Exames de rotina em mulheres: conheça 8 indispensáveis

Em relação aos exames de rotina, as mulheres são mais cuidadosas que os homens em relação à sua saúde, seja por fatores culturais ou simples hábitos. Contudo, seja pela intensa jornada de trabalho, a vida pessoal e familiar, a mulher pode negligenciar a própria saúde, deixando de realizar os exames de rotina necessários. 

Por isso, na leitura de hoje, você vai conferir a importância de manter os cuidados com a saúde da mulher, seja na adolescência, idade adulta, gravidez, e terceira idade. Acompanhe!

A importância dos cuidados com a saúde da mulher

A prevenção é formada pelo cuidado e realização de consultas e exames de rotina. Diante das doenças que mais afetam a saúde da mulher, a prevenção é fundamental para prevenir e auxiliar na identificação de doenças e distúrbios que ainda estão em fase inicial. Dessa forma, com um diagnóstico precoce, o tratamento adequado e eficaz é realizado também de forma rápida, aumentando muito as chances de cura em inúmeras doenças.

Exames de rotina em mulheres:  conheça 9 principais

Como forma de promover a saúde da mulher, os exames de rotina ajudam a diagnosticar muitas doenças graves. Essas alterações, na maioria das vezes, nos alertam e mostram que algo pode estar errado.

Dessa forma, é preciso realizar check-up todo ano. Mesmo que não tenha um histórico familiar de doenças genéticas, alguns exames preventivos são básicos para contribuir com a saúde da mulher. A seguir, conheça os principais exames de rotina para mulheres.

1.Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é indicado para avaliar a saúde do aparelho reprodutor da mulher (útero, trompas e ovários). Esse exame ajuda a identificar miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose. No caso de pacientes que usam DIU, o transvaginal também é indicado para verificar a posição do dispositivo.

2.Mamografia Digital

Outro exame importante para a saúde da mulher é a mamografia digital. A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, com histórico de câncer de mama na família, ou após os 40 anos, sem histórico. O exame é o maior aliado na prevenção a esse tipo de câncer.

O ultrassom das mamas também pode ser indicado para complementar o diagnóstico, dependendo de certas condições que serão analisadas pelo médico especialista. Ele não substitui a realização da mamografia. 

3.Papanicolau

Para a saúde da mulher, um dos exames de rotina indicados é o Papanicolau, também chamado de “preventivo”. Ele é coletado pelo médico ginecologista no consultório e deve ser feito anualmente após o início da vida sexual da paciente.

O papanicolau permite identificar o câncer do colo do útero em estágios iniciais, facilitando a cura da doença. Além disso, o exame ajuda a detectar outras condições como verrugas, infecções por fungos e herpes genital. 

Dependendo do seu resultado, o ginecologista pode pedir exames complementares, como a colposcopia, a vulvoscopia e o exame específico do HPV ou outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

4.Exame de sangue

O hemograma é um dos exames básicos no check-up médico, fundamental para verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Por meio dele é possível avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes, e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais. 

5.Exame de fezes e urina

Nos exames de rotina também estão presentes exames como os de fezes e urina. Afinal, podem oferecer informações importantes em relação ao estado fisiológico do organismo, como a prevenção de doenças sistêmicas e função de rins, como no exame de urina. Já o exame de fezes é essencial para avaliar a presença de parasitas, microorganismos e também bactérias que possam estar no organismo.

6.Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame utilizado para detectar possíveis problemas cardíacos no indivíduo. Para aqueles que não apresentam histórico familiar, sua recomendação para fazer parte de um check-up médico anual é a partir dos 50 anos.

7.Avaliação ergométrica

Chamado popularmente de teste de esforço, esse exame é uma forma de identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionados por esforço e consiste em provocar o máximo de potência física sob supervisão. 

8.Densitometria Óssea

A densitometria é um exame importante para as mulheres, que se baseia na medida da densidade do tecido ósseo no corpo, faz uso de baixa quantidade de radiação, é indolor e o resultado é imediato. O exame compara a densidade de tecido ósseo do paciente do mesmo sexo e a densidade óssea esperada para aquela faixa etária. 

A partir do cruzamento de dados, é possível determinar o risco de fratura que o paciente apresenta. Quanto menor a densidade mineral óssea, maior o risco de fraturas. O exame é indicado para mulheres acima de 65 anos. Nesses casos, o exame pode ser realizado por pacientes antes mesmo da idade indicada: 

  • pacientes que fazem uso contínuo de corticoides e com hiperparatireoidismo primário;
  • mulheres na menopausa ou que apresentam problemas hormonais;
  • pacientes com osteopenia (baixa densidade mineral óssea);
  • mulheres com histórico familiar de fratura ou osteoporose;
  • pessoas com alterações na tireoide;
  • mulheres com doença reumática.

9.Ultrassom de tireoide

O ultrassom da tireoide é o exame de imagem que pode ajudar a detectar e diagnosticar anomalias. Este tipo de ultrassom serve para diagnosticar lesões focais (nódulos), sejam elas benignas quanto malignas. 

Além disso, o ultrassom de tireoide permite a avaliação de linfonodos (gânglios) e glândulas salivares. O exame, assim como as outras ultrassonografias, não exige preparo e é feito de forma simples e indolor.

Agora que você conhece os principais exames de rotina para melhorar a saúde da mulher, não deixe de realizar seus testes. Busque uma clínica de diagnóstico especializada e faça já os exames periódicos solicitados pelo seu médico!

Gostou deste post? Então, veja agende o seu exame de rotina conosco! 

5/5 - (1 vote)
Exames de rotina em mulheres: conheça 8 indispensáveis
Zeit

LEIA TAMBÉM