Mitos e verdades a respeito do exame de mamografia

O INCA, (Instituto Nacional de Câncer), afirma que o câncer de mama é o segundo maior câncer a atingir as mulheres. Além disso, é a primeira causa de morte por câncer entre a população feminina. Em muitos casos, o exame de mamografia poderia ter contribuído para um diagnóstico precoce, evitando mortes.

A falta de informação é um dos fatores que causam a abstenção das mulheres em exames de rotina como esse. Por isso, listamos algumas verdades e mitos que você deve conhecer para manter-se informada sobre o assunto, e realizar o exame de mamografia sempre que necessário. Vamos lá?!

O que é mamografia?

exame de mamografia

O exame de mamografia, apesar de simples e rápido, é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, é o único exame cuja aplicação em sistema de rastreamento apresenta eficácia comprovada para a redução da mortalidade da doença.

Contudo, ainda que a mamografia seja essencial para melhorar as chances de tratamento e cura por meio de um diagnóstico precoce, muitas mulheres não realizam o exame por diversos motivos, sendo a desinformação um dos principais.

Mitos e verdades a respeito do exame de mamografia

Como forma de estimular as mulheres a realizarem consultas preventivas e exame de mamografia conforme a necessidade, separamos os principais mitos e verdades sobre o teste. Assim, você poderá entender um pouco mais sobre o exame, sua importância e esclarecer algumas dúvidas.

Não é indicado realizar a mamografia menstruada

Mito. A menstruação não interfere no resultado da mamografia, muito menos na imagem obtida durante o exame. No entanto, durante o ciclo menstrual, é natural que a mulher esteja com maior sensibilidade nas mamas. Desse modo, o incômodo pode parecer maior. Por esse motivo, é recomendado que o exame de mamografia seja feito antes ou após a menstruação.

A mamografia causa desconforto

Verdade. O exame consiste na compressão controlada das mamas no aparelho, de modo a obter imagens adequadas para avaliação. Portanto, a mamografia pode apresentar certo desconforto. A boa notícia é que, com o avanço tecnológico, a dor durante o exame pode ser reduzida. Algumas clínicas especializadas, como o Espaço Mama, contam com aparelhos de última geração, desenvolvidos segundo a anatomia feminina, ajudando a aliviar o desconforto.

Lactantes não podem fazer mamografia

Mito. Quando a mulher durante a amamentação apresenta algum sinal, sintoma ou alteração em exames, a mamografia pode ser necessária. O teste é seguro, e não causa danos ou prejuízos à lactante, ou à lactação. O exame só não é para rotina ou prevenção durante esse período, pois a sensibilidade fica menor, visto que as mamas tornam-se mais densas. Desse modo, a avaliação de algumas lesões pode ter prejuízo.

A radiação do exame é prejudicial para a saúde da mulher 

Mito. Ainda que o exame de mamografia utilize radiação para sua realização, as doses são mínimas. Por isso, o risco associado à exposição não é comparável aos benefícios que o exame pode obter na prevenção do câncer de mama.

Mulheres com silicone não podem fazer o exame 

Mito. A prótese de silicone não prejudica a realização do exame de mamografia. Contudo, é importante que a mulher avise o técnico responsável pelo teste. Com o conhecimento sobre a prótese, é possível aplicar manobras adequadas para aumentar o campo de visão. Durante o exame não há risco de rompimento da prótese.

Homens também devem fazer mamografia 

Verdade. A mamografia é um exame solicitado em sua maioria para mulheres. No entanto, visto que o câncer de mama também pode atingir homens, o teste pode ocorrer quando há presença de nódulo. Por ser raro na população masculina, o rastreamento da doença não é feito em homens.

A mamografia é recomendada a partir dos 40 anos

Verdade. Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia, o exame de mamografia é indicado anualmente para mulheres a partir dos 40 anos. Entretanto, caso a mulher tenha casos de câncer de mama em familiares diretos, como mãe e irmã, é importante iniciar o rastreamento antes dessa idade.

Com o autoexame não é preciso fazer a mamografia

Mito. O autoexame não permite a detecção precoce do câncer. Além disso, quando a mulher identifica uma alteração passível de câncer durante o autoexame, a doença já não está em níveis iniciais. Considerando que somente a mamografia é capaz de identificar as lesões ainda no início, é fundamental que o exame ocorra.

Mamografia pode ter efeitos colaterais

Mito. A mamografia é um exame rápido e seguro. Além disso, não causa qualquer tipo de efeito colateral, apenas leve incômodo quando as mamas estão mais sensíveis, comum quando a mulher está no período menstrual.

Agora você já conhece os principais mitos e verdades a respeito do exame de mamografia. Quando chegar o momento adequado, não deixe de realizar esse exame de rotina. Afinal, a mamografia aumenta as chances de cura e de um tratamento sem grandes intercorrências.

Gostou deste conteúdo? Então, veja também quando a mamografia é necessária na vida da mulher!

Rate this post
Mitos e verdades a respeito do exame de mamografia
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM