicamp, uma pesquisa mundial revelou que ocorrem 10 milhões de casos de tromboembolismo venoso anualmente. Considerando que esse risco pode ser evitado, o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose é uma data fundamental.

Afinal, essa campanha tem como objetivo a informação, mostrando à população algumas formas de prevenção dessa doença. A seguir, confira 5 dicas que podem ajudar a evitar a trombose.

O que representa o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose?

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose é comemorado em 16 de setembro, e essa data tem como objetivo alertar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares, responsáveis por atingir 180 mil brasileiros ao ano, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Como surgiu a data?

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose surgiu em 2009, quando foi instituído pelo Congresso Nacional, como forma de conscientizar a população brasileira sobre os riscos da doença, alertando para as formas de prevenção e combate.

5 dicas para evitar a trombose

Para evitar a trombose é importante manter os cuidados com a saúde em dia. Por isso, separamos abaixo 5 dicas para incluir no seu dia a dia, diminuindo as chances de desenvolver uma trombose. Acompanhe.

1. Beba água

A primeira dica é indicada não só para evitar a ocorrência de trombose, mas também para garantir o bom funcionamento de todo organismo. Mantenha-se sempre hidratado, ingerindo 1,5 a 2 litros de água por dia. 

2. Evite longos períodos sentado

Longos períodos sentado, na mesma posição, acaba prejudicando a circulação sanguínea. Por isso, se você trabalha nessa posição, é muito importante realizar pequenos intervalos, levantando e fazendo curtas caminhadas.

3. Use meias de compressão 

As meias de compressão são recomendadas para pessoas que apresentam risco de trombose. Esse acessório ajuda a aliviar dores e inchaços. A meia atua como uma camada muscular que pressiona as paredes das veias, permitindo o fechamento das válvulas e melhorando o fluxo sanguíneo.

4. Pratique exercícios físicos 

Praticar atividades físicas é fundamental para a saúde, diminuindo o estresse, aumentando o bem-estar, a qualidade de sono e reduzindo dores no corpo. Além disso, os exercícios contribuem diminuindo os riscos para trombose.

5. Evite o consumo de álcool, cigarro e comidas gordurosas

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose também chama a atenção para hábitos nocivos, como o consumo de álcool em excesso, tabagismo e ingestão de comidas ricas em gordura. Por isso, evitar esses hábitos é uma forma de diminuir os riscos para desenvolvimento da trombose.

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose: qual o papel dos exames de rotina?

Entendendo que a trombose arterial pode apresentar riscos fatais ao organismo e considerando que em alguns casos os sintomas não estão presentes, o acompanhamento médico de rotina é a melhor forma de evitar surpresas. 

Com exames preventivos, é possível realizar um diagnóstico precoce, que contribua para um tratamento rápido e eficaz, evitando sequelas causadas pela trombose ou até mesmo a morte. 

O diagnóstico da trombose arterial dependerá do histórico do indivíduo, avaliação clínica e resultado de exames de diagnóstico. O mais utilizado para avaliar a presença da doença no organismo é o Duplex Scan, a ultrassonografia com doppler. 

Essa técnica computadorizada possibilita ao profissional identificar alterações nas artérias e veias, por meio de ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea, o procedimento é realizado do mesmo modo como a ultrassonografia normal.

O exame permite o diagnóstico de alterações no sistema vascular e a identificação de complicações e doenças relativas aos vasos e artérias sanguíneas, como:

  • Aneurismas: dilatação anormal de artérias;
  • Angiomas: alterações de vasos sanguíneos finos da superfície corporal;
  • Arterite: inflamação arterial;
  • Aterosclerose: lesões na parede interior das artérias;
  • Doenças dos vasos sanguíneos: alterações dos vasos sanguíneos;
  • Tromboflebite: inflamação de veias;
  • Varizes: dilatações das veias superficiais dos membros inferiores.

 

Tromboembolismo 

Assim como o Duplex Scan, a cintilografia de perfusão pulmonar contribui para diagnosticar o tromboembolismo. Esse exame permite avaliar a funcionalidade dos pulmões. Realizado em duas etapas, o exame possibilita ao especialista analisar também as condições do alvéolo-capilar, além de realizar o diagnóstico, acompanhamento de casos de tromboembolismo pulmonar agudo (TEP) e casos de hipertensão pulmonar por TEP crônico. 

O tromboembolismo exige diagnóstico precoce, pois é uma condição em que ocorre a interrupção do aporte sanguíneo para os pulmões. Com sua identificação por meio da cintilografia de perfusão, é possível iniciar um tratamento rápido e preservar a função dos órgãos.

Você pôde conhecer melhor o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, a importância dessa campanha e 5 formas de evitar os riscos para surgimento da trombose, melhorando seu bem-estar e qualidade de vida.

Quer continuar se informando sobre este assunto? Então, saiba o que é trombose arterial e como ela é diagnosticada!

Rate this post
Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose: 5 dicas de prevenção
Zeit

LEIA TAMBÉM