Por que o diagnóstico precoce é um dos caminhos para a cura do câncer de próstata?

Atualmente, o câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens com idade acima de 50 anos e a segunda maior causa de morte por câncer entre brasileiros de sexo masculino. Segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que, em âmbito nacional, a cada 38 minutos um homem morre por consequência do da doença.  Ainda que suas causas não sejam totalmente esclarecidas, essa doença apresenta altos índices de cura do câncer de próstata, principalmente, quando o quadro é detectado ainda em fase inicial.

Pensando na importância destes dados, desenvolvemos o artigo de hoje para que você entenda a importância do diagnóstico precoce para combater o câncer de próstata. Acompanhe!

Fatores de risco do câncer de próstata

Como grande parte das doenças, alguns grupos específicos são propensos ao desenvolvimento do câncer de próstata por seus fatores de risco. Estes indivíduos devem ter um acompanhamento cuidadoso em relação à doença. Contudo, homens que não apresentam chances para o câncer também devem estar atentos. Os principais fatores de risco do câncer de próstata são:

  • histórico familiar;
  • idade;
  • etnia;
  • hábitos nocivos (abuso de álcool e cigarro);
  • sedentarismo;
  • Alimentação.

Sintomas

Sabemos que ainda na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sinais e sintomas. Dessa forma, quando o homem percebe alguma alteração que pode estar relacionada a doença, seu estágio pode estar avançado. Essa realidade representa 95% dos casos diagnosticados. 

Esses números são ainda mais preocupantes, visto que sabemos que o câncer de próstata pode ser diagnosticado ainda no estágio inicial, por meio de exames preventivos. Entre os sintomas que podem ser percebidos durante o estágio avançado da doença, estão:

  • dificuldades para urinar;
  • dificuldades para interromper o fluxo de urina;
  • dor ao ejacular;
  • sensação de dor abaixo dos testículos;
  • sensação de que a bexiga não esvazia após urinar;
  • desconforto ao urinar;
  • dor lombar, nos joelhos e na bacia;
  • sangramento pela uretra.

É preciso lembrar que os sintomas costumam aparecer em etapas avançadas, portanto, sua ausência não é garantia de que não existam problemas com a saúde do homem. Realizar anualmente os exames é fundamental.

Quando é hora de ir ao médico

Homens que tenham em sua família parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem procurar atendimento a partir dos 45 anos, aumentando a atenção em relação a esse acompanhamento a cada década. 

Para aqueles que não apresentam nenhum caso na família, é preciso buscar atendimento médico a partir dos 50 anos, mantendo a periodicidade e refazendo os exames todos os anos, ou quando o profissional indicar.

Como é feito o diagnóstico precoce e quais as chances de cura do câncer de próstata

Quando envolve fatores genéticos que não podem ser evitados, o câncer de próstata apresenta mais de 90% de chance de cura se diagnosticado de forma precoce. Por isso, realizar exames periodicamente é a melhor forma de se prevenir e garantir uma boa recuperação.

Além disso, a mudança para hábitos de vida saudáveis é outra forma importante de aumentar o bem-estar e a imunidade, fatores que contribuem para diminuir as chances do desenvolvimento do câncer de próstata e outras doenças. 

Exames essenciais para o diagnóstico precoce

Ao procurar atendimento médico, além de reunir o histórico familiar e investigar os hábitos do indivíduo, o especialista também deve realizar 2 exames essenciais para realizar o diagnóstico do câncer de próstata: PSA e o exame de toque.

PSA (Antígeno Prostático Específico)

O PSA é um exame realizado a partir da coleta de sangue, com o objetivo de checar a dosagem desse antígeno específico que é encontrado em tecido da próstata, sêmen e corrente sanguínea.

A quantidade do PSA pode variar por diferentes razões, como infecção urinária, prostatite e câncer de próstata. Dessa maneira, o resultado sem alterações deste exame não exclui a possibilidade de um tumor maligno, fator que torna necessário o exame de toque. 

Exame de toque

O exame de toque retal é ainda um tabu entre a população brasileira devido à falta de informação, mitos e preconceito. Entretanto, este exame simples, rápido e indolor pode ser decisivo. Por ele, o profissional pode analisar o tamanho, consistência e lesões que podem estar na próstata, contribuindo para um diagnóstico seguro e eficaz.

Conclusão 

Conhecendo a importância do diagnóstico precoce para garantir que o tratamento de câncer de próstata seja eficaz, é possível entender porque campanhas como a Novembro Azul são fundamentais para a conscientização da população. A informação é uma das principais maneiras de reduzir tabus e levar a realidade até as pessoas que ainda não costumam cuidar da própria saúde. 

Este conteúdo foi útil? Então, acompanhe também a importância do acompanhamento médico na terceira idade!

Rate this post
Por que o diagnóstico precoce é um dos caminhos para a cura do câncer de próstata?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM